TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em equipe

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.124 Palavras (21 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 21

2.3 Equipes de trabalho Auto-gerenciadas

(ROBBINS, Stephen - 1998 p182) As equipes solucionadoras de problemas estavam no caminho certo, porém elas não foram longe o bastante no envolvimento dos empregados em decisões e processos relacionados ao trabalho. Isso levou à experiências com equipes verdadeiramente autônomas que não só pudessem resolver problemas mas implementar soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados. Surge então as equipes de trabalho auto-gerenciadas.

Essas equipes são grupos de, geralmente, 10 a 15 empregados, que assumem as responsabilidades de seus antigos supervisores. Normalmente isso inclui planejamento e escalonamento de trabalho, controle coletivo do andamento do trabalho, tomada de decisões operacionais e ações em relação a problemas. Equipes de trabalho totalmente auto-gerenciadas até selecionam seus próprios membros e os fazem avaliar os desempenhos uns dos outros. Em resultado, posições de supervisão têm sua importância diminuída e podem até ser eliminadas.

Segundo Robert Kreitner e Angelo Kinicki,(2007, p?) as Equipes auto-gerenciadas são definidas como grupos de trabalhadores que recebem supervisão administrativa por seus domínios de tarefa. A supervisão administrativa envolve atividades delegadas como planejar, programar, monitorar e preencher cargos. Estas são tarefas normalmente desempenhadas pelos gerentes. Em suma, os funcionários nesses grupos de trabalho originais agem como seus próprios supervisores. A responsabilidade é mantida INDIRETAMENTE por gerentes, externos e líderes.

As equipes auto-geridas são denominadas variadamente como grupos de trabalho semi-autonomos, grupos de trabalho autônomos e super-equipes.

Multicapacitação é um aspecto muito comum das equipes auto-gerenciadas. A multicapacitação esta sendo incluída no currículo das universidades para ajudar os alunos a ver o quadro geral e refinas suas habilidades de equipe.

As tarefas mais comuns delegadas por equipes auto-gerenciadas são a programação do trabalho e o trato direto com clientes externos e as tarefas menos comuns são contratar e demitir

Na fábrica de motores de locomotiva da GE em Grove City, Pennsylvania, existem cerca de 100 equipes auto-gerenciadas, e elas é que tomam a maioria das decisões da fábrica. Elas organizam a manutenção, programam o trabalho e autorizam, rotineiramente, as compras de equipamento. Uma equipe gastou US$ 2 milhões e o gerente da fábrica nem questionou.

A Aid Association for Lutherans, uma das maiores companhias de seguros e serviços financeiros nos Estados Unidos, alega que as equipes auto-gerenciadas foram as principais responsáveis por ajudar a aumentar a satisfação dos empregados e permitir que a empresa aumentasse o volume de negócios em 50% num período de quatro anos, enquanto diminuía o quadro da força de trabalho em 15%.

Apesar desse tipo de equipe ter dado tão certo em algumas empresas, algumas organizações têm ficado desapontadas com os resultados de equipes auto-gerenciadas.

Por exemplo, os empregados da Douglas Aircraft CO, que têm passado por grandes cortes de pessoal, que revoltaram-se contra equipes auto-gerenciadas. Eles chegaram a perceber a cooperação com o conceito da equipe como um exercício de ajudar seu próprio carrasco. A pesquisa geral sobre a eficácia de equipes de trabalho auto-gerenciadas não foi uniformemente positiva. Por exemplo, indivíduos nessas equipes tendem a relatar níveis mais altos de satisfação no trabalho. Entretanto, contrariamente à sabedoria convencional, empregados em equipes auto-gerenciadas parecem ter proporções mais altas de absenteísmo e rotatividade do que empregados que trabalham em estruturas de trabalho tradicionais.

2.4 Equipes de Trabalho

(MOORHEAD, Gregory e Ricky W. Griffin. p.255) As equipes de Trabalho, costumam ser permanentes e são as que realizam o trabalho diário. Por exemplo, as enfermeiras, os paramédicos, em geral e vários técnicos responsáveis por todos os pacientes de um andar ou ala de um hospital constituem uma equipe de trabalho. Mais do que investigar um problema específico, avaliar alternativas e recomendar uma solução ou mudança, a equipe de trabalho tradicional de enfermeiras e a equipe de atendimento ao paciente é que o primeiro tem autoridade para decidir como o trabalho é feito, em que ordem e por quem; a equipe inteira se responsabiliza pelo cuidado dispensado a todos os pacientes.

Quando a equipe decide como o trabalho deve ser organizado ou desempenhado, trata-se de uma equipe auto-gerida.

3. CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Peguei da Rosangela - 3.1 Eficácia de Equipe - Todas as equipes são grupos, no entanto, nem todos os grupos são equipes, e o desempenho da equipe também afetado por fatores adicionais que não influenciam a produtividade de outras variedades de grupos. Examinaremos alguns aspectos que tornaram as equipes um tipo especial de grupo elementos cruciais ao seu desempenho eficaz.

3.2 Características das equipes-Equipes são grupos caracterizados por três

importantes determinantes distintivas:

• Os membros das equipes são altamente interdependentes, via de regra interligados pela interdependência inclusiva.

• As equipes são formadas mediante o uso de agrupamento por fluxo de trabalho, de modo que seus membros são responsáveis pelo desempenho de diversas funções diferentes.

• Aptidões, conhecimento, experiência e informação geralmente se distribuem de forma desigual entra membros de uma equipe, devido à diferença de antecedente treinamento, talento e acesso a

recursos. Todas essas diferenças são relevante ás diferenças interfuncionais

Equipes são um tipo de grupos, caracterizado por níveis elevados de interdependência, agrupando por fluxo de trabalho e conhecimento, talentos e aptidões diferenciados entre seus membros.

Essas características são muito importantes em relação aos outros tipos de grupo nas organizações de trabalho. As “equipes de plataformas” da Chrsler, por exemplo, são compostas por projetistas, engenheiro, fornecedores, operários e analistas de marketing que trabalham ao mesmo tempo juntos ao mesmo projeto.

Equipes similares foram criadas em milhares de organizações no curso dos últimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com