TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Administração

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS DA AVALIAÇÃO PARCIAL 01

Resposta do quesito nº 1.

Para que Roberto Gomez tenha sucesso na sua nova função se faz necessário antes de tudo se capacitar, participar de treinamentos, buscar o maior número de informações relacionadas à função a qual ele irá desempenhar. A partir deste conhecimento adquirido, ele deverá ser capaz de dominar e colocar em prática as quatro funções do processo administrativo que são: Planejamento, organização, liderança, e controle.

        Planejar – significa estabelecer os objetivos e o propósito da empresa, depois determinar as diretrizes e os projetos estratégicos necessários para atingi-los;

        Organizar – é determinar os recursos e atividades necessários para atingir os objetivos da empresa, combinar esses recursos e atividades em grupos práticos, designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas, ou seja, é colocar em prática tudo aquilo que foi planejado;

        Liderar – é influenciar e mobilizar os empregados, fazendo com que eles façam aquilo que foi determinado pelo administrador para alcançar os resultados;

        Controlar – é delinear os meios para se ter certeza de que o desempenho planejado seja realmente atingido. Definir metas, considerando os indicadores atuais para assim medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas.

        Podemos observar que existe uma inter-relação entre estas quatro funções descritas acima, tendo em vista que a organização depende do planejamento que é feito antes, assim como, para se conquistar a liderança de um grupo é necessário organização e controle. Em fim, para que Roberto se torne um bom administrador, deve sempre procurar manter o equilíbrio entre estas funções, podendo até ser mais forte em uma delas, mas não pode deixar de dominar as demais, pois uma função sempre dependerá da outra para que o objetivo final seja alcançado.

Resposta do quesito nº 2.

        De acordo com Robert Katz, as três habilidades que Ramon deverá possuir são:

  • Habilidades Técnicas;
  • Habilidades Conceituais;
  • Habilidades de Relações Humanas.

Habilidades Técnicas – é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimento de um campo de especialização, como por exemplo, Contabilidade, Engenharia, produção ou vendas.

        Habilidades Conceituais – pode se definida como habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes, e a partir daí tomar decisões complexas. Envolve a habilidade de compreender a relação das partes com o todo, de identificar e interpretar as informações advindas das variáveis ambientais que interagem com a organização, como os clientes, a comunidade, os fornecedores, o governo, dentre outros.

Habilidades de Relações Humanas – estas habilidades envolvem a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de compreendê-las e motivá-las.

Resposta do quesito nº 3.

  • Produção – representa a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços. O objetivo básico da função de produção é fornecer produtos e serviços da organização;

  • Marketing – “é uma função organizacional e uma série de processos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse, os stakeholdes” (AMA, 2004). Essa função tem como objetivo básico estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes;

  • Financeira – é a função que cuida do dinheiro da empresa, para protegê-lo e promover sua utilização eficaz. Ela busca manter certo grau de liquidez, para que a organização consiga cumprir seus compromissos;
  • Recursos Humanos – é a função responsável por procurar, encontrar e reter as pessoas de que a empresa precisa. Ela abrange desde o recrutamento até a rescisão de contrato, passando pelo treinamento e avaliação de desempenho, dentre outras.

Resposta do quesito nº 4.

        Os três tipos de organizações presentes na sociedade são: Organizações privadas, organizações públicas e Terceiro Setor.

  • Organizações privadas – são aquelas que visam o lucro, sendo responsáveis pela produção de bens e serviços, muitos deles essenciais para a humanidade, como alimentos, roupas e moradias. Nas organizações privadas o proprietário é uma pessoa física ou jurídica, por exemplo, o dono de um estabelecimento comercial (supermercado, farmácia, padaria, salão de beleza, dentre outras);

  • Organizações públicas – é um conjunto da área do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado, com o objetivo de fazer a gestão de certas áreas de uma sociedade, como Educação, Saúde, Cultura, etc. Estas organizações atuam nos níveis Federal, Estadual e Municipal, e entre elas temos as que se configuram em Administração Direta e Indireta. Exemplo: Prefeituras municipais, INSS, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.

  • Terceiro Setor – é aquele que ocupa o espaço deixado pelo Estado, na oferta de serviços à sociedade, como saúde, educação e lazer. É formado por associações e entidades sem fins lucrativos, por exemplo, ONGs, instituições religiosas, entidades beneficentes.

Resposta do quesito nº 5.

        Eficiência – é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Em outras palavras, significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais. (Maximiano 2006a). Eficiência é fazer o certo, é o meio para se atingir um resultado. Trata de como fazer, não do que fazer. Exemplo: Em uma partida de futebol, onde um time A passa a bola com perfeição, faz lançamentos longos e incomparáveis, os jogadores dão dribles desconcertantes nos adversários, trocam passes com apenas um toque. Desta forma estão sendo eficientes, ou seja, estão fazendo certo aquilo que tem que fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com