TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Operações e Produções

Por:   •  24/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 6

UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Curso – Administração – 5° período, noturno

Disciplina – Administração de Produções e Operações I

Docente – Karla Goncalves Macedo

Discentes – Eliseu Paolo, Jean Carlos, Henrique Viana, Lucas Andrade, Lucas Silva e Mateus Filipe

Data – 20/06/2022

  1. Explique como se deu origem ao Taylorismo e como ele contribuiu para o surgimento do Fordismo? Quais são as principais contribuições dessas teorias para a Administração da Produção e Operações.

R: O Taylorismo se consolidou em razão da eficiência por meio de cálculos, cronometragens e métodos de organização, logo ele teve como consequência o fordismo que é a incorporação do taylorismo, ou seja, é a aplicação desses métodos na produção em linha, o fordismo inovou ao introduzir a linha de produção móvel do Ford “T” e a remunerar cinco dólares por oito horas de trabalho. Portanto as maiores contribuições dessas teorias é a redução do tempo de produção ao separar e especializar as tarefas com padronização, e claro a gestão desse tempo e da forma de produzir, controlando todo o processo, com números e cálculos precisos.

  1. No que tange as inovações digitais em evidência na atualidade Schwab (2016b) aponte quatro princípios que devem orientar as medidas práticas frente a este avanço tecnológico. Descreva e explica os referidos princípios:

R: Em primeiro lugar, segundo o especialista, a comunidade atual deve se concentrar em sistemas e não na simples tecnologia. Um segundo princípio é capacitar a sociedade para dominar estas tecnologias, no intuito de afastar uma visão fatalista do progresso. A terceira diretriz diz respeito a priorizar o design e não o padrão, porque a absorção destas tecnologias se dará de uma maneira dinâmica e concomitante. E por fim a sociedade deve se concentrar nos valores que as novas tecnologias sugerem e não na confusão que as mesmas podem disseminar.

  1. O quinto período da Administração da Produção veio com um foco para a era da qualidade. A qualidade precisa ser planejada e nesse planejamento é preciso levar em consideração o cliente, o processo e o fornecedor. Formas aprimoradas surgiram, técnicas como jus-in-time continuaram a ser usadas. Tendo a tecnologia presente, a globalização categorizou o relacionamento interno de cadeias, onde operações internas de uma organização seriam geridas de forma sistêmicas e não mais isolado, surgindo assim "Gestão de Redes de Suprimentos". O que aconteceu no sexto período, com a implementação da Internet?

R: Os autores Peinado e Graeml (2007) e Corrêa e Carlos (2007) observam que o sexto período da Administração da Produção pode ser entendido como um momento em que as indústrias se lançam numa competição em escala global refinando cadeias de suprimentos e adotando operações internas que garantam o posicionamento de seus produtos em qualquer ponto do globo. A internet reforçou esta competição através da customização de produtos, compras comparadas e internacionalização de clientes.

  1. Após a guerra Civil Americana surge a Segunda Revolução Industrial agora nos Estados Unidos, um espirito inventivo amparado cientificamente toma conta. Por meio do aço de Henry Bessemer e Robert Mushet, ou a eletricidade de Thomas A. Edison e Nikolas Tesla e o telefone de Graham Bell, foi possível trazer ao mercado novos produtos e novas necessidades. E com peças intercambiáveis somadas ao aço barato, eletricidade e ferrovias, o método de fabricação em massa se estabeleceu como modelo de produção. Estruturou-se assim uma economia de mercado americana baseada no consumo, a produção em massa teve início nas fábricas de armas de fogo depois relógios, fechaduras, máquinas de escrever, máquinas de costura, bicicletas, motores e por fim se tornou modelo na Europa como lembra os autores Chandler (1977), Hobsbawm (1996) e Mokyr e Strotz (2003). Levando em conta o texto acima, qual o período da Administração da produção ele se refere? Quais teorias surgiram durante este período? No que essas ideias se destacaram? E quem são os engenheiros criadores dessas teorias?

R: Ele se refere ao segundo período da Administração da Produção. Várias teorias surgiram nesse período, mas as que mais se destacaram foram o Taylorismo que se destacou por buscar eficiência e produtividade nos processos acabando com o desperdício e o esforço desnecessário do trabalhador na execução de suas tarefas, com sua mensagem de eficiência por meio de cálculos, cronometragens e métodos de organização, o Fordismo que inovou ao introduzir a linha de produção móvel do Ford “T” e a remunerar cinco dólares por oito horas de trabalho e o Fayolismo, que estudou o sistema administrativo das indústrias, propondo uma administração que se preocupasse em planejar e comandar a organização. Os Engenheiros foram Taylor, Henry Ford e Henry Fayol suscetivelmente.

  1. O fenômeno 4.0 trouxe uma série de mudanças tecnológicas para dentro da organização e linhas produtivas que agora possuem atributos que na Primeira Revolução Industrial não se vislumbravam. Com este fato, diversas transformações na oferta de produtos e serviços foram ou serão colocadas em breve no mercado. Tomando como base isso, como toda essa evolução industrial vai ajudar na fabricação dos produtos até a entrega final para o consumidor?

R: Schwab (2016) afirma que essa quarta Revolução Industrial causará profundas rupturas na cadeia de valor das empresas. Ele enfatiza que as plataformas programadas para combinar oferta e demanda desafiará as estruturas industriais através do “compartilhamento” e do “sob demanda”. Ou seja, indica que a Indústria 4.0 é resultado de uma série de avanços industriais, mas ela não pode ser entendida como um fenômeno elementarmente tecnológico, e sim como uma dimensão social. Os autores Roblek, Mesko e Krapez (2016) enfatizam que o conceito de Indústria 4.0 está ligado a um sistema de fábricas inteligentes, flexíveis e dinâmicas equipadas a sensores autônomos e a máquinas capazes de tomar decisões até então executados por seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com