TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Análise em Investimentos e Ações e Fundos

Por:   •  24/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Thíffany Teixeira da Costa Almeida

Trabalho da disciplina Análise em Investimentos e Ações e Fundos

                                                                     Tutor: Prof James Dantas de Souza

Queimados

2020

SANTANDER CONSUMER FINANCE

Referência: TRUMBULL, Gunnar; CORSI, Elena; BARRON, Andrew; Santander Consumer Finance; Harvard Business School 712-P04. Publicado em 13/10/2010. Acesso em 05/02/2020.

O estudo de caso refere-se à situação do Santander Consumer Finance (SCF), cuja CEO, chamada Magda Salarich, que tinha a tarefa de elaborar o planejamento da organização para os próximos 10 anos, tomando como ponto de partida a gestão do antigo CEO , Juan Inciarte, que fez com que a companhia crescesse rapidamente nos últimos cinco anos.

Em sua gestão, Inciarte identificou a tendência do crescimento do mercado de financiamento ao consumidor no cenário europeu – embora o maior mercado ainda estivesse presente nos EUA. Dessa forma, através das ações de Inciarte, a SCF se transformou de um pequeno grupo de unidades operantes na Espanha, Alemanha e Itália a uma das maiores empresas do setor de financiamento ao consumidor do mundo. Inciarte também passou a investir e em mercador fora da União Europeia, passando a investir nos EUA, na América Latina e na Europa Ocidental.

Passada a gestão de Inciarte, a nova CEO, Salarich, precisaria a nova estratégia para os próximos dez anos da organização para o presidente do Santander, Emilio Botin-Sanz de Sautuola y Garcia de los Rios e outros membros do comitê executivo, visto que algumas decisões de suma importância precisariam ser tomadas, relacionadas à questões sobre a possibilidade de aumento da lucratividade nas atividades de empréstimo; se deveria manter o foco na consolidação ou atingir novos mercados; etc, ainda levando em consideração o cenário de preocupação com relação ao alto nível de endividamento na Europa e Estados Unidos.

O texto ainda mostra um pouco da história do Grupo Santander e do Santander Consumer Finance. O banco foi fundado em 1857, através de um decreto da rainha da Espanha, e teve uma expansão no decorrer dos anos, passando a atuar em outros países, também. Em 2004, o grupo Santander já era considerado a maior rede de bancos de varejo do ocidente, operando, também, atividades bancárias no atacado, cartões de crédito, gestão de ativos e, por meio do SCF, atuava no mercado de financiamento ao consumidor, que incluía qualquer tipo de empréstimo para financiar compras do consumidor, excetuando-se a hipoteca para compra de imóveis, tendo em vista que o crescimento do setor de manufatura de bens duráveis no período entre guerras transformou o crédito ao consumidor em algo aceitável para a sociedade moderna.

        O financiamento de veículos representava a maior atividade de empréstimos do SCF, com o fornecimento de empréstimos para clientes de revendedores de automóveis comprarem os veículos, ás vezes associado a empréstimo para que os revendedores financiassem os seus estoques.

        O SCF trás uma abordagem diferenciada para cada tipo de produto. A abordagem indireta era para os casos de empréstimos de bens de consumo duráveis e veículos a varejo, dependendo dos revendedores de veículos e varejistas. Para os outros tipos de produtos, a partir da equipe própria de vendas, era feita a abordagem direta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com