TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual Transformação Digital FGV

Por:   •  21/11/2021  •  Resenha  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo: 1, 2, 3 e 4

Aluno: Mariangela Lieto

Turma: ONLO21ZX-POLIDSP09T2

Tarefa:

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

         

          Escolhi a Fundação Laura Fressatto, uma startup de tecnologia brasileira que desenvolve inteligência artificial para a área da saúde e está entre as cinco empresas do mundo com os melhores projetos em inteligência artificial para a área da saúde conforme premiação de instituições como Harvard e John Hopkins ocorrida em outubro de 2020. (https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/robo-laura-tecnologia-e-saude).

          Através de seus “produtos” inovadores está revolucionando o atendimento médico dando maior agilidade na identificação de piora clínica, monitoramento de protocolos e processos hospitalares, entre outros.

          Acredito que este exemplo abrange os principais pontos abordados nesta disciplina.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

          O Instituto Laura Fressatto foi criado por Jacson Fressatto na cidade de Curitiba, Paraná-Br. (https://institutolaura.org/)

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

         

          O instituto Laura Fressatto, foi criado em 2016 pelo arquiteto de sistemas Jacson Fressatto que após perder sua filha prematura para a sepse (infecção generalizada) decidiu criar o robô Laura, primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo. O instituto defende que a aplicação de novas tecnologias no setor de saúde melhora assistência e tem como meta desenvolver e validar cientificamente tecnologias de ponta com aplicações práticas no dia-a-dia visando o uso racional de recursos em saúde, melhores estratégias de prevenção e tratamento conforme o site da empresa.  É uma instituição que já nasceu digital.

(https://institutolaura.org).

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

          Inicialmente a empresa desenvolveu uma plataforma que conecta dados do prontuário médico, sinais vitais, resultados de exames laboratoriais entre outros (são analisadas cerca de 90 variáveis). Analisa os dados e emite alertas aos médicos a respeito de deterioração clínica dos pacientes internados com relação a possibilidade de infecção generalizada (sepse). Desta forma, o médico faz intervenções mais rapidamente o que diminui a taxa de mortalidade, o tempo de permanência hospitalar e os custos da internação. (https://portal.fiocruz.br/noticia/sepse-maior-causa-de-morte-nas-utis).

          Esta plataforma está implantada em mais de 20 hospitais no Brasil e recentemente, foi firmada uma parceria com o grupo Fleury que pretende fornecer esta tecnologia para os hospitais parceiros que utilizam seu serviço de medicina diagnóstica o que irá alavancar sua presença em outros hospitais. ()https://www.labnetwork.com.br/noticias/grupo-fleury-anuncia-parceria-com-startup-laura).

          Com a pandemia foi desenvolvida uma tecnologia especialmente voltada aos pacientes infectados pelo coronavírus, Laura Care. O serviço funciona como uma espécie de pronto atendimento digital, no qual o paciente informa ao robô seus sintomas e realiza uma triagem. (o usuário interage com um assistente virtual que utiliza a tecnologia natural language processing para entender o que o paciente fala e poder tirar dúvidas sobre determinado tema de saúde). Casos leves são acompanhados pelo próprio robô até a alta enquanto que casos moderados são escalonados para atendimento de enfermeiros e de médicos através da plataforma podendo chegar ao encaminhamento ao hospital em casos de maior gravidade.  Esta plataforma foi implantada por algumas secretarias de saúde como por exemplo a de Curitiba -PA, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e algumas Unimeds. (https://laura-br.com) e (https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/hospital-alemao-oswaldo-cruz-e-startup-laura-utilizam-assistente-virtual-para-triagem-de-pacientes).

          Estima-se que com o uso desta plataforma houve uma redução significativa na procura por atendimento médico nas emergências dos hospitais. Isso permite um atendimento por níveis de cuidado, otimizando os recursos e o atendimento imediato do usuário”, explica Murilo Guedes, pesquisador pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). (https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-07/inteligencia-artificial-desafoga-sistema-na-pandemia).

      Apesar de ter sido utilizada inicialmente para pacientes com Covid, o Laura Care já é utilizado para outras queixas clínicas (no pronto atendimento digital) e na coordenação do cuidado em operadoras de saúde, pois com a capacidade de consolidar dados de diversas fontes, esta ferramenta ajuda no monitoramento contínuo do paciente desde a atenção primária até a hospitalização. (https://laura-br.com)

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

         

          Há benefícios em todas as esferas com a utilização da tecnologia do robô Laura e do Laura care, há benefícios para os pacientes, profissionais da saúde, hospitais e fontes pagadoras (planos de saúde ou setor público).

          A partir da análise de um grande volume de dados o algoritmo de machine learning detecta padrões e prevê as chances do resultado favorável ou não à questão proposta analisando de forma parecida com o que o ser humano faz só que com uma velocidade infinitamente maior. No exemplo desta Startup o maior benefício sem dúvidas é a possibilidade salvarmos vidas (reduziu em média 25% a taxa de mortalidade hospitalar) e reduzir o sofrimento dos pacientes, diminuir tempo de internação, diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde além de reduzir custos às fontes pagadoras.  Também permite o gerenciamento do cuidado de saúde do paciente como um todo (da atenção primária até a hospitalização) podendo contribuir para uma melhor experiência do paciente pois os profissionais de saúde são capazes de realizar atuações personalizadas conforme as necessidades de cada um.

     

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

          Não há muitos dados no site da empresa com relação a estrutura e cultura organizacional, mas podemos inferir que ela é ágil e colaborativa e atenta a diversidade tendo em vista a rapidez com que foi desenvolvida e implantada (exemplo a Lara Care que atende demandas de vários segmentos tanto público como privado).

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

          O idealizador da empresa foi Jacson Fressatto, arquiteto de sistemas, e convidou o médico infectologista Hugo Morales e o desenvolvedor de software Cristian Rocha, especializado em inteligência artificial para saúde, para serem seus sócios. Hoje a empresa tem 65 funcionários e mais de 40 instituições clínicas clientes. (https://exame.com/exame-in/laura-startup-inteligencia-artificial-saude-10-milhoes).

          Com uma operação que cresceu 250% em 2020 e já se paga, a Laura pretende expandir sua operação no mercado nacional e internacional. A meta dos sócios é que a empresa cresça pelo menos 200% em 2021, chegando a 80 instituições de saúde clientes no Brasil. Fora do país, o objetivo é expandir para a América Latina: os primeiros mercados internacionais devem ser Peru e Colômbia. (https://exame.com/exame-in/laura-startup-inteligencia-artificial-saude-10-milhoes).

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

          A empresa já nasceu digital, além de computação em nuvem e big data, utiliza as técnicas e ferramentas abaixo em seus principais produtos.

- Plataforma: permite a conexão entre o prontuário eletrônico (prescrição médica, diagnósticos, etc), sistema de resultado de exames laboratoriais, sistema de equipamentos de monitorização como equipamentos que aferem sinais vitais e sistema de acionamento medico (time de resposta rápida).

- API: interface para acessar os dados, servidores remotos e permitir a “comunicação entre os diversos programas utilizados pelos prestadores (laboratório, hospital, plano de saúde, serviço de diagnóstico por imagem, etc).

- Machine learning: é a capacidade da máquina aprender e tomar decisões a partir de dados que recebe. Ela consegue identificar padrões e gerar insights rapidamente e quanto mais a máquina recebe dados mais ela aprende e se modifica e adapta.

- Inteligência artificial: junção de diversas tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos, sistema de aprendizagem capaz de imitar algumas características humanas como fala, tomada de decisão, compreensão da linguagem, etc.

(ALMEIDA, Gustavo de Oliveira; Mahecha, Yamile L.Ramos. Transformação Digital. FGV)

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

          A tecnologia apresentada pela empresa permite melhora no desempenho das instituições tanto do ponto de vista objetivo com melhoria nos processos e diminuição do tempo para execução das tarefas, melhoria no tipo do cuidado clínico que fica mais assertivo e efetivo e com menor custo. Além disso, também proporciona benefícios intangíveis com a melhor experiência do paciente que além de ser melhor cuidado tecnicamente pode ter personalizado sua linha de cuidado.

          Os serviços de saúde que tiverem tecnologias deste tipo estarão a frente de seus concorrentes sem dúvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DIAS, Maria Clara. GazzConecta, 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/robo-laura-tecnologia-e-saude/. Acesso em 16/10/2021.

https://institutolaura.org. Acesso em 18/10/2021.

GANDRA, Alana. Inteligência artificial pode ajudar a desafogar sistema de saúde na pandemia. Agencia Brasil, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-07/inteligencia-artificial-desafoga-sistema-na-pandemia. Acesso em 19/10/2021.

Grupo Fleury anuncia parceria com startup Laura, Labnetwork, 2019. Disponível em:

https://www.labnetwork.com.br/noticias/grupo-fleury-anuncia-parceria-com-startup-laura/. Acesso em 16/10/2021.

https://laura-br.com. Acesso em 18/10/2021.

FUCHS, Antonio. Sepse: a maior causa de morte nas UTIs. Portal Fiocruz, 2021. Disponível em : https://portal.fiocruz.br/noticia/sepse-maior-causa-de-morte-nas-utis. Acesso em 15/
10/2021.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Startup Laura utilizam assistente virtual para triagem de pacientes. Saúde Business Online/São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/hospital-alemao-oswaldo-cruz-e-startup-laura-utilizam-assistente-virtual-para-triagem-de-pacientes/. Acesso em 19/10/2021.

INGIZZA, Carolina. Laura: Startup que aplica inteligencia artificial na saúde capta R$ 10M. Exame In, 2021. Disponível em https://exame.com/exame-in/laura-startup-inteligencia-artificial-saude-10-milhoes/. Acesso em 15/10/2021.

ALMEIDA, Gustavo de Oliveira; Mahecha, Yamile L.Ramos. Transformação Digital. FGV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com