TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia

Por:   •  3/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO: AILCE AMANDA FERREIRA KOS

RGM: 16685164                                        

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO

NOME DO (A) TUTOR (A): WANDERLI

ESTRESSE NO TRABALHO

No local de trabalho existem vários tipos de pessoas que somos obrigados a ter quer se relacionar.

Trabalhei com um Engenheiro Eletricista que era muito agoniado, se irritava facilmente, não sabia falar com as pessoas, gostava de ser autoritário e tinha o prazer de mandar e não pedir. Isso causava repulsa nas pessoas quando tinham que tratar qualquer tipo de assunto com ele, pois o mesmo não sabia dialogar, só queria mandar, não dizia obrigado e nem se quer pedia por favor.

Eu era administrativa e financeira da obra que trabalhávamos, ele aos poucos foi me irritando com esse jeito autoritário de ser, queria mandar em mim, queria me humilhar, queria sempre estar se aparecendo principalmente quando tinha outras pessoas por perto e isso cada dia que passava me irritava, me chateava, eu já estava sem ânimo para trabalhar, até que em um certo momento eu disse que não iria deixar que isso me abalasse e muito menos iria baixar a cabeça para ele. Por mais que ele fosse o Engenheiro da obra, ele não tinha o direito de fazer o que fazia com as pessoas e principalmente comigo.

Desde então comecei a rebater sempre quando ele vinha com ironias, piadinhas, falta de respeito comigo, além do mais isso já se caracterizava assédio moral. Certo dia o estresse foi tão grande que eu avancei em cima dele, falei muitas coisas para ele e ainda disse que naquele momento eu iria dar parte dele porque isso se caracterizava Assédio Moral.

Comuniquei a chefia geral do que estava acontecendo e relatei que não foi só uma ou duas vezes que ele fez o que fez comigo e com outras pessoas.

O que houve ali somente aconteceu porque eu estava no meu limite, pois o acúmulo desse estresse durante os dias que ele fazia eu me sentir uma inútil, em que ele descontava as agonias e os erros dele nos outros e principalmente em mim, me fez agir de tal forma.

Nós, seres humanos, somos diferentes, pensamos diferentes, agimos diferentes, mas isso não significa que devemos destratar as pessoas só porque elas não pensam iguais a nós e muito menos descontar nas pessoas a raiva, o acúmulo de tarefas ou de trabalhos.

A melhor maneira de amenizar o estresse é:

- Tirar férias sempre que o acúmulo de trabalho estiver grande ou quando você perceber que os problemas emocionais estão afetando o profissional;

- O empregador deve estar sempre acompanhando seus colaboradores e tentando minimizar o estresse no local de trabalho;

- Sempre que possível o empregador pode estar mudando os seus colaboradores de lugar e solicitando diferentes tarefas para não cair na rotina e não se tornar um trabalho fadigado

- Fornecer treinamentos e palestras descontraídas aos colaboradores, sempre que possível, mostrando como o estresse pode vir a afetar a vida das pessoas e a sua saúde;

- O empregador deve dar autonomia para os funcionários exercer suas funções e sempre valorizar os serviços prestados pelos seus colaboradores.

- Sempre que possível faça uma viagem para descontrair e relaxar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com