TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de tcc

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

RELATORIO 1

A P.O surgiu na segunda guerra mundial, com a união de varios cientistas que se reunião para resolver problemas de cunho tático e estratégico e nesses encontros eram decididos qual melhor tático adotar naquela ocasião usando varias variáveis.

Pesquisa Operacional, e uma importante ferramenta matemática usada para tomadas de decisões em diferentes áreas, com ela pode se decidir em quais produtos fazer investimentos , ou onde e melhor e mais viável reduzir custos operacionais, decisões estas que podem ajudar os gestores a decidir com mais segurança e transparência, qual melhor opção a ser tomada em diversos setores em uma empresa.

E por se uma ferramenta matemática, a P.O. nos proporciona condições para  solucionar problemas reais, tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas, conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento,  encontrar e melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima e o mais importante a P.O nos ajuda a maximizar o lucro e minimizar custos.

A Pesquisa Operacional e portando um modelo organizado, que utiliza-se de formas matemáticas  estruturadas em fases  para tomada de decisão fases essas que começam com a construção do modelo, calculo do modelo, teste do modelo, e da solução, implantação e acompanhamento, cada uma de suas seis fase de ser encontar para se chegar a solução ótima.

.Formulação do problema.  Essa fase e determinado, o objetivo, identificamos restrições e esboçamos possibilidade de escolhas para percorrer o problema.

.Construção do modelo. Essa fase e implementado a modelagem matemática com suas equações e inequações, na função objetivo, e decidir as variáveis decisivas das não decisivas para alimentar a equação da melhor maneira possível.

.Resolução do modelo. Conhecida também como cálculo do modelo nessa fase encontrou a solução para o modelo, utilizando a diversas técnicas, desde mais simples para problemas simples e complexa para problemas com maior complexidade.

.Teste do modelo e da solução. Nessa fase verificamos e toda aequação foi feita da maneira correta,  e se atendem o modelo real do problema.

.Controle das solução. Identificação de parâmetro e valores fixos que envolvem o problema. Esse controle e importante para verificar desvios durante o processo.

.Implantação e acompanhamento. E avaliada o resultado fazer ajustes se necessário no modelo.

As principais técnica utilizadas pela P.O são:

. Programação Linear. Esse método e muito utilizados em empresas que querem maximizar os lucros e minimizar os custos, com esse intuito de aumentar lucro ou diminuir custos a programação linear se alimenta de dados da empresa para que possa chegar em uma equação em que e levado em conta todas as restrições da empresa, como falta de produto, quantidade a ser produzida com todas essas variáveis e restrições e possível chegar a uma equação linear.

. Teorias da filas.  Na teoria da filas e feito uma analise não para se encontrar uma solução ótima, mas trata-se de um modelo probabilístico  que  diferente de modelos que determinísticos,  e apenas analisadas a probabilidade de ocorrer um evento.

.Teoria dos grafos.  O grafo e uma representação gráfica, das relações existentes entre dados e elementos, ele pode ser descrito em espaço euclidiano de n dimensões  como sendo um conjunto de v de vértices e um conjunto de a de curvas continuas, os grafos são utilizados na representação de modelos reais, e utilizado grafos para representar, por exemplo, estradas e utilizar algoritmos para se determinar o caminho mais curto, Podemos utilizá-los em redes PERT e CPM no planejamento e programação de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com