TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de bebidas pira

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

DESAFIO PROFISSIONAL:

 Consultoria Empresarial: Plano de Sucessão para a empresa de Bebidas Pira

         

Atividade apresentada ao curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp – CEAD Pólo de Centro de Educação à Distância – Lucélia/SP, como requisito para a avaliação das Disciplinas Teoria Geral da Administração e Economia para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa, sobre supervisão do tutor Jairo Gonçalves do Nascimento Jr.

Graduação em Administração

LUCÉLIA/SP

2015

                                                                 

 SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------03

  1. EMPRESA FAMILIAR E O PERFIL DOS SUCESSORES -------------------------------03
  1. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E  DEFICIÊNCIAS--------------04
  1. MUDANÇA-ESCOLHA PELA GESTÃO-------------------------------------------------------06
  1. FUNÇÕES DE IRAN ---------------------------------------------------------------------------------07
  1.  APRESENTAÇÃO DO NOVO ORGANOGRAMA DA EMPRESA ---------------------07

CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------------------10

BIBLIOGRAFIA --------------------------------------------------------------------------------------10

1 Introdução

No Brasil e no mundo as empresas familiares são um tipo de organização que predomina no mercado, independente do seu porte, alguma delas talvez nunca cresça ao ponto de serem passadas para as próximas gerações, ou serem passadas de gestão familiar para gestão profissional corporativa, mas muitas delas passaram ou passarão por este processo. Na grande maioria dos casos a transição de gestão familiar para profissional é um dos pontos principais para a sobrevivência e continuidade da empresa. O objetivo desse trabalho é apresentar alternativas para o processo de sucessão da gestão da indústria de Bebidas Pira, diagnosticando competências e habilidades para definir o perfil do profissional para condução de sua diretoria geral e encaixar os perfis dos familiares dos cargos subsequentes de diretor comercial e industrial, diretor administrativo e financeiro.

Neste trabalho os filhos do Dr. João, atual diretor geral da indústria de Bebidas Pira, serão avaliados e encaixados nos perfis necessários para continuidade do negócio, ponderando suas competências, habilidades e deficiências de competências para que consigam cumprir com o objetivo principal que é alavancar o negócio da família mudando o formato de gestão empírico para um modelo eficaz de gestão.

Será feita a proposta de uma nova organização hierárquica para um melhor desenvolvimento dos setores que passarão por mudanças ao longo da consultoria para um melhor aproveitamento das capacidades de todos os colaboradores da empresa.

2 EMPRESA FAMILIAR E O PERFIL DOS SUCESSORES

A indústria de Bebidas Pira se enquadra como sendo uma empresa familiar, vez que possui em sua diretoria o Dr. João, fundador e seus filhos Paulo e Iran, como subordinados diretos em funções gerencias em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

O fundador da indústria de Bebidas Pira introduziu seus herdeiros a fim de implantar atividades diversificadas para que os mesmo conhecessem a fundo os departamentos da indústria. Para uma eventual sucessão de forma satisfatória perpetuando a empresa no cenário de bebidas de forma rendável.

Através de reuniões e coleta de dados Dr. João, filhos e equipe elaborou-se uma tabela de competências, habilidades ou deficiências:

  1. Perfil dos Sucessores

            Competências e Habilidades

Iran

Paulo

  1. Planejamento e organização

 -

X

  1. Julgamento

-

X

  1. Comunicação

X

-

  1. Negociação

-

X

  1. Gerenciamento

X

X

  1. Percepção auditiva

X

-

  1. Motivação

X

-

  1. Criatividade

-

X

  1. Conhecimento

-

X

  1. Liderança

X

-

  1. Autocontrole emocional

X

-

  1. Capacidade de transferir conhecimentos

X

X

(x)Habilidades e competências (-) Deficiência de competências e habilidades

3 ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E DAS DEFICIÊNCIAS

        Analisando as competências, habilidades e deficiências de Paulo e Iran, constamos que no que se refere ao item:

  Competências e Habilidades

Iran

Paulo        

Argumentos

  1. Planejamento e organização

 -

X

Iran não possui uma visão ampla em relação à organização, possuindo dificuldades em analisar varias situações conjuntamente.

  1. Julgamento

-

X

Iran tem dificuldade em chegar a uma conclusão lógica nas situações evidenciadas que exige resposta rápida.

  1. Comunicação

X

-

Paulo tem dificuldades de comunicar-se com as pessoas, sendo um pouco tímido, mesmo assim consegue expor seus pensamentos e ideias através da escrita.

  1. Negociação

-

X

Iran não consegue negociar com a mesma intensidade que possui em comunicar–se. Porem o mesmo não ocorre com Paulo, pois possui visão ampla e grande conhecimento na prática de mercado.

  1. Gerenciamento

X

X

Ambos possuem competências de gerenciamento, porem Iran precisa ser um pouco mais versátil, para poder gerenciar diferentes departamentos da empresa.

  1. Percepção auditiva

X

-

Paulo não consegue captar as informações que surgem no ambiente da empresa

  1. Motivação

X

-

Paulo sempre foi uma pessoa motivada, e esteve mais próximo de seu pai do que Iran, acompanhando suas decisões, porém ao saber da aposentadoria, se encontra desmotivado e preocupado em dar prosseguimento na empresa, que seu pai, com tanto sacrifício construiu.

  1. Criatividade

-

X

Iran é pouco criativo, devido ao fato de trabalhar com processos repetitivos.

  1. Conhecimento

-

X

Paulo mesmo sem ter feito curso superior e não ter nenhuma formação profissional adquiriu  conhecimento prático ao lado de seu pai, enquanto Iran não se preocupava em conhecer as decisões, bem como as suas justificativas, fato que veio a deixá-lo ocioso em tais circunstâncias.

  1. Liderança

X

-

Paulo sendo mais fechado e não possuindo habilidade em comunicação tem dificuldades em liderar, faltam habilidades para estimular e motivar as outras pessoas. Já Iran possui como vantagem por ser uma pessoa carismática, e consegue prender a atenção das pessoas para lhe ouvirem.

  1. Autocontrole emocional

X

-

Paulo possui um comportamento emocional que precisa ser melhorado. Irrita-se facilmente, não admite erros, e às vezes é duro, o que desmotiva muitos colaboradores e alguns até ficam revoltados.

  1. Capacidade de transferir conhecimentos

X

X

Nesse conceito ambos possuem habilidades, Paulo devido ao seu alto grau de conhecimento, e Iran mesmo com menos conhecimento que Paulo, em relação aquilo que sabe e aproveitando-se da sua facilidade na comunicação, consegue transmitir suas ideias aos outros facilmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com