TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho iterdiciplinar

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

             SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

   BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MÁRCIO ALMEIDA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR  INDIVIDUAL I

[pic 3]

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

2014

MÁRCIO ALMEIDA SILVA

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR  INDIVIDUAL I

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Teoria da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia, Filosofia.

Profs. Sebastião de Oliveira, Celson Leopoldo Pagnan, Samara Silva Headley, Ivan Ferreira de Campos.

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        05

2.1 Aborgem Clássica, Humanística e Comportamental das Téorias da Administração............................................................................................................ 05

2.2 A Impostância Da Comunicação Eficaz Na Administração E Seus Elementos        07

2.3 O Conceito De Trabalho E A Visão Da Sociedade Capitalista Para Emile Durkhiem, Max Weber E Karl Marx          08

2.4  Os Limites da Ultilização de Estrategias Aplicadas Para a Conquista do Público na Manutenção de Uma Gestão Ética Nas Suas Organizações e o Tipo Político Adequado Que Deve Ser Adotado Para Esta Manutenção   ....................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS         13

REFERÊNCIAS        4

                         

1 INTRODUÇÃO

Estudos recentes tem mostrado que a evolução histórica das teorias da administração são desenvolvidas a partir de estudos interdisciplinares através da abordagem clássica, humanista e comportamental do consumo, na contemporaneidade de diferentes funções, multiplas referências como construção social, de perspectiva ambiental de direitos e da cidadania organizacional.  

Para tanto, nesta presente pesquisa pretende-se abordar de forma clara e precisa sobre a diferenciação das escolas citadas acima  e suas terorias. Levando em concideração a ferramenta indispensavel para relações humanas que é a comunicação e linguagem com todos os seus elementos para que se obtenha um resultado eficaz no processo de uma administração segura e coerente.

Vale ressaltar que no processo social adminiastrativo, em especial a gestão empresarial dentro do contexto histórico, tem na sociologia uma abragencia inserida desde o surgimento da Revolução Industrial, onde o aparecimento das novas forças sociais e das novas classes, fizeram com que a realidade tivesse uma nova concepção de ideais e de valores voltados para o trabalho e a concepção de sociedade capitalista. Desta visão,  participam importantes representantes sociais como Emile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx, dos quais terão suas teorias apresentadas  no decorrer da pesquisa.

Por fim, pretende-se abordar até que ponto a ultilização de estratégias para a conquista do público (Consumidores) na manuteção de uma gestão ética nas organizações tem sido realizada e ao mesmo tempo apresentar o tipo de política que deve ser adotada para essa manutenção.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Aborgem Clássica, Humanística e Comportamental das Téorias da Administração

A  abordagem clássica nos primeiros anos do século XX, tem observado o avanço do setor industrial, bem como a  incapacidade predominadora, as empresas nessa época estavam tolerando em consequências de não haver unificação em técnicas de trabalhos dos conhecimentos e dos hábitos de afazeres por parte da administração. Um dos pensamentos administrativos de alto potencial foi Frederick Winslow Taylor, formado em engenharia e graduado pelo célebre Stevens Institute of Tecnology, em New Jersey, nos Estados Unidos.

A administração clássica é desenvolvida por outro e grande destaque visto no ramo administrativo, o europeu Henri Fayol (1841-1925), o reforço de Fayol foi desenvolver a chamada Teoria Clássica, que se preocupava em desenvolver os métodos para acrescentar a ação da empresa por meio da sua disposição e pela atenção das aberturas gerais de administração de acordo como as bases acadêmicas.

Fayol, assim como Taylor, percebeu a ineficiência então dominante e elaborou uma ciência administrativa, só que sob um enfoque diferente de Taylor. Fayol acreditava que a eficiência organizacional seria alcançada através da análise da estrutura da empresa, dos órgãos que a compõem. Nesse sentido, a Teoria Clássica tem ênfase na estrutura, correspondendo a uma abordagem clássica estruturalista. CHIVENATO (2004)

Para Fayol, seis são as funções básicas de qualquer empresa: Funções técnicas (relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa), Funções comerciais ( relacionadas com a compra, venda e permutação), Funções financeiras ( relacionadas com a procura e gerência de capitais), Funções de segurança (relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas), Funções contábeis ( relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas) e Funções administrativas (relacionadas com a integração das outras cinco funções). As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa, pairando acima delas. CHIVENATO (2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com