TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em equipe

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.383 Palavras (30 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

FESP- FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS

FACULDADE ADMINISTRAÇÃO DE PASSOS

TRABALHO EM EQUIPE

BRUNA MATOSO

JULIANA DANIELA RAIMUNDA

LAURA ALISSA DE CASTRO FERREIRA

NAYARA ALVES DE OLIVEIRA AJEJE

YASMIN DE OLIVEIRA FARIA GONZAGA

PASSOS(MG) OUTUBRO 2016

BRUNA MATOSO

JULIANA DANIELA RAIMUNDA

LAURA ALISSA DE CASTRO FERREIRA

NAYARA ALVES DE OLIVEIRA AJEJE

YASMIN DE OLIVEIRA FARIA GONZAGA

TRABALHO EM EQUIPE

Trabalho apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos, Curso de Administração, disciplina Psicologia Aplicada à Administração, sob a orientação da Profª Me. Carmen Aparecida C. M. Camargo

PASSOS(MG) OUTUBRO 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

1.1 Diferença de Grupo e Equipe        04

1.2 Vantagens no trabalho em equipe        06

2. FENOMENOS DE GRUPO NEGATIVOS        08

2.1 Preguiça Social         08

2.2 O pensamento do Grupo         09

2.3 Os Conflitos         09

2.4- Os tabus        10

3. INTELIGENCIA EMOCIONAL x RELAÇÕES PROFISSIONAIS        12

4. CAUSAS  DO BOM OU MAU FUNCIONAMENTO        16

4.1 Causas do bom funcionamento da equipe        17

4.2 Causas do mau funcionamento da equipe        18

5. FATORES QUE AFETAM O FUNCIONAMENTO DA EQUIPE        21

6. AS EQUIPES QUANTO A SUA FINALIDADE         23

7. TIPOS DE EQUIPES        25

7.1 Equipe de produção        25

7.2 Equipe de aprendizagem        25

7.3 Equipe de desenvolvimento de produtos e serviços        26

7.4 Equipe de gerentes         26

7.5 Equipe multifuncionais         27

7.6 Equipe Virtual        27

7.7 Cuidado pois nem sempre as equipes são a solução        27

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS         29

BIBLIOGRAFIA         30

  1. INTRODUCAO

        Nos dias atuais, um dos principais desafios dentro das organizações é lidar com a interação interpessoal. A busca dos resultados somente será possível se houver total sinergia entre as equipes, estando os membros realmente engajados e motivados. O papel do gestor é saber lidar com as diferentes personalidades existentes dentro da organização, como ideias e pensamentos distintos, tornando um desafio alocar as diferentes ideias, mantendo o ambiente agradável e produtivo.

        O trabalho em equipe é uma importante ferramenta em muitas organizações de sucesso, através da qual todos os seus membros estão focados no mesmo objetivo. Diante disso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a importância do trabalho em equipe dentro de uma organização, ressaltando a diferença entre grupo e equipe, as vantagens e os possíveis aspectos negativos. Visa também abordar o papel emocional da equipe, as causas do bom ou mau funcionamento do trabalho em equipe, os fatores que afetam na mesma, as equipes quanto as suas finalidades e, por fim, os tipos de equipe.  

  1. Diferença de Grupo e Equipe

        É comum vermos que, na maioria dos casos, as pessoas não saibam diferenciar grupo de equipe. Para muitos o significado de ambos é o mesmo, todavia, há uma grande diferença entre eles.

        Grupo pode ser identificado como a união de um número de pessoas, que interagem entre si, mas não veem a necessidade de desenvolver um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, ou seja, no trabalho em grupo o desempenho de seus membros é a somatória das suas contribuições individuais.

        Por mais que o grupo tenha objetivos em comum, não há o senso coletivo e seus membros não levam em consideração o quanto cada etapa do trabalho é importante para o resultado final. Isso faz com que, em muitos casos, os resultados da organização não saiam conforme esperado. A falta de comunicação é uma grande deficiência nos trabalhos em grupo, seus membros, na maioria das vezes, não sabem o que o outro pensa e a sua única preocupação é desenvolver o seu trabalho individual, objetivando apenas o destaque pessoal, ou seja, não estão interessados no resultado coletivo, mas apenas nos seus interesses e resultados pessoais.

        Os líderes no trabalho em grupo são mais afastados, distantes dos seus membros, surgindo apenas para dar ordens e cobrar resultados, os quais se tornam difíceis de serem alcançados perante a falta de interação do grupo.

        O trabalho em equipe pode também ser considerado um tipo de grupo, porém, possui singularidades. Nele os membros têm funções e atividades bem definidas e dependentes umas das outras, para assim chegarem aos resultados. O ciclo de trabalho não pode quebrado ou ignorado, todas as etapas devem ser respeitadas e levadas em consideração para que no fim a objetivo seja alcançado. Diante disso, a comunicação torna-se uma ferramenta indispensável, garantindo a interação entre as partes e fazendo com que o resultado dependa da colaboração de todos. No trabalho em equipe, o papel do líder é essencial, sendo um dos principais fatores motivadores dentro da organização, reconhecendo os principais pontos fortes e fracos da sua equipe, além de caminhar junto na busca de resultados.

        Sendo assim, os grupos são conjunto de pessoas que possuem objetivos comuns e que em geral se reúnem por afinidades, por busca dos mesmos interesses, mas que não hesitam em trabalhar de forma individual. Por outro lado, as equipes são formadas por conjuntos de pessoas também com objetivos em comum, mas que atuam no cumprimento das metas de forma unida, onde um depende da ajuda do outro, oferecendo o melhor para que o todo, e não somente sua tarefa, seja realizada com sucesso.

        Em um exemplo prático, pode-se citar a seguinte situação: Um grupo de pessoas que vão ao teatro para assistir a mesma peça, não se conhecem e dificilmente interagem entre si, mas com o mesmo objetivo que é assistir a peça. Já a equipe é algo mais profundo e intenso, como o elenco da peça, onde todos trabalham juntos para atingirem a meta específica, no caso, entreter o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com