TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Administração PPCA

Por:   •  13/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  6.671 Palavras (27 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo mostrar os impactos causados pelo contexto macroeconômico do país na empresa Eucatex e no setor de construção civil, e os impactos inversos que esse setor também possui capacidade de causar na economia, pois a construção civil é considerada o “termômetro da economia” por diversos motivos, já que este setor econômico está diretamente ligado ao desenvolvimento urbano, social e estrutural do Brasil.

De acordo com a alta relação entre o setor de construção civil e a economia é importante destacar alguns fatores que comprovem essa relação. Dentre eles o fator que ao ser injetado dinheiro nesse setor da economia, há reflexos instantâneos em um maior número de contratados, outro fator é que os PIBs do país e do setor de construção civil refletem um ao outro, como em 2010, quando o PIB do Brasil teve aumento de 7,5%, o PIB da construção civil cresceu 13,1%. Em 2014, último ano em que o PIB brasileiro registrou variação positiva (0,5%), o PIB da construção civil ficou em -2,1%, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) (2016), ou seja, quanto mais dinheiro no país, há mais dinheiro investido na construção civil e na Eucatex.

Utilizando como referência no comportamento da empresa o tópico liquidez (imediata, seca, corrente e real) da própria empresa sofre influência de quatro fatores macroeconômicos (PIB, taxa de juros, inflação e taxa de câmbio).

A liquidez da empresa sofre impacto direto do PIB, como explicado anteriormente, a construção civil é como um termômetro do PIB atual do país, já a taxa de juros e inflação afetam de maneira inversamente proporcional na liquidez da empresa, pois quanto maiores as taxas forem, a liquidez irá sofrer negativamente diante dessa realidade econômica do país. A taxa de câmbio possui impacto direto nos produtos básicos necessários do setor de construção civil, pois quanto maior essa taxa, mais caro se tornam os subsídios necessários para a Eucatex e a construção civil no Brasil.

Levando em consideração a realidade econômica da Eucatex, foi realizado um levantamento de dados dos anos de 2009 a 2016 e pode ser identificado que o resultado financeiro da empresa diminuiu em 2,14%, ou seja, tiveram mais gastos operacionais ao decorrer dos anos. Ademais, o lucro líquido da empresa passou por uma redução significativa no valor de 182,179, não demonstrando nenhum sinal de melhora ou de progressão.

De acordo com Lunelli (2012) contabilista, especialista em planejamento e gestão de negócios, diversas são as causas que contribuem para o Overtrading ( um desequilíbrio econômico-financeiro na empresa gerando um volume tão grande de operações, que fica desproporcional ao capital de giro disponível pela organização). A Eucatex, durante o período analisado anteriormente, passou por um desequilíbrio econômico-financeiro, onde seus gastos eram maiores do que seus lucros, além da economia do país na área de construção civil não estar a favor.

Dessa forma, se analisarmos o histórico de ações ao longo dos anos, mesmo levando em consideração seus altos e baixos, a empresa teve uma diminuição muito grande no lucro, um aumento das despesas tanto nas vendas quanto na administração, aumento do estoque, entre outros. Logo, vale ressaltar que, sofrendo diretamente com o PIB, a empresa precisa voltar a caminhar para a faixa de solvência, que indica saúde financeira.

O problema de pesquisa pode ser definido em forma de questionamento como: “O quão o desempenho da Eucatex é afetado pelo cenário macroeconômico brasileiro?”.Tendo essa pergunta como fio condutor da pesquisa, o objetivo geral é analisar quanto o cenário macroeconômico afeta o desempenho da empresa Eucatex.

 Assim, com a identificação desta lacuna, a atuação desta pesquisa se deu no sentido de preenchê-la, utilizando para isso dados da empresa, para que desta forma se possa medir com dados como o contexto macroeconômico influência no desempenho da mesma.

 Desta maneira é importante a análise dos índices econômicos, como a liquidez seca da empresa que manteve-se em 0,61% em 2013, mas teve uma pequena queda para 0,58% em 2010 e por isso é imperativo a análise da influência macroeconômica nas ações da empresa.

A partir da pesquisa realizada no Estudo da dose de fertilizante e método de aplicação em segunda rotação de Eucalyptus por Milton K. Morita, criou-se vontade de conhecer melhor a empresa Eucatex e desta maneira este trabalho foi criado com a intenção de  entender como está o desempenho da Eucatex a partir de seu aspecto econômico e desta forma será uma expansão do artigo mencionado.

Tendo em vista o seu porte, enxerga-se que esta empresa possui mais de 2 mil colaboradores, exportando para 40 países, deste fato possui uma enorme força de trabalho que deve ser mantida e ampliada.

Desta maneira pode ser apresentado uma introdução a este artigo, para tal que demonstrou-se um contexto, este que foi especificado, para que então pudesse ser apresentado o problema de pesquisa assim como o objetivo geral seguido então das justificativas para a criação do presente trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

        Este capítulo deste presente estudo está estruturado em quatro tópicos e nove subtópicos. O primeiro tópico corresponde ao Panorama Macroeconômico do Brasil após 2010 até 2015, aborda o PIB, Taxa de Juros- Selic, Taxa de Inflação- IPCA e Taxa de Câmbio. O segundo tópico é composto pela Análise das Demonstrações contábeis, seguindo desta forma pelo terceiro tópico, que expõe o Termômetro de Kanitz, com os subtópicos Taxa de Retorno Sobre Patrimônio Líquido, Liquidez Geral, Liquidez Seca, Liquidez Corrente e Indicador de Endividamento. Por fim, o quarto tópico disserta sobre os estudos correlatos que expõem abordagens semelhantes com o que foi elaborado neste trabalho.

2.1 PANORAMA MACROECONÔMICO DO BRASIL APÓS 2010

        A macroeconomia corresponde ao estudo da economia de modo geral, por meio da inspeção do comportamento de indicadores econômicos que são coletados a partir da renda, níveis de preços, emprego e desemprego, taxa de juros, taxa de câmbio e entre outros (MANKIW, 2018, p. 3-4). Está intimamente ligada as políticas econômicas, tendo em vista que, determina o consumo e o investimento de um país que, por consequência, gera o questionamento sobre a intervenção do governo, como forma de aprimorar o desempenho econômico (DORNBUSCH, FISCHER, STARTZ, 2013, p. 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (364.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com