TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de contabilidade

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: Principais conclusões a respeito do Balanço Patrimonial e das Demonstrações de Resultado do Exercício (DRE) publicados em 2011 e 2012 da empresa S/A Correio Braziliense.

RESUMO

As Demonstrações Contábeis contribuem para a gestão empresarial fornecendo um conjunto de informações que, analisadas sob determinados critérios, caracterizam-se em instrumentos valiosos para a avaliação de empresas. Utilizando técnicas mais usuais da análise das demonstrações financeiras, o presente trabalho avaliou o desempenho econômico e financeiro da S/A Correio Braziliense, uma Companhia de Brasília-DF, com base nos balanços patrimoniais e demonstrações de resultados publicados nos anos de 2011 e 2012.

Palavras-chave: Demonstrações Contábeis; Desempenho econômico e financeiro; Capital de Giro, Gestão Empresarial.

INTRODUÇÃO

A importância da Análise das Demonstrações Contábeis para a empresa consiste em um processo meditativo sobre os números de entidade, para a avaliação de sua situação econômica, financeira, operacional e de rentabilidade. O analista financeiro extrairá elementos e fará julgamentos sobre o futuro da empresa. Este trabalho foi desenvolvido através de análise de balanço patrimonial, para compreendermos de matéria de Análise das demonstrações contábeis.

A S/A Correio Braziliense, com sede no SIG Qd 02 lote 340, Brasília-DF, inscrita no CNPJ sob o N° 00.001.172/0001-80. É uma empresa constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. Seguindo sua estratégia de estar presente e todas as plataformas de comunicação, nos últimos anos a empresa realizou grandes investimentos visando o fortalecimento das marcas e negócios nos mais diversos canais de comunicação.

A S/A Correio Braziliense em 2010 iniciou efetivamente a exploração do serviço de logística por meio de sua controladora. Atualmente é a maior empresa do mercado de distribuição de periódicos do

Distrito Federal. Pelo profundo conhecimento adquirido, em termos de processo de logística e malha de distribuição na região, entrega atualmente mais de 30 milhões de exemplares/ano em todo o Distrito Federal e cidades do entorno e principais capitais brasileiras.

  1. BALANÇOS PATRIMONIAIS EDEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO DOS ANOS DE 2011 E 2012
  1. Balanços Patrimoniais

[pic 1]

  1. Demonstrações de Resultados

[pic 2]

  1. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

A análise vertical, considerado um dos principais instrumentos de análise de estrutura patrimonial, consiste na determinação dos percentuais de cada conta ou grupo de contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do Ativo ou Passivo. Determina a proporcionalidade das contas do demonstrativo de resultado e relação à Receita Líquida de Vendas, considerando como sua base. Em relação ao Balanço Patrimonial, ela procura sempre mostrar, de um lado a proporção de cada uma das fontes de recursos, e de outro, a expressão percentual de cada uma das várias aplicações de recursos efetuadas pela empresa.

Conta ou (Grupo de contas)

X 100

Ativo Total ou Passivo Total

A análise horizontal consiste em se verificar a evolução dos elementos patrimoniais ou de resultado durante um determinado período. Fazendo a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais. Complementa a Análise Vertical, que nos informa o aumento ou diminuição da proporção de uma determinada despesa em relação a um determinado total, mas não nos diz se essa variação foi derivada do aumento ou da diminuição do valor absoluto da verba considerada. Os resultados obtidos por meio da análise horizontal devem ser interpretados com certa reserva, porque nem sempre os maiores valores percentuais de aumento são os mais importantes significativos.

Valor Atual do Item

X 100

Valor do Item no Período Base (Anterior)

Por isto é importante frisar que análise vertical e a análise horizontal devem ser elaboradas sempre e conjunto para verificar qual o grau de influencia que uma exerce sobre a outra e consequentemente, sobre a conclusão da evolução dos valores da empresa.

  1. Análise Vertical e Horizontal dos Balanços Patrimoniais da S/A Correio Braziliense de 2011 para 2012:
  1. Variação do Ativo Circulante

O Ativo Circulante (AC) apresentou variação nominal de 8% (AH) e teve sua participação no Ativo Total (AT) elevada em 107%. Este resultado representa a média das variações das contas: Caixa e equivalentes de caixa, Cientes, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas antecipadas e outros créditos. Destas, as contas que mais impactaram na variação do AC foram: Clientes e Estoques que nominalmente variou 131%, tendo sua participação no AT em 130%.

  1. Variações do Ativo Não Circulante (ANC)

O Ativo Não Circulante (ANC) apresenta variação nominal de 23% (AH) e queda na participação no AT de 122%. Este resultado representa a variação média das contas: Partes relacionadas, Impostos de Renda e Contr. Sociais Diferidos, Depósitos Judiciais e Outros Créditos. Destas as contas que mais impactou foi Partes Relacionadas, que apresentou redução nominal de 20% e queda em relação ao AT. Registra-se também que a conta Depósitos judiciais, apesar de ter apresentado variação positiva nominal de 8%, sua participação em relação ao AT reduziu. A conta Outros Créditos teve variação nominal negativa de 95%, sua participação no AT reduziu. No Geral, a redução da participação dos ANC é positiva para a empresa, pois se sabe que os ativos não circulantes apresentam baixo nível de rentabilidade para a empresa.

Enfim, tendo apresentado maior participação do Ativo Circulante e menor do ANC em 2012, pode-se afirmar que a empresa deu maior eficiência à aplicação de seus recursos em 2012, tomando decisões que impactaram em maior rentabilidade dos recursos aplicados.

  1. Variações no Passivo Circulante (PC)

O Passivo Circulante (PC) apresenta redução nominal de 6%, enquanto a sua participação no Passivo Total (PT) subiu. Como as contas deste grupo não são detalhadas, a análise mais profunda fica prejudicada. Ressalta-se que o aumento do endividamento a curto prazo, neste caso, não é prejudicial à empresa, pois como foi citado acima, houve expressivo aumento do AC, justificando assim, esse resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com