TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Participação Individual Matéria Contabilidade financeira FGV

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de Trabalho da (PI)

Elaborado por: Iuri de Morais Ribeiro

Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: ONL02017-POGFIRS08T1

Introdução

Na primeira reunião on-line do dia 22 de julho, de 2020, foi abordado o tema da contabilidade e sistemas de informação contábil, referente ao módulo um da disciplina de contabilidade financeira, lecionado pela tutora Ana Queiroz que nos ministrou sobre a importância da contabilidade, suas funções, seus usuários que utilizam essas informações contábeis, e alguns conceitos fundamentais, onde podemos perceber sua importância no meio corporativo, e pessoal em nosso cotidiano. A contabilidade sempre se fez presente no dia-a-dia do ser humano dês dos seus primórdios até a época atual, e sua relevância é perceptível no meio empresarial, como, por exemplo, na tomada de decisão.

Desenvolvimento

A informação contábil deve ser em geral e antes de tudo, veraz e equitativa, para assim então atender as necessidades comuns de diversos usuários dos quais se utilizam dessas informações, afim de não se privilegiar deliberadamente nenhum deles, levando em consideração pelo fato de que os interesses destes nem sempre estão em conformidade. Os usuários que se utilizam das informações contábeis podem ser internos, que estão inteiramente relacionados à atividade rotineira da empresa, e utilizam os dados em sua função como, por exemplo, a alta administração, e os gestores da entidade, e os usuários externos que também se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa como, por exemplo, o governo, bancos, acionistas, clientes, e fornecedores. Estas informações contábeis são ferramentas de grande importância para subsidiar a tomada de decisões, seja para planejamento, controle, financiamentos, concessões de crédito, investimentos, entre outros.

Diante deste cenário aonde as informações contábeis vem ganhando espaço no meio organizacional percebeu-se a relevância que se tem da contabilidade para o meio gerencial dentro da empresa. Padoveze (2004, p. 49), diante dos pressupostos básicos para informação contábil, considera que o caminho para ser adotado para a contabilidade é que se transforme em ferramenta de ação administrativa e se torne instrumento gerencial. Atualmente reconhecemos com primazia o papel do contador para atividades administrativas no meio corporativo, assim como o exemplo citado pela tutora Ana Queiroz, que havia tido a oportunidade de participar de um curso Green Belt Six Sigma pela empresa em que atuava deste modo podemos observar uma nova perspectiva para a contabilidade no âmbito empresarial.

Segundo Oliveira (2005, p 44), um sistema de informações gerenciais, sob determinadas condições pode proporcionar benefícios às empresas, tais como:

  • Redução do custo das operações;
  • Melhoria no acesso as informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
  • Melhoria na produtividade tanto setorial quanto global;
  • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos
  • Melhoria na tomada de decisões; através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas
  • Estimulo de maior interação os tomadores de decisão;
  • Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
  • Melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;

É de suma importância que os usuários utilizem das informações contábeis para uma maior segurança no processo de tomada de decisão, sendo então notório a sua importância para o meio corporativo.

Conclusão

Contudo podemos aprender através deste primeiro modulo em nossa reunião on-line a relevância da contabilidade, e suas funcionalidades para as instituições e todos os usuários envolvidos, e seu papel fundamental para a tomada de decisões na administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (725.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com