TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de administração

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]



TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS



 



Etapa 1

Esta atividade foi realizada conforme as atividades de produção de uma empresa, relacionada a vendas de produtos alimenticios. A rotina da empresa enfatiza a importância de saber aplicar a teoria na pratica diaria das atividades. Neste ramo manter um plano de negocio é fundamental no funcionamento e na obtenção de bons resultados.

A empresa selecionada para desenvolver a atividade proposta tem seu nome registrado como Niz e Vitor Comercio de Generos Alimentícios A BODEGUITA, localizada na rua Santana nº 4038 , bairro Santana, Uruguaiana, atuando no setor de açougue e mercearia. Conforme IBGE classifica-se como microempresa, pois possui 9 funcionários e sua receita anual enquadra-se nessa media, tem área superior a 150 m²,contando ainda com duas câmaras frias. Seus produtos comercializados são de gêneros alimentícios, entre eles carne bovina, suína, ovina, aves em especial a produção de charque e linguiças. Entre os insumos utilizados na produção de linguiça estão o queijo,as carnes de gado e porco, a tripa natural, entre os condimentos o sal, açúcar, salsa, pimenta, alho e agua. Como insumos indiretos são utilizados os equipamentos necessários como camaras frigoríficas, misturador, moedor, ensacadeiras, balanças, utensílios específicos, mesa apropriada para atividade, e seladora a vacuo para embalar os produtos.

Seu publico alvo esta fidelizado entre os restaurantes, churrascarias, lancherias entre outros. O contato da empresa que disponibilizou todas as informaçoes possiveis para este relatorio é o responsável pelo setor de açougue ,Tiago L Martins. Vamos comentar sobre o processo de produção das linguiças de queijo e mista.

Etapa 2

A atual competitividade consequência da globalização, faz com que as empresas melhorem em busca de estabilidade no mercado. Nos sistemas de administração da Produção segundo Corrêa e Gianesi (1996), eles tem a função de planejar e controlar o processo de produção de bens em seri padrão em varios niveis. É atraves deles que uma empresa garante suas decisoes sobre o que, quando, e quanto produzir e compra adequando as suas expectativas de estrategia. Suas informações mantem de maneira eficaz o fluxo de materiais, o uso de mão de obra, e dos equipamentos, as atividades envolvendo fornecedores e distribuidores e a comunicação com os clientes voltadas as necessidades operacionais. Usar as informações para tomar decisões é o ponto chave nesta definição. Os SAP dão suporte aos administradores para realizar funções adequadamente.

Corrêa e Gianesi (1996) definem:

Planejar as necessidades futuras de capacidade do processo produtivo, se disponiblizando a atender o mercado, de acordo com a competitividade.

Planejar os materiais comprados, para que eles chegem no tempo certo, na quantidade certa para estabelecer um processo produtivo sem romper seu fluxo.

Planejar niveis apropriados de estoques de materias-primas, produtos semi acabados e finais, garantindo o atendimento as necessidades do setor.

Programar atividades de produção de maneira que as pessoas e os equipamentos estejam em cada momento conforme a necessidade.

Ser capaz de reagir eficazmente quando algo ocorrer de maneira inesperada no processo, visando outras atividades rapidamente.

Prover informações a outras funções sobre aspecto fisicos e financeiros, para que suas atividades contribuam.

Ser capaz de prometer prazos precisos aos clientes, e independente de situações cumpri-los.

Corrêa (2001:56) afirma que uma das principais razões de ser da SAP é por proporcionar cordenação nos momentos de decisões.

Segundo Slack, Chambers e Johnston (2002) a função do SAP é proteger a produção das incertezas, é um metodo de dimiuir os problemas, mantendo estoque de recursos, sejam input ou output.

Conforme Moura (1996) quando objetivos são traçados, são necessárias metas para atingí-los, organizar recursos, dirigir ações, e controlar o processo atraves do PCP.

Devemos ressaltar que os Sistemas de Administração da Produção permitem que o nivel gerencial determine quanto, quando e como foi e/ou será comprado, o gasto, a quantidade utilizada, o desperdicio com matéria-prima ou insumos. A partir dessas questões é possível estabelecer um indice de estoque para que não haja desperdicio.

Para Oliveira (2004), alcançar esses objetivos exige que as empresas adotem um controle e eliminação de desperdicios, os quais são necessarios serem identificados, relacionando o mau uso de recursos de produção.

Shingo (1991) observa que para reduzir os custos da produção, os desperdicios devem ser apontados e analisados pois estao ligados, e são encobertos onde ha complexibilidade no caso de grandes organizações.

Robles Jr. (2003 : 18) aponta que eliminar desperdicios esta voltado à qualidade.

Conforme Oliveira (2004):

Superprodução: produzir mais do que é imediatamente necessário para o próximo processo. Sua eliminação deve ser objeto de intenso esforço da organização, pois os processos de uma linha de produção devem estar balanceados de tal forma que somente se proceda à produção de determinado produto na quantidade e quando o cliente interno seguinte o requerer.

Tempo de espera: é o desperdício de espera que ocorre quando os fatores de produção aguardam para serem processados: as empresas tendem a deixá-los parados em função da plena utilização da capacidade das máquinas e equipamentos dos processos anteriores, muitas vezes se produz muito além do que o próximo posto de trabalho tem capacidade de processar.

Transporte: é o desperdício que ocorre na medida em que existem longas distâncias a serem percorridas pelos fatores de produção ao longo do processo.

Processo: pode ocorrer na medida em que as etapas e atividades desenvolvidas que não agregam valor continuem sendo executadas em decorrência da não-realização de uma análise efetiva de quais elementos podem gerar custos e da não-agregação de valor do produto.

Movimentação: é o desperdício decorrente de falhas no projeto do posto de trabalho: quando as empresas decidem executar o processo de produção sem antes analisar minuciosamente as características do processo propriamente dito.

Produtos defeituosos: é o desperdício referente a perda de recursos de produção, tempo, armazenagem, desgaste de equipamentos, credibilidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com