TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Administração

Por:   •  23/11/2015  •  Monografia  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura Organizacional

Segundo Maximiano (2000), estrutura organizacional é a forma como a organização dispõem seus recursos para alcançar seus objetivos; entre outros termos, é a forma como a organização divide suas tarefas e responsabilidades. De Maneira geral, a estrutura organizacional é representada por um organograma na qual se observam a divisão do trabalho e as responsabilidades (competências de cada unidade de trabalho), a hierarquia (numero de níveis hierárquicos e como a autoridade esta graduada). E a independência entre as diversas unidades de trabalho.

A estrutura organizacional de uma empresa é um processo dinâmico que se altera a mediada que a organização vai evoluindo, crescendo ou se desenvolvendo em seu segmento industrial. Podemos dizer que, quando a organização formulam estratégias e as implanta, há necessidade de se averiguar se a esturrar organizacional, ou melhor, se a forma como as tarefas estão divididas é a mais adequada para permitir que a estratégia seja implantada e cumpra seu efeito de promover o alcance dos objetivos organizacionais. Muitas empresas mudam sua estrutura organizacional cada vez que verificam que a estratégia estabelecida não será alcançada ou quando constatam que haverá muita dificuldade de implantar a estratégia, considerando se a estrutura organizacional existente.

Assim, cabe refletir sobre o tipo de estrutura organizacional existente na empresa, buscando analisar seus pros e contras optando por aquele tipo de estrutura que facilite a implantação da estratégia e, consequentemente, o alcance dos objetivos organizacionais.

De maneira geral, a os seguintes tipos de estruturas que podem ser considerados na analise: estrutura funcional, por produto, geográfica ou territorial, por cliente, unidades de negócio, por projeto e matricial. Cada um desses tipos de estruturas organizacionais possui características diferentes e, portanto, dependendo da estratégia formulada podem facilitar ou dificultar sua implantação. Há uma inter-relação entre estrutura organizacional e a implantação de estratégias organizacionais. No contexto é suficiente que saibamos existir uma estreita relação entre estrutura organizacional e implantação de estratégia organizacional, já que a primeira promove maior facilidade para alcance dos objetivos organizacionais.

 

Bibliografia

Introdução a administração da competitividade a sustentabilidade/Reinaldo Dias, Mauricio Cassar, Tarcia Zavaglia. Campinas S/P. Editora Alinea, 2013. 32° Edição.

Bibliografia resumida

1.Administração 2.Administração de empresas. I Cassar, Mauricio II.Zavaglia,Tércia, III.Titulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com