TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aadm

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

PROF° AUGUSTO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA 1 e 2

Trabalho apresentado pelos alunos:

Alexandre Custódio RA: 1596902989

Debora Nice Nabarrete dos Santos RA: 1579130130

Dagmeire Eva da Silva Eva RA: 1577146402

Everton Pascoal da Silva RA: 1570172514

Marcelo Bonna RA: 1578985376

Monique R. da Silveira RA: 1577146402

Nathalie Zoccoler dos Santos RA: 1594863195

Sharrar Koch Daniel RA: 1594962716

Do 1°semestre, noturno. Do curso de Engenharia Química, para a disciplina de Administração.

SANTO ANDRÉ

2015

ETAPA 1

Passo 1

Cada um dos integrantes do grupo avaliou a situação da empresa Metal Fizer, para posteriormente nos reunirmos e concluirmos a etapa 3.

Analisamos os dados fornecidos pela empresa Metal Fixer e a partir de então conseguimos perceber que o fundador mantinha certas situações sob controle, o que não ocorreu quando seus filhos assumiram sua direção. Abaixo segue os principais problemas destacados:

  • Trabalhar com muitos familiares: Temos muito integrantes da família dos antigos donos trabalhando na Metal Fixer que trazem situações e problemas pessoais e familiares para dentro do ambiente de trabalhos, comprometendo assim o bom andamento dos negócios.
  • Muitos funcionários no setor administrativo: Notamos que em 2011 tínhamos                                15 funcionários no setor administrativo e 3 gerentes, para 100 funcionários da produção. Nos anos seguintes tivemos dois cortes da mão de obra produtiva, em contra partida o administrativo não acompanhou essa redução.
  • Queda no faturamento: Em 2011 o faturamento anual da Metal Fixer era de R$ 50.000.000,00 para a produção de 100 funcionários, em 2013 o faturamento anual caiu para R$ 20.000.000,00 para uma produção de 50 funcionários. Portanto não foi uma queda proporcional.
  • Falta de Profissionalização: Por conta de ter muitos funcionários do âmbito familiar trabalhando na organização, muitos deles não têm formação profissional para exercer seus cargos.
  • Contratados fara do âmbito familiar não terem autonomia para exercer suas tarefas: Em 2012 foi contratado um gerente de Recursos Humanos de fora do grupo familiar para modificar a estrutura da empresa, porém este não teve bons resultados por conta “sistema” em que se trabalhava na empresa.
  • Beneficiamento de funcionários do âmbito familiar: Ocorreram promoções e aumentos salarias mas, em sua grande maioria entre os familiares.
  • Desmotivação dos funcionários: A situação citada no tópico anterior é a causa da desmotivação dos funcionários, pois notam que não tem chances de crescer profissionalmente pois os beneficiados na empresa sempre serão os familiares.
  • Dívidas com fornecedores de Matéria Prima: Por conta da má administração financeira, e o fato de que as contas empresariais e pessoais se misturavam no caixa da Metal Fixer, foram geradas dividas que o Lucro Líquido não conseguia cobrir, os antigos donos deram preferência para pagar os tributos fiscais e seus funcionários ficando assim alguns fornecedores em débito.
  • Falta de conhecimento sobre o fluxo de caixa: A gestão confusa do fluxo de caixa fez com que a empresa precise recorrer a empréstimos financeiro para equilibrar o capital de giro, o que causou a elevação dos custos devido ao pagamento de juros e taxas.

Passo3

Estratégia para quatro meses:

  • Demissão de Funcionários do administrativo e de 1 gerente: Como citamos anteriormente o setor administrativo tem muitos funcionários a primeira estratégia que tomaremos a respeito da situação da empresa será o corte de funcionários, para este corte iremos levar em consideração a formação técnica e as habilidades com na execução das tarefas exigidas pelo cargo.

Atualmente temos 4 gerentes e 10 funcionários no setor administrativo, as demissões serão feitas da seguinte maneira:

Um gerente será desligado da empresa pois este tem entrado no ano de 2012 e não dado bons resultados para a organização.

No setor administrativo temos as seguintes divisões:

Recursos Humanos

Financeiro

Faturamento

Contabilidade

Desligaremos 5 colaboradores destes setores ficando com o quadro de funcionários do administrativo como mostra abaixo.

Setor

RH

Financeiro

Faturamento

Contabilidade

N° de Funcionários

2

1

1

1

  • Reunião com os funcionários.

Nesta reunião seremos francos com os colaboradores deixando clara a situação da empresa envolvendo-os assim no processo de recuperação da mesma. Pois a organização necessita de sua equipe sincronizada para que possa se recuperar.

Estabeleceremos algumas metas e prioridades a serem atingidas para que consigamos reverter este quadro.

  • Conhecer a entrada e saída de recursos (fluxo de caixa)

Segundo Mauricio Galhardo “O controle de caixa é o registro das transações financeiras de um negócio”, este controle deve ser cumprido dentro da empresa diariamente. Hoje, temos muitos softwares que facilitam o controle financeiro, porém não dispomos de recursos para adquiri-los, portanto utilizaremos uma planilha de fluxo disponibilizada pelo Sebrae- SP

  • Renegociação das dívidas

Para que a empresa não continue deixando que os juros cresçam, e consequentemente perca sua credibilidade, vamos entrar com um plano de renegociação das dívidas atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com