TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre a Nike

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  1.527 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caso refere-se ao tema competitividade e estratégia por apresentar-se como aliada direta no desenvolvimento empresarial, ao tempo em que ela exercita as empresas para se saírem melhor que os seus concorrentes diretos e indiretos na busca por lucro e pela satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve. Competitividade é a luta dos seres vivos pela sobrevivência, especialmente quando são escassos os elementos necessários à vida entre os componentes de uma sociedade. Simplificando o conceito de Competitividade: é a disputa por algo que dois ou mais competidores desejam.

A definição acima é bem aplicada à competição entre empresas, pois se refere à busca simultânea por vantagens e por elementos necessários à sobrevivência das mesmas, os clientes.

Para alcançar a competitividade, a empresa deve analisar os ambientes internos e externos, investir em novas estratégias e em um plano estratégico eficiente.

Em face ao grande número de concorrentes nascendo no mercado e às grandes e rápidas transformações globais, a maioria das empresas vem investindo em meios de se manterem à frente no mercado.

  1.  PROBLEMA

Devemos enfatizar que uma empresa pode se deparar com inúmeras dificuldades devido a constante mudança do mercado. A organização deve adequar-se às mudanças do mercado, caso contrário podem surgir diversos problemas. Na Nike podem ser citadas algumas dificuldades relativas à estratégia da empresa, que já não era mais eficiente e necessitava ser mudada, além da falta de inovação nos produtos.

Percebemos que no ano de 1998, devido aos problemas de uma estratégia inadequada, os concorrentes diretos começaram a se tornar mais fortes, tinha falta de inovação e os produtos encalharam no Japão. A Nike estava perdendo sua postura competitividade.

Sendo assim, nos deparamos com a seguinte questão: O que deve ser feito para que a Nike volte a se tornar competitiva?

  1.  HIPÓTESES

Os fatores importantes para o desenvolvimento de uma postura competitiva é fazer uma análise organizacional dos ambientes internos e externos da empresa, atentando para a rivalidade entre os concorrentes e o poder dos clientes, que são dois fatores externos principais que moldam a competitividade.

Além dos fatores citados acima, existe ainda a questão da estratégia. Uma nova estratégia deveria ser implementada para que a Nike voltasse a tomar uma postura competitiva. Isso demonstraria uma mudança de mercado, pois a empresa estava perdendo para seus concorrentes diretos. O sucesso de uma organização é sustentado por meio de boas estratégias.

Por fim, um planejamento estratégico eficiente deveria ser feito. O mesmo definiria os meios para se alcançar a estratégia.

 Todos esses fatores têm influência no desempenho geral da empresa.  As soluções encontradas fariam a empresa voltar a se tornar competitiva, obtendo sucesso em relação aos seus concorrentes.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral
  • Esclarecer o que deve ser feito para que a Nike volte a se tornar competitiva.
  1. Objetivos Específicos
  • Mostrar o planejamento estratégico como adepto direto da competitividade.
  • Esclarecer como uma mudança de estratégia pode ajudar o desenvolvimento empresarial.
  1.  JUSTIFICATIVA

Este estudo de caso pretende apresentar aos leitores como solucionar a questão de uma estratégia ineficiente. Sendo assim, entendemos que saber as dificuldades que os gestores encontram para administrar uma empresa, é um problema relevante. A escolha do tema é justificada pela sua importância para:

  • A ciência: Através da pesquisa realizada, foram colhidos dados e informações importantes que contribuirão para o aumento do acervo científico.
  • A sociedade: Se a empresa inova e se reestrutura, ela se destaca no mercado, gera mais lucro e, consequentemente, se expande, gerando empregos.
  • As empresas: Para se sair melhor que os seus concorrentes, cria novas estratégias e se adapta para inovações, dessa forma alcança a lucratividade, produtividade e a satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve.
  • O crescimento intelectual dos autores: Sendo um assunto de suma importância, entender sobre postura competitiva, estratégia e planejamento estratégico trouxe um crescimento intelectual e grandes informações, contribuindo para o desenvolvimento profissional.

  1. METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. A metodologia a utilizada foi bibliográfica e eletrônica, a coleta de dados/informações foi feita através de páginas na internet e pesquisas em livros. As pesquisas realizadas permitem que se tome conhecimento de material relevante, tomando-se por base o que já foi publicado em relação ao tema, de modo que se possa delinear uma nova abordagem sobre o mesmo, chegando a conclusões que possam servir de embasamento para pesquisas futuras.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A EMPRESA

A Nike é uma empresa criada nos Estados Unidos a partir de uma idéia defendida em um trabalho de conclusão de curso de MBA. Atualmente está entre as 15 empresas mais inovadoras do mundo, segundo ranking da Fast Company e entre as 14 maiores grifes de moda, segundo a Forbes. É considerada uma das maiores no segmento de calçados e roupas esportivas.

2.2 SITUAÇÃO EM 1998

Em 1997 a Nike era uma das líderes no mercado de calçados, mas em 1998 seu desempenho começou a cair. Os comerciantes alegavam que todas as marcas vendiam os mesmos produtos, não havia uma diferenciação nem inovação de nenhuma das empresas desse ramo. A concorrência estava ficando cada vez maior por parte da Reebook e da Adidas, que estavam levando uma maior aceitação do mercado. Por questões culturais, os produtos não foram aceitos no Japão e, inclusive, encalharam. Devido a essas questões, a empresa via a necessidade de uma mudança rápida e eficaz.          

Diante de todos fatos relatados, entendemos que o problema era uma estratégia ineficaz. Uma empresa deve ter a necessidade de inovar sempre, ter uma visão mais criativa e conseguir, dessa forma, surpreender e conquistar o mercado. A sobrevivência da Nike estava arriscada, pois estava inserida em um ambiente cada vez mais concorrido e seus produtos estavam cada vez mais parecidos com o dos seus concorrentes. Percebemos que a empresa necessitava tomar uma postura competitiva, ou seja, possuir a capacidade de cumprir sua missão com mais êxito que outras empresas do mesmo ramo. Com a constante mudança do mercado o planejamento estratégico que tornou a empresa bem sucedida no passado, provavelmente não funciona mais no presente e nem vai funcionar no futuro. O que parecia dar certo quando a empresa foi criada, começou a fazer produtos encalharem, além de uma falta de aceitação no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com