TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Economía

Por:   •  22/10/2016  •  Artigo  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 2

1

Em razão da valorização do Real diante do Dólar, fomentada por superávits comerciais consecutivos, muitos produtores no Brasil estiveram preocupados com a impossibilidade de manutenção de suas exportações entre 2006 e 2007, passando a rever os volumes a serem produzidos. O gráfico disponibilizado apresenta a evolução do câmbio real no Brasil versus o Dólar, considerando-se que neles a taxa é corrigida pelo IPCA, Índice de Preços ao Consumidor, e deduzido o CPI, Índice de Preço ao Consumidor americano. 

ANALISE O GRÁFICO – DISPONIBILIZADO JUNTO A BIBLIOTECA VIRTUAL DA TURMA: 

Como se pode observar pelo gráfico, existiram diversos ciclos de câmbio no Brasil no período de 1980 a 2006, com cotações diferenciadas. Baseado em sua análise identifique: 

a) O período que houve um ciclo de maior estabilidade cambial? 

b) Como a política de valorização cambial no Brasil pode impactar junto a nossa balança comercial? 

Lembre-se de que a elaboração da sua resposta deve seguir a mesmas  regras  estipuladas anteriormente junto a primeira tarefa avaliativa dissertativa. 

A - O período em que houve um ciclo de maior estabilidade cambial é de fev-92 a fev-94.

 

B - A política de valorização cambial ajuda por um lado o brasileiro no momento em que for escolher determinado produto, pois com a moeda nacional em alta o índice de importação é maior e sendo maior a competitividade de produtos importados com os nacionais permite que o consumidor possa optar pelo mais em conta e não mais ficando escravo do preço muitas vezes abusivos dos produtos nacionais por não haver outra opção.

Por outro lado determinadas empresas acabam fechando setores e demitindo funcionários por não conseguirem superar os preços dos produtos importado.

No entanto com a moeda nacional muito forte a importação aumenta, porém a exportação diminui, pois países que importam do Brasil preferem não importar devido ao real estar muito forte, diminuindo assim nível de exportação do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com