TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho, a Força de Trabalho e a Gerência Cientifica

Por:   •  8/3/2021  •  Resenha  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho é a transformação de coisas naturais da natureza em algo maior. É a ação exercida para a transformação de algo, e como isso está presente em algumas espécies de animais e como está presente nos humanos. Porém diferente dos animais, que agem de forma instintiva, o ser humano projeta o trabalho, tendo a capacidade de visualiza-lo, com a mente.

Com a ideia de trabalho que o ser humano pode desempenhar, começamos a entrar na ideia de força de trabalho e o quanto ela vale. Os trabalhadores só possuiriam capital para compra dos produtos que produzem se tiverem recursos para obtê-los e, uma das formas de conseguir os recursos é vendendo sua força de trabalho para um empregador.

Dessa forma, o trabalho deixa de ser uma forma de agregar valor a algo, mas sim gerar lucro e acumulo de capital. O trabalhador não vende a sua capacidade de trabalho, mas sim a sua força de trabalho por um período de tempo, e o resultado desse trabalho é o produto pertencente ao empregador capitalista.

O Capitalismo industrial se inicia quando uma grande numero de trabalhadores trabalha apenas para um único capitalista. Nessa nova fase, os gerentes das industrias começam a ter o poder do trabalho dos artesãos, que antes possuíam total poder de seu trabalho, apenas precisando entregar o que foi prometido no tempo certo. O empregado tem o poder sobre seus funcionários, detendo controle sua força de trabalho. Agora o trabalhador não trabalha para gerar lucro para si, mas para o seu empregador

Com o Capitalismo industrial, surgiu também uma característica única dessa fase, que foi a divisão do trabalho, onde o trabalho for dividido de acordo com a tarefa; um certo grupo de pessoas fica responsável por certa tarefa na cadeia de produção de cada produto. Esse processo de divisão de trabalho e inerente ao seu humano.

Essa característica satisfaz as 3 vantagens da divisão do trabalho criadas por Adam Smith, onde a primeira é sobre a capacidade individual de cada trabalhador, a segunda onde diz que o trabalho que está sempre se alterando com o tempo e a terceira que a invenção das maquinas diminuiu a quantidade de trabalhadores para exercer certas tarefas.

A divisão do trabalho aumenta o controle do empregador sobre todo o processo de produção, como também controla a produtividade de seus empregados, diminuindo os custos de produção, pois entende o quanto é necessário de recursos, tanto de pessoas quanto de matéria prima, para se chegar ao produto final.

Além dessa diferenciação há a qualificação de seus empregados, onde aqueles que são mais especialistas em determinadas áreas, recebem mais pelo trabalho executado, e as áreas que é necessário pouca ou nenhuma qualificação, o pagamento feito a eles é menor. A força de trabalho nesse contexto vira uma mercadoria, onde os empregadores vão em busca de certas qualificações e habilidades de acordo com a sua necessidade.

A gerencia surge com a necessidade de controlar e melhorar o trabalho no ponto de vista do empregador, tanto da produção, como da força de trabalho e, como ela deve ser dividida, assim como regras impostas à rotina dos trabalhadores para garantir maior eficiência e produtividade.

O papel da gerencia tem um papel de conduzir todo o processo produtivo de uma determinada empresa, da forma mais eficiente. Lidera e ordena seus subordinados, controlando a qualidade do serviço, garantindo que todo o processo aconteça sem erros.

Com essa base, é estudado os princípios básicos do taylorismo, onde o primeiro será a quebra do processo de trabalho, onde não existe mais uma especialização dos trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com