TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prático de Metodologia Científica

Por:   •  18/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho Prático de Metodologia Científica

Monografia

1- Conceito:

Monografia é aquele trabalho que concentra sua abordagem em um assunto específico, em um determinado problema, tendo este, um tratamento detalhado e analítico.

2- Características:

Trabalho escrito, sistemático e completo;

Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;

Estudo detalhado, exaustivo, abordando vários aspectos;

Tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (limitado);

Metodologia científica;

Contribuição importante, original e pessoal para a ciência.

3- Descrever a estrutura da monografia:

• introdução: formulação clara e simples do tema da investigação; é a apresentação sintética da questão, importância da metodologia e rápida referência a trabalhos anteriores, realizados sobre o mesmo assunto;

• desenvolvimento: fundamentação lógica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade é expor e demonstrar. No desenvolvimento, podem-se levar em consideração três fases ou estágios:

 explicação: é o ato pelo qual se faz explícito o que é implícito, claro o que o é escuro, simples o que é complexo. Explicar é apresentar o sentido de uma noção, é analisar e compreender, procurando suprimir o ambíguo ou o obscuro.

 discussão: é o exame, a argumentação e a explicação da pesquisa: explica, discute, fundamenta e enuncia as proposições.

 demonstração: é a dedução lógica do trabalho; implica o exercício do raciocínio. Demonstra que as proposições, para atingirem o objetivo final do trabalho e não se afastarem do tema devem obedecer a uma sequência lógica.

• conclusão: fase final do trabalho de pesquisa, mas não somente um fim. Como a introdução e o desenvolvimento, possui uma estrutura própria. A conclusão consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Da conclusão devem a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união das ideias e, ainda, conter o fecho da introdução ou síntese de toda reflexão.

4- Descrever as diferenças entre monografia e TCC:

O TCC, como o próprio nome sugere, é uma atividade de final de curso, um trabalho que exige esforço intelectual realizado normalmente nos últimos semestres dos cursos de graduação. A palavra "monografia" decorre da junção de duas outras ("mono" + "graphos"), cujo sentido sugere um texto sobre um único tema e/ou realizado por uma pessoa, um trabalho individual. Portanto, TCC é gênero sendo que a monografia é uma modalidade.

5- Ler uma monografia e citar a referência bibliográfica da mesma. Fazer um resumo da monografia lida:

Referência da monografia lida: OLIVEIRA, Amanda Nayara de. ÁGUA DE REUSO: UM INVESTIMENTO INTELIGENTE E RESPONSÁVEL. 2011. 71 f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração de Empresas, Fundação Educacional do Município de Assis, Assis, 2011. Disponível em: <http://fema.edu.br/images/arcTccs/0811260291.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.

Resumo: Água de reuso: um investimento inteligente e responsável.

A água é considerada o recurso natural mais importante para a sobrevivência da sociedade e indispensável para a existência de vida na Terra. Ela está disposta irregularmente no planeta, ou seja, enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas.

De toda água que existe no planeta Terra, cerca de 97,5% é salgada, e apenas 2,5% doce. Essa pequena quantidade de água doce, própria para o uso humano, está disposta da seguinte maneira:

- 68,9% encontram-se congeladas nas calotas polares;

- 29,9% localizam-se no subsolo, como em aquíferos;

- 0,9% em outros reservatórios, como nuvens, vapor d’água;

- 0,3%, apenas, estão disponíveis em rios e lagos.

Temos acesso a menor porção (apenas 0,3%). Na América do Sul, cerca de 61% da água disponível é destinada à atividade agrária, como a irrigação, 22% à indústria e 17% ao uso doméstico.

Apesar do ciclo da água manter a quantidade disponível sempre constante, o crescente ritmo da população e do consumismo, o aumento da atividade industrial, o abuso do uso de agrotóxicos nas lavouras, a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico sem tratamento e o descarte incorreto de resíduos industriais e domésticos, tem contaminado parte dessa água, diminuindo, assim, a quantidade de água própria para o consumo.

A sustentabilidade é a grande aposta do século XXI, tanto para o meio ambiente como também para a economia, educação e administração, pública ou privada. Segundo GroHarlemBrundtland (1987), sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”, ou seja, sustentar algo significa, entre tantas coisas, deixar de fazer ações costumeiras que, uma vez ou outra, afetam de forma direta ou indireta sejam nos problemas ou em tantas outras questões na sociedade tendo, desse modo, uma grande necessidade de ações corretivas e educacionais para cooperar com tais iniciativas.

Para acompanhar a evolução humana e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com