TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Idalécio Ferreira de Castro Júnior

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas,

                              Tutor: Profa. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira

Brasília

2016

GESTÃO DE PESSOAS

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA: 407-P02 - de 04 de outubro de 2011. Harvard Business School.

Atualmente é comum observar que mais e mais pessoas passam a trabalhar em grupos. Quando as tarefas são simples de solucionar e não se exige muito dos membros do grupo, as tomadas de decisões são mais simples. Em contrapartida, quando as tarefas a serem executadas são mais complexas, as equipes demonstram ser mais eficazes.

Isso porque equipes são formadas por indivíduos únicos, com próprias expectativas e sentimentos para a equipe, situações bem favoráveis para o desenvolvimento e acompanhamento da equipe.

Um processo de equipe está pautado em quatro aspectos essenciais: tomada de decisões, participação, influência e conflito.

Na tomada de decisões, embora saibamos que existem inúmeras equipes para as mais variadas necessidades todas precisam tomar decisões. Pesquisas comprovam que, na busca imediata pela solução, equipes tendem a apoiar-se em uma primeira solução apresentada por líderes de opinião, mesmo que soluções superiores sejam apresentadas posteriormente. De modo a evitar tal fragilidade no processo decisório, é importante seguir quatro etapas.

1. Identificação e exploração do problema. Além de identificar, a equipe necessita analisar o grau de importância do problema e trabalhar o tempo necessário determinado para encontrar a solução.

2. Geração de soluções possíveis. Os envolvidos na equipe devem sentir-se livres para expressarem suas ideias com ausência de medo. O tempo gasto para aperfeiçoar as soluções em detrimento do problema é muito positivo para a produção de um resultado eficaz.

3. Aperfeiçoamento e críticas das soluções possíveis. Após a liberdade para expressão e compartilhamento de idéias é chegada a hora de chegar a um consenso entre as soluções mais viáveis, com a cautela de manter o equilíbrio entre o consenso e a satisfação e desempenho entre os membros da equipe. Os conflitos de opiniões nesta fase são comuns e o desafio é fazer com que sejam construtivos.

4. Implementação da solução. Após cada membro ter a certeza de que suas opiniões foram válidas durante o processo de tomada de decisão, é necessário que cada um se comprometa com a efetivação. Faz-se necessário que a equipe também gerencie as tarefas a serem realizadas.

Em se tratando da participação, é comum que os membros mais falantes, com mais instrução ou em condição social mais elevada destaquem-se na participação. Diferenças culturais também podem influenciar na participação, contudo é bom que todos participem, mesmo que a sua maneira.

Membros do grupo podem agir como mediadores, verdadeiros árbitros, garantido a todos os demais que desejem contribuir o façam. Uma forma de fazer e tentar esclarecer uma afirmação de um membro ou até mesmo reforçar a afirmação de alguém.

Na influência, pode-se dizer que influência é diferente de participação. Prova disso é que algumas falam pouco mais chamam atenção quando dizem algo. Outras já falam mais sem serem ouvidas. Geralmente a influência gira em volta do status, da experiência e/ou competência e até mesmo do estilo social do indivíduo. Uma forma de se medir a influência é pela reação dos membros do grupo. Uma pessoa influente não apenas faz com que as outras a escutem mas tem menor probabilidade de serem interrompidas.

Já no conflito temos situações em que são construtivos quando pelo desgaste criativo é fundamental para uma equipe tornar-se extremamente produtiva e conflitos que não são construtivos, aqueles presentes em tarefas crescentes que geram cansaço emocional entre os membros da equipe. No último caso, emoções negativas tendem a transformar debates importantes em questões pessoais e criar ciclos de atribuição negativa. Isso pode arruinar rapidamente a eficácia de uma equipe.

Equipes de alto desempenho são aquelas capazes de buscar conflitos de tarefa e minimizar conflitos afetivos simultaneamente. Não é uma tarefa fácil e uma das alternativas eficazes para implementar esse ideal é esclarecer desde o início qual o comportamento mais aprimorado para os membros, além de incentivar e apoiar comportamentos que se deseja e não deixar de discutir o comportamento indesejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com