TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho administração

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

KALEO ANDERSON MARENDA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ETAPAS 3 e 4

PROFESSOR: FRANCISCO S. TEIXEIRA

Joinville

Novembro 2015

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 3

Aula-tema: Sistemas integrados de gestão.

Esta atividade é importante para que você compreenda as diferenças, vantagens e desvantagens entre os dois sistemas, em relação às suas respectivas características, modos de

operação, e adequação aos diferentes tipos de produção.

Passo 1

Pesquisar, estudar, compreender e conceituar (2 autores diferentes) os diferentes regimes de produção:

1 -  (regime, sistema) de Produção seriada ou repetitiva:

Conforme  TUBINO, 2000 , Os processos repetitivos em massa são empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados e com alta demanda. Não há tanta flexibilidade no sistema.  Os do tipo repetitivos em lotes trabalha com lotes menores e com maior variedade de produtos. É bastante utilizado em grandes empresas onde se tem uma boa previsão de vendas.

De acordo com RUSSSOMANO (1979), possui as mesmas características da indústria de produção sob encomenda, com algumas simplificações devido à repetitividade dos lotes. Sabe-se o que o cliente ira pedir antes mesmo dele enviar o pedido, podendo assim programar em serie o que deverá ser produzido.

2 -  (regime, sistema) de Produção com fabricação sob encomenda ou pequenos lotes:

Conforme Chiavenato (2004), classifica os sistemas de produção em três tipos: sob encomenda, em lotes e contínua. A produção sob encomenda é o sistema utilizado pela indústria que produz somente após ter recebido um pedido ou encomenda de seus produtos. Ou seja, primeiro verifica os pedido, para ai então produzir.

Segundo RUSSOMANO (1979), as indústrias de produção sob encomenda são aquelas em que o tempo de preparação é grande em relação ao tempo de operação, produzindo pequenos lotes de uma grande variedade de artigos. Gasta muito tempo para a verificação do produto a ser produzido e preparação para produção, devido o produto ser encomendado e muitas vezes com características impostas pelos clientes.

Passo 2

Consolidar todo o conteúdo das Etapas 1 e 2, correlacionando-as com os elementos do Passo 1 da Etapa 3 estruturando de forma lógica e comparativa os aspectos entre os sistemas puxados e os sistemas empurrados, evidenciando suas diferenças, vantagens e desvantagens.

Correlacionamento entre o sistema de produção seriada ou repetitiva e a previsão de venda.

Para este modelo seriado é de extrema importância que a previsão de vendas seja algo firme, pois no sistema seriado produz antes mesmo do pedido do cliente, sendo assim a previsão de vendas é uma ferramenta fundamental para que não haja produção de material que não seja necessário.

Correlacionamento entre o Sistema de Produção com fabricação sob encomenda ou pequenos lotes e a previsão de venda.

Nos casos quando a produção é sob encomenda, dificilmente a previsão de vendas pode intervir, devido a produção ser programada de acordo com o pedido do cliente, podendo mesmo assim utilizarmos a previsão de vendas para tentar programar por exemplo a chegada de matéria prima , que em alguns casos possivelmente será a mesma independente do pedido do cliente.

Correlacionamento entre o sistema de produção seriada ou repetitiva e o sistema de reposição contínua.

Nesse caso temos uma relação forte entre as duas ferramentas , pois na produção seriada, como já temos com programação extensa do que será produzido, sabemos quando que a reposição de materiais deve ser em determinados momentos específicos evitando assim grandes quantidades de estoques intermediários.

Correlacionamento entre o Sistema de Produção com fabricação sob encomenda ou pequenos lotes e o sistema de reposição contínua.

Quando temos a produção por encomenda precisamos ficar muito atentos a alguns tipos de pedidos para que a empresa não corra o risco de não ter determinado material para produção, pois como é sob encomenda, alguns itens podem ter a menos em estoque podendo acarretar problemas caso a reposição não seja feita de forma adequada

Correlacionamento entre o sistema de produção seriada ou repetitiva e o sistema de reposição periódica.

Conforme comentado mais acima, na produção seriada temos uma programação de produção mais extensa, sendo assim podemos programar a reposição de materiais com mais facilidade de acordo com a velocidade de produção e a análise do que será produzido e quantidade de materiais necessários para a produção de determinado lote.

Correlacionamento entre o Sistema de Produção com fabricação sob encomenda ou pequenos lotes e o sistema de reposição periódica.

Já neste caso, muitas vezes não podemos ter uma reposição periódica dependendo o tempo que temos para a produção e quantidade do pedido do cliente, caso seja uma encomenda grande, podemos utilizar o método de reposição periódica, porem tendo de haver uma análise melhor e seguras das quantidades a serem repostas para a produção.

Correlacionamento entre o sistema de produção seriada ou repetitiva e o sistema de Gestão de estoque (Sistema MRP - Material Requirement Planning).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (396.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com