TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2 passo 4

LIVROS CONTÁBEIS E SPED

Para se fazer a elaboração das demonstrações contábeis ,são indispensáveis a utilização dos livros contábeis para que seja registrado informações mais detalhadas sobre as operações da empresa. Esses registros são necessários para que se entenda como foram originados os valores apresentados nas demonstrações contábeis e também pelo fato de que se não fosse dessa forma, a cada lançamento teria que apagar os valores nas demonstrações para poder utiliza-los conforme fossem surgindo novos fatos contábeis.

Para fazer as demonstrações são necessários os dois livros contábeis: Diário, responsável pelo registro das transações em ordem cronológica de dia, mês e ano, e o Razão onde são apuradas todas as transações conta por conta. Os dois livros são usados em conjunto sendo usados também nas auditorias das demonstrações contábeis desde que estejam com as informações corretas de forma bem detalhadas. Muitos lançamentos são realizados como, compras, vendas, pagamentos etc., isso diariamente. Olhando apenas as demonstrações contábeis não é possível verificar como foram compostos os saldos das contas, por isso são utilizados os livros razão e diários responsáveis pelas informações analíticas da contabilidade.

A seguir veremos os amparos legais  que os contadores devem observar para se fazer as Escriturações contábeis podendo ser ela, centralizadas, não centralizadas e de pessoas jurídicas com sede no exterior:

Contabilidade Centralizada

A pessoa jurídica sujeita a tributação com base no Lucro Real deve manter escrituração com observância das leis comerciais e fiscais (Decreto-lei 1.598/1977, artigo 7°).

A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior (Lei 2.354/1954, artigo 2°, e Lei 9.249/1995, artigo 25).

Contabilidade descentralizada

É facultado às pessoas jurídicas que possuírem filiais, sucursais ou agências manter contabilidade não centralizada, devendo incorporar ao final de cada mês, na escrituração da matriz, os resultados de cada uma delas (Lei 2.354/1954, artigo 2°).

Pessoas jurídicas com sede no exterior

As disposições aplicam-se também às filiais, sucursais, agências ou representações, no Brasil, das pessoas jurídicas com sede no exterior, devendo o agente ou representante do comitente com domicilio fora do País escriturar os seus livros comerciais, de modo que demonstrem, além dos próprios rendimentos, os lucros reais apurados nas operações de conta alheia, em cada período de apuração (Lei 2.354/1954, artigo 2°, e Lei 3.470/1958, artigo 76 e § 1°).

Abordaremos agora cada um dos livros contábeis, a começar pelo livro Diário a seguir pelo livro Razão.

Livro Diário

Todas as transações comerciais e financeiras que empresa realiza devem ser registradas no livro diário, dia a dia. Esse registro é muito importante, pois será usada por vários usuários da contabilidade, pois nele estão as informações detalhadas que darão origem ás demonstrações contábeis.

São necessários cinco intens. indispensáveis: a data, a conta a ser debitada, a conta a ser creditado, o histórico das transações e o valor das informações no histórico deve ser bem detalhada, apresentando ate mesmo, nome de pessoas, empresas relacionadas com as transações etc. Pois quanto mais informações forem registradas maiores será a riqueza da contabilidade e assim não será necessário ficar procurando documentos para auxiliar no entendimento de um determinado lançamento.

Com o uso da tecnologia as empresas atualmente usam fazer esses registros de forma computadorizada fazendo com que seja alimentado por informações de vários setores, como vendas, departamento pessoal e etc. Assim a empresa ganha com o tempo usado e não há rasuras.

Termos legais ou jurídicos sobre o livro diário.

Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário.

Admite-se a escrituração resumida no Diário, por totais que não excedam ao período de um mês, relativamente a contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individualizado e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação (Decreto-lei 486/1969, artigo 5, § 3°).

Livro Razão

O livro razão por algum tempo não era obrigatório e sim facultativo, mas a partir das a seguir:

A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação (Lei 8.218/1991, artigo 14, e Lei 8.383/1991, artigo 62).

A escrituração deverá ser individualizada, obedecendo a ordem cronológica das operações.

A não manutenção do livro razão, nas condições determinadas, implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica (Lei 8.218/1991, artigo 14, parágrafo único, e Lei 8.383/1991, artigo 62).

Em virtude de sua eficiência tornou-se indispensável em qualquer tipo de empresa, sendo o instrumento mais valioso para o desempenho da contabilidade. Neste livro agrupam-se os valores de forma racional, acolhendo os de mesma natureza nas contas individuais.

Anteriormente eram registradas conta por conta em apenas uma por paginas, por exemplo: uma pagina para o caixa, outra para banco conta movimento, duplicatas a receber e assim sucessivamente. Atualmente com a tecnologia o livro Razão também ganhou versão computadorizada tornando seu uso mais eficiente e podendo ser impresso como formulário ou em papel sulfite. Pelas descrições pode se concluir  que o livro Razão e os razonete são a mesmo coisa, mas na verdade o razonete deriva do livro Razão.

Também anteriormente eram usadas fichas coloridas para se fazer a identificação de contas diferentes como contas de balanço, contas de Ativo, Passivo, Receitas, etc.Assim quando se necessitava de obter um valor sitetico de cada conta o fato de terem cores iguais ajudava a separa-las das demais para, só então, somar seus valores usando, uma maquina de somar manual.

Com o uso da tecnologia as empresas atualmente usam fazer esses registros de forma computadorizada fazendo com que seja alimentado por informações de vários setores, como vendas, departamento pessoal e etc. Assim a empresa ganha com o tempo usado e não há rasuras. Essa operação denominada Razão Sintético pois agrupa varias contas semelhantes obtendo a soma dos valores das contas da mesma natureza sem a necessidade de a todo instante ter que soma-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com