TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Viajanet

Por:   •  27/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        

CONLUSÃO        13

BIBLIOGRAFIA        14


INTRODUÇÃO

        A atividade emprega as nove áreas de conhecimentos abordadas e as cinco fases do projeto, com intuito de elaborar a abertura de um empreendimento na localidade que se habita.

Para alcançar êxito na atividade levamos em consideração principalmente os conceitos sobre Administração de Produção e logística juntamente com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios, e assim elaboramos uma produção textual bem englobada.

        


DESENVOLVIMENTO

        A base de uma boa ideia de negocio é a criação de um projeto bem elaborado, detalhado e estruturado, para o atingimento do ápice de um empreendimento. Assim, a busca da melhor elaboração deste projeto é descrita em cinco fases fundamentais, sendo:

  • A fase da “Iniciação ou Concepção” de um projeto é onde serão identificadas as necessidades, viabilidade, orçamentos e cronogramas, etc... É uma fase com poucas informações sobre o projeto, com altas especulações em criação e desenvolvimento ou melhora de algo já existente. Assim, quanto mais informações se recolher sobre determinado produto ou serviço, melhor. Tomando como exemplo a criação de um novo produto, na iniciação deverá ser levada em conta a viabilidade da criação do mesmo, a necessidade de se criar um produto daquele, entre outros fatores citados anteriormente.
  • A fase de “Planejamento” de um projeto é a transição de ideias elaboradas descrevidas para o papel, definindo colaboradores alocados, mensuração de custos de processos, além de criarem planos de contingência, entre outros. Esta fase, vários conceitos e ferramentas administrativas serão utilizados, de forma a otimizar os resultados, levantar dados qualitativos e quantitativos de tempo e custo.
  • A fase de “Execução” é a realização da execução dos planos do projeto. Tudo se resume na coordenação de recursos e também na coordenação da mão de obra que serão utilizados para a busca da excelência do projeto.
  • A fase de “Controle e gerenciamento” de um projeto é a fase fundamental do projeto como um todo, pois é onde buscamos chegar o mais próximo do proposto inicialmente, é onde alcançamos a qualidade, monitoramos e controlamos todos os dados, com a finalidade de não deixar com que os problemas acabem com o projeto. Temos como exemplo, os diversos controles de qualidades realizados em quase todos os produtos, onde estes visam deixar os produtos o mais próximos possível do planejado, além de identificar problemas que poderiam interromper o projeto.
  • A fase de “Conclusão” do projeto é onde se encerra todas as atividades relacionadas ao mesmo. Assim sendo, é onde chegamos a conclusão de mensuração do sucesso alcançado ou do fracasso. E isso se deve, através da avaliação de aceitação do mercado.

Mas em relevância a tudo descrito, ainda é necessário a inserção de conhecimentos técnicos, onde elas serão implantadas a cada uma destas cinco fases relatadas, sendo que estes conhecimentos são relatados em nove áreas:

  1. A área de “Gestão de Integração” do Projeto é onde os processos que integram todas as áreas relatadas, Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto. Sendo que em qualquer empreendimento, existem as diversas áreas ou departamentos separados, onde cada um é responsável por uma etapa do processo de fabricação de algum produto, se tornando assim necessário um conhecimento que integre todas estas áreas no geral.
  2. A área de “Gestão de Escopo” do projeto é descrita pelos processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Temos como exemplo de processos dessa área coletar requisitos, definição de escopo, etc.
  3. A área de “Gestão de Tempo” do projeto descreve os processos relativos a finalização do projeto no prazo determinado. Sendo que, cada processo de produção em uma empresa tem um tempo pré-determinado para sua conclusão, onde varias vezes até o tempo de funcionamento de uma máquina é definido de forma a diminuir os recursos.
  4. A área de “Gestão de Custo” do projeto descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Um exemplo bem específico de processos nessa área é a determinação do orçamento, o controle e estimação dos custos.
  5. A área de “Gestão de Qualidade” do projeto é a garantia em que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado. Sendo então a área responsável por testes de qualidade em determinados produtos do seu empreendimento.
  6. A área de “Gestão de Recursos Humanos” do projeto descreve os processos de organização e gerenciamento em relação a um todo do projeto. Pois se trata da organização e gerenciamento das pessoas, das contratações, remunerações ou planos de reconhecimentos. Um exemplo bem claro é desenvolvimento de pessoas em um plano de carreira e sucessão, que tem um intuito de estratificar subjuntivos pessoas, com intuito de promoção e relocação de funcionário na atividade que é mais adaptável e rentável a ambos, sendo a pessoa e a empresa.
  7. A área de “Gestão de Comunicação” trata dos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada. Podendo ser exemplificada na área de marketing das empresas, onde esta coleta todos os tipos de dados e informações para a divulgação do produto para o mercado com intuito de atiçar os clientes a adquirir a mercadoria.
  8. A área de “Gestão de Riscos” do produto descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Um exemplo é o planejamento o gerenciamento, a identificação, a análise qualitativa e a análise quantitativa de todos os riscos possíveis.
  9. A área de “Gestão de Suprimentos” do projeto é o planejamento e a realização de alto padrão de concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até a sua conclusão. Um exemplo bem específico é a busca continua pela melhor pratica e melhor serviço a ser oferecido para atingimento da melhor performance da empresa.

Então tudo nos leva a crer que, compreendendo todas as fases e todas as áreas de conhecimento, teremos um completo sucesso em nosso empreendimento. Mas não é bem assim, pois, além disso, devemos escolher a melhor localização para instalar o empreendimento e assim obtermos melhor êxito neste critério. E para que isso ocorra é fundamental a utilização dos conhecimentos logísticos adquiridos, pois eles nos levaram a elaborar as analises de critérios determinantes que interligam nosso produto ou serviço a localidade do consumidor correto e assim obtendo a melhor e mais ágil resposta de bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com