TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Introdução a Administração

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

                                             

ATIVIDADE AVALIATIVA – CONSELHO INTERMEDIÁRIO

Capítulo 1 – Administração

Indicadores de Domínio: Respostas Completas ☺☺☺

  1. Assista o vídeo “Conflito de Valores Pessoais X Valores Corporativos”:

  1. Presidente de uma Grande Organização X Diretor: Quem estava certo nessa situação? Explique sua decisão.

(__) Presidente

(__) Diretor

(X) Ambos

Decidimos que ambos estavam certos em suas decisões, pois o diretor agiu certo ao pensar no valor pessoal, ao se importar com aquela vida que ficaria desempregada por um motivo fútil e preferiu descumprir uma ordem superior, aceitando para si as consequências de tal ato. O presidente também agiu certo ao demitir o diretor, pois este descumpriu uma ordem sumária vinda de seu superior, cometendo um ato de insubordinação.

  1. Comandante do Navio X Empresa: Quem estava certo nessa situação? Explique sua decisão.

(__) Comandante do Navio

(__) Empresa

(X) Ambos

Decidimos que ambos estavam certos em suas decisões, pois o comandante agiu certo ao pensar no valor pessoal dos refugiados, importando-se com aquelas vidas que corriam risco de morte e sabia das consequencias de seu ato.  A empresa também agiu certo ao demitir o comandante, pois este descumpriu uma norma da empresa.

  1. Analisar as situações apresentadas em aula, identificar e responder, por escrito, em qual delas o termo administração está sendo aplicado.

  1. Como um Processo;
  2. Como um Indivíduo;
  3. Como um Grupamento Ocupacional;
  4. Como uma Disciplina Acadêmica.

1ª Situação: Alguns estudantes, durante a matrícula, comentaram sobre os cursos que iam fazer. Renato iria estudar economia. Marina, ciências contábeis e Pedro estava entrando em Administração. Como uma Disciplina Acadêmica – a administração é uma área de especialização academica com concentração em um campo de estudo. Chegamos a essa conclusão, pois Pedro vai cursar a faculdade de administração, que é um campo de estudo. 

2ª Situação: Os empregados de uma fábrica de refrigerante entraram em greve, os gerentes, supervisores, encarregados da produção ficaram na fábrica fazendo funcionar. As manchetes dos jornais diziam: “A Administração trabalha enquanto os trabalhadores estão em greve” Como um Grupamento Ocupacional – um grupo de pessoas desempenhando atividades e funções gerenciais. Concluímos isso por se tratar do setor administrativo da empresa.

3ª Situação: Marta é feche do departamento feminino de uma grande loja de confecções. Quando lhe perguntaram o que ela faz na Administração da empresa ela responde: “supervisiono quinze vendedoras em três seções. Cuido de manter em estoques estilos de confecções e tipos de tecidos apropriados a cada estação, tomando decisões sobre o que deve ser comprado, junto com o pessoal de compras que ouve minha opinião. Atento às reclamações dos clientes, cujas queixas minhas vendedoras não podem atender, mas a minha maior responsabilidade é manter as vendedoras motivadas, para que façam bom trabalho”. Como um Processo – a administração envolve o desempenho de uma série de atividades e funções específicas. Escolhemos essa opção pois há a descrição de todas as atividades que a Marta executa.

4ª Situação: Ronaldo, estudante universitário, começou a trabalhar com atendente na biblioteca da faculdade em que estuda. Um amigo lhe perguntou: o que estava achando do novo serviço. “Gosto muito” disse Ronaldo. Teve uns problemas no primeiro dia de trabalho, mas conversei com a Administração, a bibliotecária chefe, e ela os resolveu. Como um Indivíduo – uma pessoa que desempenha funções gerenciais, neste caso a pessoa que desempenha a função gerencial é a bibliotecária chefe, por isso escolhemos a opção indivíduo, por se tratar de 1 pessoa.

  1. Explique como iniciou a Administração. Dê exemplo.

Em todos os tempos, sempre existiram pessoas administrando seus negócios, já que os comerciantes desejavam obter os melhores resultados para o negócio. Mesmo empiricamente, no passado, as pessoas administravam. Entretanto, cientificamente, a administração passou a ser estudada a partir do final do século XIX e início do século XX. Dessa forma, grandes pensadores surgiram no cenário e então a administração tomou seus próprios rumos, ganhando espaço para o desenvolvimento. As empresas começaram a utilizá-la e perceberam que era algo eficaz que trazia bons resultados, se tornando uma ferramenta permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com