TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Antropologia de Portugal Apresentado na Instituição Unip

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.423 Palavras (34 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INTERATIVA

SERVIÇO SOCIAL

PORTUGAL

Trabalho de Antropologia de Portugal, apresentado na Instituição Unip, campus Mojuca.

Prof. Kátia Almeida

PORTO VELHO

2015

SUMÁRIO

1.        POTUGAL.        

1.1        Etimologia        

2        HISTÓRIA        

2.1        Primeiros povos        

2.1.1        Formação e consolidação do reino.        

3        GEOGRAFIA.        

3.1        Clima        

4        DEMOGRAFIA        

4.1        Línguas        

4.1.1        Religião        

5        SUBDIVISÕES        

6        ECONOMIA.        

6.1        Setores.        

7        TURISMO        

8        INFRAESTRUTURA        

8.1        Educação        

8.1.1        Saúde        

9        CULTURA        

9.1        Literatura        

9.1.1        Música e dança        


INTRODUÇÃO

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano Com a Revolução de 1910, a monarquia terminou, tendo desde 1139 até 1910, 34 monarcas. A Primeira República Portuguesa foi muito instável, devido ao elevado parlamentismo. O nome Portugal apareceu entre os anos 930 a 950 da Era Cristã.

A pré-história de Portugal é partilhada com a da Península Ibérica. Os vestígios humanos modernos mais antigos conhecidos são de homens de Cro-Magnon com "traços" de Neanderthal, com 24 500 anos e que são interpretados como indicadores de extensCom o fim da guerra, Portugal deu início ao processo de exploração e expansão conhecido por Descobrimentos. As figuras mais importantes foram o infante D. Henrique, o Navegador, e o Rei D. João II. Ceuta foi conquistada em 1415.as populações mestiças entre as duas espécies.

Situado no extremo sudoeste da Europa, Portugal Continental faz fronteira apenas com um outro país, Espanha a Este e a Norte, a Oeste e a Sul é limitado pelo Atlântico. tem um clima mediterrânico, Csa no sul e Csb no norte, de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger.61 Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 13 °C no interior norte montanhoso até 18 °C no sul, na bacia do Guadiana.

Lisboa tem cerca de de 500 000 habitantes é a capital desde o século XIII (tirando o lugar a Coimbra), a maior cidade do país, principal polo económico, detendo o principal porto marítimo e aeroporto portugueses e é a cidade mais rica de Portugal com um PIB per capita superior ao da média da União Europeia.

  1. POTUGAL.

Portugal, oficialmente República Portuguesa,9 nota 9 é um país localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km²,10 sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale.11 12

O território dentro das fronteiras atuais da República Portuguesa tem sido continuamente povoado desde os tempos pré-históricos: ocupado por celtas, como os galaicos e os lusitanos, foi integrado na República Romana e mais tarde colonizado por povos germânicos, como os suevos e os visigodos. No século VIII as terras foram conquistadas pelos mouros. Durante a Reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143. Em 1297 foram definidas as fronteiras no tratado de Alcanizes, tornando Portugal no mais antigo Estado-nação da Europa.13 14 Nos séculos XV e XVI, como resultado de pioneirismo na Era dos Descobrimentos (ver: descobrimentos portugueses), Portugal expandiu a influência ocidental e estabeleceu um império que incluía possessões na África, Ásia, Oceania e América do Sul, tornando-se a potência económica, política e militar mais importante de todo o mundo. O Império Português foi o primeiro império global da história15 e também o mais duradouro dos impérios coloniais europeus, abrangendo quase 600 anos de existência, desde a conquista de Ceuta em 1415,16 até à transferência de soberania de Macau para a China em 1999. No entanto, a importância internacional do país foi bastante reduzida durante o século XIX, especialmente após a independência do Brasil, a sua maior colónia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (594.7 Kb)   docx (461.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com