TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho interdisciplinar

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 GESTÃO DE PROJETOS        4

2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        7

2.2.1 Gestão por Competência................................................................................... 7

2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades...................................... 8

2.2.3 Aplicabilidade da Logística................................................................................. 9

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        10

2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor......................................  10

2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 11

2.3.3 Estudo de Mercado.......................................................................................    12

3 CONCLUSÃO        3

REFERÊNCIAS        4



1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade como das edições anteriores nos preparar para a tarefa a qual nos propomos enfrentar, que é sermos administradores. Com vibrantes e instigantes desafios devemos discorrer sobre importantes temas, englobando as matérias de empreendedorismo e plano de negócios, logística e gestão de produção, além de gestão de projeto. Navegando por todos estes importantíssimos assuntos chega se ao final de mais uma trajetória, na qual este trabalho veio acrescentar e agregar maior conhecimento em administração empresarial, dando nos maior visão na interpretação de como deve ser feito cientificamente passo a passo, a montagem de uma empresa, seja pequena ou grande o seu porte, ou mesmo um micro negócio individual, com conselhos, roteiros e organizações. Será apresentado da forma mais clara e resumida possível, cada tema proposto dando ênfase na parte pratica de cada atividade exigida neste semestre.

Sendo apresentado na matéria gestão de projetos, a criação de um novo produto com seu projeto de forma resumida.

Na matéria gestão de produção e logística, será apresentada de forma sucinta uma breve explicação do é a administração de logística sua ligação com a produção, sua importância para as empresas. E também é discorrido sobre a gestão por competência; um tema ainda pouco difundido no meio empresarial brasileiro. Em todos estes temas será formulado suas aplicabilidades e seus conceitos.


  1. DESENVOLVIMENTO

A breve história desta empresa não difere da maioria das empresas por este Brasil a fora, e até mesmo em muitos países mundo a fora. Ela começa com o ciclo do café, em uma região produtora onde seu fundador e alguns sócios, em uma época remota decidiram com seus recursos montar uma indústria de torrefação de café, onde o produto era vendido em pó, ou grãos torrados para serem posteriormente moído em casa. Com o passar dos tempos, com o advento da descoberta da tecnologia de fabricação de café solúvel, logo também foi incorporado por esta empresa, que na visão de seus donos era um salto qualitativo e quantitativo, com motivo para sentir orgulho.

 Sua abrangência em termos mercadológicos era tão somente regional, ou seja, seus produtos atingia uma pequena faixa do território nacional, mas com o aumento constante da demanda e melhora nos transportes, logística e comunicação, foi necessário aumentar tanto a planta industrial, quanto sua capacidade de produção, com compras de novos equipamentos e contratação de mais colaboradores. Também nesta época seus produtos começaram a ter maior penetração em outras regiões e até outros estados.

Á exemplo de outras empresas, principalmente nos anos 40 ou 50 do século passado, aonde as empresas em sua maioria chegavam a certo porte e faturamento, depois seus donos/gestores ficavam acomodados, em parte pela pouca ameaça de concorrência, em parte por dificuldade de crescer devido à precariedade dos transportes a época, e também a deficiente comunicação, e até mesmo devido à cultura. Nesta empresa também aconteceu este acomodamento, que perdurou até a entrada em cena da segunda geração de administradores, que são os filhos dos empresários. Com uma visão mais empreendedora e intraempreendedora de onde surge então uma equipe de perscrutadores de oportunidades que veremos a seguir uma de suas criações bem sucedidas.

        


2.1 GESTÃO DE PROJETOS

O segmento alimentício no ramo específico de café era o único produto desta empresa, mas a equipe recém-formada de pesquisadores de novas oportunidades de exploração de produtos, após pesquisas, e usando a técnica de brainstorming , foi descoberto que ainda haveria um publico quase esquecido; que são os fumantes. E estas pessoas quase na totalidade aprecia um bom cafezinho, principalmente logo após as refeições, e que neste momento é aprazível fumar. Mas como quase sempre se está em locais fechados isto não é possível, então esta equipe imaginou um produto substituto do cigarro, e socialmente correto para ser consumido nestes momentos, que foi no caso criado uma barrinha de chocolate nicotinado. Bem, como foi visto nos estudos da matéria gestão de projetos  na web aula I sobre gerenciamento de riscos, há uma referência à respeito de risco positivo e no caso da criação deste produto houve uma agradável surpresa pois alem de ser bem aceito pelo publico alvo ainda foi descoberto depois um outro bom emprego para o produto que é: auxiliar nos primeiros momentos de aflição das pessoas que desejam deixar de fumar!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (276.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com