TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.349 Palavras (26 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

FACULDADE CENECISTA DE NOVA PETRÓPOLIS – FACENP

Curso de Administração

 

MANUAL DE RESSTRUTURAÇÃO DO RH

EMPRESA INVESTEBEM

André Pereira

Carlos Rafael Bueno Basso

Daniele Voltz

Janete Misiak

Manual desenvolvido durante a

Disciplina de Gestão de Pessoas

Professor : Luís Luciano Lima

Novembro, 2010

Nova Petrópolis

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2. HISTÓRICO DA EMPRESA        4

3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        5

3.1. Missão        5

3.2. Visão        5

3.3. Valores        5

3.4. Planos e Metas        5

3.5. Estratégia/Objetivo        5

3.6. Principais Processos        5

3.7. Cargos atuais        7

4. ORGANOGRAMA        8

5. PERFIL BÁSICO        9

6. MAPAS DE CARGOS        11

7. PROCESSOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        16

7.1. Anúncio de vaga externa        18

7.2. Anúncio de vaga interna        19

8. REMUNERAÇÃO        20

9. AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS        21

10. CONCLUSÃO        22

INTRODUÇÃO

         A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.

Fica claro, portanto, nesse cenário que o diferencial hoje é o talento humano. Elevados índices de rotatividade, de absenteísmo e de acidentes de trabalho, problemas com qualidade dos produtos, retrabalho, desperdício de materiais, baixos salários, condições de trabalho inadequadas e relações de trabalho insatisfatórias são fatores que estão diretamente relacionados à administração de recursos humanos, que, na maioria das empresas, é limitada ao cumprimento, apenas, dos aspectos legais da relação governo x empresa x empregado.

Para superar essas dificuldades as empresas modernas estão investindo em treinamentos que levem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, bem como, estão adaptando os móveis e as condições dos postos de trabalho visando o conforto e bem-estar de seus colaboradores.

Visando desenvolver e aperfeiçoar a área de Recursos Humanos da rede de postos da empresa INVESTEBEM, e valendo-se da importância da área de Gestão de Pessoas, foi elaborado este manual em parceria com a FACENP.

As informações contidas nesta manual têm o propósito de auxiliar a empresa INVESTEBEM em formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de maximizar os lucros.

2. HISTÓRICO DA EMPRESA

         A INVESTEBEM Investimentos Ltda. é uma empresa familiar de propriedade da família Santos, fundada em 1970.

Desenvolve atualmente negócios em quatro segmentos do mercado: Postos de Gasolina, Criação de Gado para corte, Plantio de grãos e Empreendimentos Imobiliários. Completa 40 anos de existência em 2010, e se encaminha para segunda geração de gestores.

Deseja estruturar seu processo de Gestão de Pessoas e, portanto elaboramos este manual como projeto piloto, contemplando sua rede de 3 postos de gasolina, com sede em Nova Petrópolis e Postos em Nova Petrópolis, Gramado e Picada Café.

3. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

3.1. Missão

Fornecer combustíveis e conveniência em serviços, com elevado padrão de qualidade e sustentabilidade, e um atendimento de excelência para o bem estar de seus clientes.

3.2. Visão

        Ser referência em postos de combustível e serviços na praça aonde atua.

3.3. Valores

        

        É reconhecida pela confiabilidade dos serviços e produtos comercializados. O elevado padrão de qualidade nas instalações e no serviço prestado são marcas registradas. Bom atendimento e cordialidade como característica marcante.

3.4. Planos e Metas

        - Alcançar o faturamento de R$ 500 mil mês até 2015.

        

3.5. Estratégia/Objetivo

        Estruturar seu processo de gestão de pessoas de forma mais robusta.

3.6. Principais Processos

Os processos nada mais são do que o DNA das empresas. Os processos definidos pela Gestão de Pessoas proporcionam a devida percepção para uma empresa, das suas relações entre os processos pela alta administração, facilitando assim a organização e reestruturação dos processos internos.

Para tanto, definimos aqui todos os processos e pessoas envolvidas na empresa INVESTEBEM, bem como horário de atendimento, para uma melhor visualização da forma que a rede de postos está estruturada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (656 Kb)   docx (583.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com