TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Liderança

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho individual por escrito para entregar em sala de aula.

Problema:  Gerenciar o conflito com base no conhecimento adquirido durante o módulo.

Em uma empresa X, há um departamento comercial com 5 pessoas trabalhando nele onde, um funcionário é o coordenador de vendas e os demais funcionários são vendedores. Neste departamento possui um conflito, identificar qual é o tipo de conflito baseado nas seguintes informações:

_Sabemos que dois vendedores são espíritas da religião Umbanda, um é Evangélico e outro Ateu – sendo que este é supersticioso;

_Há dentro do departamento, conflito de natureza religiosa, pois os umbandistas realizam oferendas ao Exu Mirim afirmando que terão melhores resultados em vendas e isso implica em “ofender” os demais vendedores que ficam incomodados com o ritual religioso e se dizem afetados psicologicamente.

Pergunto:

1 – Qual procedimento deverá ser adotado para gerenciar este conflito?

R: Será marcado uma reunião com todos do departamento, e explicado que a empresa assim como o país em que reside são laicos e se faz necessário o respeito e a tolerância a todas as religiões. Para solucionar o problema será expressamente proibido a pratica de qualquer tipo de religião dentro da empresa em horário de trabalho, o não cumprimento da regra será passível de advertência.

2 – O que se espera com o gerenciamento do conflito?

R: Proporcionar um ambiente mais saudável e produtivo afim de atender as necessidades da empresa em relação as metas, e a satisfação dos colaboradores em trabalhar com harmonia.

3 – Que tipo de comunicação deverá ser adotada?

R: Comunicação Verbal de modo claro no momento da reunião. E comunicação escrita afim de expressar as condutas adotas para essa solução.

4 – Qual seria a liderança mais indicada para este gerenciamento de conflito?

R: Liderança autocrática, como o setor tem problemas de conflitos referente as crenças, e os integrantes do setor por si só já se sentem incomodados por dividir o espaço com crenças diferentes, o líder determina a

solução de forma clara e objetiva, e todos respeitam, cabível de punição de forma aqueles que não respeitarem.

5 – Quais metas deverão se desdobrar do planejamento estratégico deste conflito? Quais seriam as mais adequadas e cite o modelo a ser implementado?

R: Modelo estratégico adotado é a não pratica dos rituais religiosos dentro do estabelecimentos da empresa em horários de trabalhos.

6 – Quais seriam os resultados em termos de ganhos & perdas?

R: O setor iria ganhar em menos conflitos por fatores religiosos diversos praticados no mesmo ambiente, tornando-se uma equipe mais homogenia. E a perda é não poder praticar seus rituais religiosos dentro do horário de trabalho.

7 – Como poderíamos gerenciar o tempo para evitar conflitos futuros? Quais as prioridades a serem consideradas?

R: No horário de almoço o colaborador tem total liberdade de sair do estabelecimento e ir almoçar ou praticar sua religiosidade aonde desejar. A prioridade são os cumprimentos das normas estabelecidas

8 – Quais as motivações envolvidas?

R: Por parte do líder um ambiente aonde todos possam trabalhar tranquilo sem tormentos. Na parte dos funcionários saber que o ambiente de trabalho na qual esta inserido não haverá conflito de fé ou religiosidade por naquele ambiente não será praticado nenhuma, inclusive o do próprio funcionário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (160.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com