TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ética - AVA

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional de Taboão da Serra

 NOME

REGIANE DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA

 RA

5220104934

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Ademir Gargary.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

  1. Introdução

Desde a descoberta do Brasil, a escravidão já foi inserida nele. O Brasil cresceu usando a mão de obra escrava e foi o ultimo país a abolir a escravidão.

Muitos pensam que a escravidão acabou por acharem que escravidão é um termo utilizado apenas para aqueles que trabalhavam sem salários e eram açoitados em praça publica e vendidos, mas se engana quem pensa assim por que a escravidão ainda se faz presente no século XXI mesmo que de uma maneira mais ‘moderna’.

Desde quando a escravidão ainda predominava no Brasil, algumas forças como a política e a economia influenciaram para a escravidão. Por exemplo: na época da escravidão no Brasil, a política vigente naquele tempo não só autorizava como apoiava o trabalho escravo, havia muito dinheiro envolvido no tráfico negreiro, onde muitos donos de fazendas, por exemplo, lucrava na compra dos escravos. Por outro lado tinha a economia, os escravos que eram trazidos para cá da África, já vinham pobres e sem condições de ter um trabalho digno aqui e também pelo preconceito existido na época era quase impossível que um escravo conseguisse alforria aqui e depois trabalhar e se manter sem a escravidão e os donos das fazendas queriam seus trabalhos feitos sem ter que pagar nada por isso e caso esse trabalho não fosse feito, os escravos eram açoitados e agredidos de diversas maneiras.

Hoje em dia não é diferente, apesar de existirem leis contra a escravidão, há muitos lugares em que pessoas são mantidas presas em trabalhos árduos e sem descanso e sob ameaça de seu “senhor”. A economia também tem grande influência nesse assunto, pois muitas empresas querem produzir muito e pagar pouco aos funcionários, isso implica em mais de 12 horas trabalhadas por dia pó um salário extremamente baixo e isso sem falar nas vezes em que esse salário não vem ou atrasa a mais de um mês e o trabalhador muitas vezes é ameaçado caso cobre seus direitos ou deixe seu trabalho.

  1. O trabalho escravo no século XXI: Agentes causadores

Mesmo com a abolição da escravatura, onde impede qualquer pessoa de possuir um escravo, ainda há pessoas que persistem em querer esse tipo de trabalho por ser mais barato e com um rendimento muito maior.

Os chamados “gatos” são contratadores de fachada que atuam a mando de grandes empresas ou donos de obras e fazendas por exemplo. Eles vão a lugares onde á pessoas vivendo na pobreza, desprovida de conhecimento de seus direitos trabalhistas e que deseja muito ganhar dinheiro para se sustentar e a sua família e engana essas pessoas com falsas promessas de sucesso e muito dinheiro e muitas vezes até adiantam um pagamento para essas pessoas para convencê-los que estarão fazendo um bom negócio em trabalhar para esses “gatos”. Muitos até quitam dividas de pessoas para as convencerem a trabalhar para eles mal sabendo essas pessoas que esse dinheiro emprestado já será o inicio de uma divida sem fim para com esses “gatos” onde o trabalhador se verá ligado a eles por tempo indeterminado e podendo até mesmo passar para a família essas dívidas o que fará das famílias desses trabalhadores prisioneira desse trabalho escravo até o fim da dívida.

Quando essas pessoas que foram aliciadas a aceitar esse tipo de trabalho chegam ao local do trabalho se deparam com outra realidade, diferente da prometida pelo contratante. O lugar que é oferecido para os trabalhadores são de péssimo estado, muitas vezes apenas um cômodo sujo, com um banheiro em péssimas condições onde terão de dividir entre quarto, sala e cozinha, o transporte é feito sem segurança nenhuma e sem falar nos atrasos de pagamento que acaba fazendo com que os trabalhadores passem até fome.

Há muitos fazendeiros que fazem grandes plantações e colheitas e criações de animais que fazem contratação de Mao de obra através dos chamados “gatos” e assim o fazendeiro não fica responsável por eventuais problemas até mesmo com a justiça.

O trabalho escravo não acontece apenas nas zonas rurais como vemos frequentemente, acontece também na cidade em obras de construção por exemplo. Os trabalhadores trabalham por longas horas sem descanso e sem folga.

Vale ressaltar que o problema de escravidão no trabalho não acontece apenas no Brasil, mas muitos países da Europa e América Central e do Norte.

Há países que possuem empresas de marcas famosas que financiam suas produções em outro país que tem mão de obra bem mais barata e vende esses produtos com um preço extraordinariamente alto obtendo um enorme lucro sobre aquele produto que foi produzido por pessoas em condições análogas de escravo.

  1. Escravidão e ética

A escravidão no século XXI é um problema de consciência ética.

As empresas que optam por uma mão de obra em condições de escravidão, não estão enquadradas nos termos éticos de trabalho assim como os direitos dos trabalhadores. Sem falar que com isso a empresa está agindo de forma contrária aos valores que sua empresa supostamente segue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (326.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com