TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de economia - Elasticidade

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.706 Palavras (19 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 19

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

WEVERTON LEANDRO DE OLIVEIRA                RA: 5116957

TRABALHO ELASTICIDADE

UBERABA – MG

2016[pic 1]

WEVERTON LEANDRO DE OLIVEIRA

TRABALHO ELASTICIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Uberaba Como parte das exigências à conclusão do

Componentes curriculares Fundamentos de economia e administração dos Cursos de Engenharias.

Orientador: Prof. Eduardo Silva Gouveia

UBERABA – MG

2016


ROTEIRO DE ESTUDO - ELASTICIDADES [pic 2]

OBJETIVOS

Ao final deste Roteiro, esperamos que você seja capaz de:

● Entender como os consumidores reagem frente a alterações no preço do produto.

● Compreender o conceito e a aplicação prática da elasticidade-preço da demanda.

● Identificar e explicar quais são os fatores que afetam a elasticidade-preço da demanda.

● Compreender a relação existente entre a elasticidade-preço da demanda e a receita total da empresa.

● Compreender o conceito e forma de calcular a elasticidade-cruzada da demanda.

● Compreender o conceito e forma de calcular a elasticidade-renda da demanda.

● Compreender o conceito e forma de calcular a elasticidade-preço da oferta.

Prezados alunos, introduzimos o estudo de economia, apresentando o seu conceito, os problemas econômicos fundamentais e o mecanismo de formação de preços no mercado. Nesse roteiro vamos estudar um dos principais assuntos tratados na economia, que é a elasticidade.

Anteriormente, vimos que se o preço do produto aumenta, a sua demanda cai. Nesse roteiro, nós vamos avaliar numericamente o efeito da queda do preço sobre a demanda do produto. Avaliar numericamente o efeito do aumento do preço sobre a oferta; o efeito do aumento da renda sobre o nosso consumo, entre outras coisas.

DEFINIÇÃO

A elasticidade é definida como sendo alteração percentual em uma variável em resposta a uma variação percentual em outra variável. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo. Sabemos que quando o preço de um produto aumenta, a quantidade demandada cai, “coeteris paribus”. Até agora, sabemos apenas que existe uma relação inversamente proporcional entre o preço e a demanda. Com o estudo da elasticidade, vamos descobrir a magnitude numérica de um aumento no preço sobre a quantidade demandada, ou seja, se o preço aumentar 10%, a quantidade demandada cairá em quantos porcentos? Os mesmos 10%? Mais que 10%? Menos que 10%? Sabemos também que se o preço do produto aumenta, a quantidade ofertada também aumenta. Com o estudo da elasticidade, vamos descobrir a variação percentual na quantidade ofertada em resposta a variação percentual no preço, ou seja, se o preço aumenta em 20%, a quantidade ofertada irá aumentar os mesmos 20%? Menos que 20%? Mais que 20%?

Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade; resposta; reação de uma variável em face de mudança em outra variável.

Vamos estudar os quatro tipos de elasticidade: elasticidade-preço da demanda; que é mais importante, elasticidade–cruzada da demanda; elasticidade–renda da demanda e elasticidade–preço da oferta.

ELASTICIDADE–PREÇO DA DEMANDA(EP):

Uma das questões fundamentais sobre o comportamento do consumidor diz respeito à reação dos consumidores frente a alterações nos preços dos produtos. De acordo com o que já vimos, quando o preço de um produto diminui, os consumidores devem comprar mais desse produto, mas a pergunta é: quanto mais eles comprarão? Quando o preço do produto aumenta, os consumidores devem comprar menos desse produto, quanto menos eles comprarão? A elasticidade–preço da demanda responde a essas perguntas, já que mede a sensibilidade dos consumidores a alterações nos preços.

DEFINIÇÃO:

A elasticidade-preço da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada em resposta a uma variação percentual no preço.

Para calcularmos a elasticidade-preço da demanda utilizamos a seguinte fórmula:

[pic 3]

Onde:

Ep é a elasticidade-preço da demanda; o símbolo [pic 4] significa “mudança em”, Q é a quantidade demandada e P é o preço.

A elasticidade–preço da demanda é um valor negativo. Você saberia responder o por que? É um valor negativo pois o preço e a quantidade demandada variam em sentidos opostos. Mas o valor encontrado é analisado em módulo. Lembra o que isso significa? Significa que devemos desconsiderar o valor negativo.

CARACTERIZAÇÃO DA ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA:

[pic 5]: elasticidade unitária, o que significa dizer que o preço (P) e a quantidade demandada (Q) variam na mesma proporção. A variação percentual na quantidade demandada é igual à variação percentual no preço. Exemplo: se o preço aumenta 10%, a quantidade demandada cai os mesmos 10%.

[pic 6]: a demanda é elástica, o que significa dizer que a quantidade demandada (Q) varia mais que proporcionalmente que o preço (P). A variação percentual na quantidade demandada é maior que a variação no preço. Assim, se o preço aumentar 10%, a quantidade demandada cairá mais que 10%. No caso da demanda elástica, os consumidores são muito sensíveis a mudanças no preço.

[pic 7]: a demanda é inelástica, o que significa dizer que a quantidade demandada (Q) varia menos que proporcionalmente que o preço (P). A variação percentual na quantidade demandada é menor que a variação percentual no preço. Assim, se o preço aumentar 10%, a quantidade demandada cai menos que 10%. Nesse caso, os consumidores são pouco sensíveis a mudanças nos preços.

É importante destacar que é muito difícil encontrarmos no mercado um produto que tenha demanda unitária.

FATORES QUE DETERMINAM A ELASTICIDADE–PREÇO DA DEMANDA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (584.6 Kb)   docx (762.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com