TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

                                                                             [pic 1]

                                                                     Universidade Norte do Paraná.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

aDMINISTRAÇÃO BACHARELADO

TRABALHO DE GRUPO

2º SEMESTRE 2014

TRABALHO DE GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso                (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental].

Prof. Janaina V. Testa, Elisete Alice Z. de Oliveira e Ana Céli Pavão, Sergio de Goes Barboza/ Fabiane T. Muzardo.

Resumo: 

Muito se diz hoje sobre meio ambiente, efeito estufa, uso racional dos recursos não-renováveis, em reaproveitamento e reciclagem de materiais. Ótimo! Mas, pouco (ou nada) se fala em responsabilidade socioambiental, que nada mais é do que fazermos a nossa parte englobando todos os itens citados acima. E, principalmente, dentro das empresas, sendo os escritórios com maior potencial em se discutir e realizar com êxito essa responsabilidade. A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades fazendo com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores, representando o seu compromisso contínuo com a ética e o desenvolvimento econômico promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida como um todo. Porém, a empresa só terá sucesso socioambiental se for capaz de ouvir os interesses das diferentes partes (sócios, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los na sua realidade local, tornando-se, assim, mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade em longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e as organizações. Para tal, basta que a responsabilidade socioambiental seja aplicada não somente ao produto final e sim ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo, ou seja, do atendimento telefônico à entrega dos documentos ao cliente, do responsável pela limpeza ao diretor-executivo da empresa.

Palavra: Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, Responsabilidade socioambieental nas organizações.


INTRODUÇÃO

Responsabilidade Socioambiental nas organizações. As empresas devem tomar para si a tarefa de promover o bem-estar da sociedade, focando a solidariedade, tendo atenção aos problemas sociais, na prática de comportamentos éticos, na valorização do caráter e na diminuição das desigualdades. A responsabilidade social deve constar no planejamento estratégico de qualquer instituição, tendo como propósito a sustentação e a continuidade daquilo que foi projetado. Já no caso da filantropia não há uma responsabilidade, uma transformação e um real desenvolvimento, e sim uma referencia tendo a responsabilidade de prestação de contas. Outro ponto que se destaca é “Ética e Responsabilidade” perante todos os processos, aonde se discute sobre comportamento e ação das empresas com a sociedade, colaboradores, acionistas, clientes, governantes etc.

Gestão socioambiental

Devido ao grande crescimento de problemas sociais e ambientais, causados pela a ação do próprio homem que continua vem poluindo os rios os solos e o ar. O que mais assusta e desmatamento desordenado por parte não só do homem mais também por empresas que não tem responsabilidades socioambientais, e que só visam lucros e não tem um projeto para o aproveitamento dos resíduos das sobras, que por esse motivo ainda contribuem para a degradação do meio ambiente.

Partindo de esse entendimento cuidar do meio ambiente passou a ser uma tarefa mundial para todos. Tendo um dos fatores que mais influenciam no momento e a realidade em que vários estados estão passando por problemas como à falta de agua, que e um dos nossos maiores recursos naturais.

Por este exemplo citado e que devemos ter um olhar para o futuro e cobrarmos não só dos cidadãos mais principalmente das empresas para que elas sejam exemplos de sustentabilidade conforme as necessidades e exigências que surgirem para e bem da sociedade.

O presente trabalho tem finalidade de mostrar uma visão da responsabilidade socioambiental das pessoas e das empresas, perante a nova era de sustentabilidade e como isso tem influenciado de forma positiva as pessoas e as empresas. Vamos falar sobre a responsabilidade em procedimentos, como o descarte certo das sobras e dos resíduos industriais.

A utilização de matéria-prima de reflorestamento, a reutilização da agua bem como a realização de práticas sociais, que geram benefícios às pessoas ligadas à organização e também o público externo. Ações que se tornam um diferencial diante do mercado atual. O artigo de maneira teórico da uma breve descrição da relação empresa e o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social na empresa.

Ao longo dos tempos, as organizações foram instaladas e mantidas sem qualquer preocupação de suas ações sobre o meio ambiente (RIBEIRO, 2000). Essa visão tem sofrido alterações nas últimas décadas, quando as empresas passaram a ter maior responsabilidade sobre “o que produzir, como produzir e para quem produzir” (DONAIRE, 1999, p. 13).
A variável socioambiental inseriu-se na agenda profissional dos gestores. Costa (2012) descreve que as empresas, Talvez não no nível desejado e necessário, mas há movimento crescente de conscientização, inclusive nas empresas, uma vez que tais aspectos, mesmo nas atividades industriais e comerciais com fins lucrativos, devem ser observados com vistas a um desenvolvimento sustentável (p. 3).

Esse envolvimento impõe desafios constantes aos empresários, que têm procurado se adequar aos novos padrões socioambientais. Assim respeitando as pessoas e o meio ambiente. As pessoas devem olhar com atenção as mudanças feitas pelas empresas para a melhoria socioambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com