TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de administração

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.2 Comunicação e Linguagem 5

2.3 Homem, Cultura e Sociedade 7

2.4 Comportamento Organizacional 9

3 conclusão 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Vamos entender muito dos conceitos de Henry Ford (1863 - 1947) em nosso tempo presente, era um empresário americano e fundador da Ford Motor Company que foi responsável pela criação de um sistema industrial chamado fordismo. A grande inovação do fordismo foi a introdução de linhas de montagem, em que o trabalhador era apenas responsável por uma tarefa.

Em sua fábrica, Ford determinou a localização de todos os seus colaboradores, à espera de peças de reposição mover através do conjunto de tapetes de fábrica para executar uma função específica. Cada funcionário tem apenas uma função de toda a linha de montagem, sendo o único responsável, por exemplo, pressionando um determinado parafuso. Além disso, o proletariado deve realizar suas atividades no calendário da máquina, porque se tarde mudou toda a produção e foi repreendido pelo gerente local.

A limitação funcional dos trabalhadores causou uma alienação psicológica do indivíduo, pois a limitada função trabalhadora do conhecimento, não tendo nenhum senso de compreensão do todo. Para não mencionar os problemas físicos causados pela excessiva repetição da mesma atividade várias vezes ao dia.

Estes dois métodos trabalhísticos tinham o mesmo objetivo: ampliar o lucro dos proprietários dos meios de produção. O objetivo foi alcançado, esses modelos jogado com grande velocidade entre as várias empresas e países para os dias de hoje, bem como más condições de trabalho e abuso de trabalhadores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Na gestão científica, as recomendações de Taylor, uma série de técnicas tornou-se universal, como descrições de postos de trabalho, planejamento de fluxo de trabalho, inventário sistemático. Enfatizando os aspectos técnicos do trabalho.

A teoria clássica administrativo, Henry Fayol, engenheiro francês definiu as atividades de gestão em termos de funções de planejamento, organização, comando, coordenação e controle e os princípios estabelecidos para liderar a estrutura organizacional, como o controle de amplitude. O ambiente em que a empresa opera, provoca respostas dos sistemas organizacionais. Entende-se como a capacidade de atender o volume e a qualidade de necessidades especiais do ambiente.

Henry Ford (1863-1947) é talvez um dos mais famosos no mundo da gestão moderna, começou sua vida com um mecânico simples para alcançar a posição de engenheiro-chefe de uma fábrica, mas sua maior conquista foi ter sido a Ford Motor Company que um dos maiores sucessos foi o Ford Modelo T, que no Brasil é conhecido como o Ford Bigode, foi o produto que fez o carro popular e revolucionou a indústria automobilística, tem sido produto por 19 anos entre 1908 e 1927 foi um veículo confiável, robusto, seguro e acima de tudo barato carro que alguém pudesse conduzir ou corrigi-lo.

Em 1913 a fábrica estava produzindo 800 carros por dia, com a implantação da linha de montagem de Henry Ford criou um sistema de transportes, deslocar o equipamento para que cada trabalhador realizasse a operação, isso aumentou muito a produtividade, carro estava pronto a cada 98 minutos de produção, série, revolucionou a indústria automotiva. Em 1926, ele tinha 88 plantas e produziu 2 milhões de carros por ano.

Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de montagem também conhecido como fordismo outras contribuições.

1. Criado o serviço de longo alcance;

2. Repartiu em 1914, uma parte do controle da empresa com os empregados;

3. Estabelecida jornada de 8 horas e um salário mínimo de US $ 5,00 / dia;

Ford também adaptou três princípios básicos na carreira de empresário dele:

1. Princípio de intensificação: redução do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.

2. Princípio de economia: para minimizar o volume de estoques de matérias-primas que muda tão rapidamente recuperar os custos das matérias-primas e os salários, por exemplo.

3. Princípio da produtividade: para aumentar a capacidade do homem no mesmo período (de produtividade) por meio da especialização.

Desde 1970, a Ford foi a revisão da doutrina, chamado pós-fordismo, as características deste novo modelo foi a adoção de relações de trabalho flexíveis de consumo, as empresas têm tentado conquistar mercados estrangeiros em busca de outros continentes e desenvolveu o conceito de "just in time", que afirma que as empresas devem produzir um rápido, eficiente, enxuta e apenas para atender às demandas, sem a manutenção de grandes estoques que permitem que as empresas se adaptem melhor e menos custo para as novas tendências de mercado.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

O mundo do trabalho e das organizações sofreu mudanças significativas ao longo do tempo. Deixe a idade moderna no século XVII, é a burguesia, desde o segmento de servidores antigos, que compraram sua liberdade e dedicados ao comércio e que começa a mudar o significado do trabalho. Até então, sua conotação é negativa, o trabalho foi considerado uma atividade menor e sem valor, destina-se a escravos. Com o surgimento da classe média, há o início da exploração da obra e crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com