TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho social Ações contra a violência contra os idosos

Projeto de pesquisa: Trabalho social Ações contra a violência contra os idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de Pesquisa: Ações do Serviço Social frente à violência contra o idoso

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA......................................................................3

3. OBJETIVOS..........................................................................................................4

3.1 GERAL..................................................................................................................4

3.2 ESPECÍFICOS.......................................................................................................4

4. JUSTIFICATIVA..................................................................................................4

5. METODOLOGIA..................................................................................................5

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................................5

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA.......................................................................7

8. ORÇAMENTO......................................................................................................7

9. RESULTADOS ESPERADOS.............................................................................7

10. REFERÊNCIAS....................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

A formação acadêmica do Serviço Social tem em sua proposta pedagógica o embasamento para a preparação de Assistentes Sociais engajados no enfrentamento das expressões da questão social, a partir de uma intervenção de maneira a promover a cidadania, acesso aos direitos, o combate às desigualdades e a promoção do individuo a condições de vida com justiça e dignidade. Dentro dessa perspectiva, o combate à violência contra o idoso insere-se no rol de objetos de trabalho do Serviço Social, explicitando a necessidade da intervenção do Assistente Social quanto à garantia de direitos aos usuários vitimados, por esse tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

O presente trabalho trata da contribuição das ações do Serviço Social frente à violência contra idoso, levando em consideração a importância das Políticas Públicas na busca de garantia de proteção e dos direitos fundamentais da população idosa.

2. DELIMITAÇÂO E FORMULAÇÂO DO PROBLEMA

Violência e maus tratos contra o idoso, qual a importância do Serviço Social frente a essa demanda?

No Brasil, os idosos têm sido alvos da cruel realidade de violência e dos maus tratos que tem afetado assustadoramente esta geração envelhecida, que sequer tem direito à sua dignidade respeitada, e que pede socorro à sociedade.

A violência e hoje no Brasil, reconhecida como um mal que mobiliza a atuação das diversas instituições, governamentais ou não governamentais, envolvidas com a promoção da saúde pública. A violência praticada no ambiente familiar, que tanto pode ser por negligência, física ou psicológica, embora guarde uma relação direta com a violência estrutural, não é um problema de saúde circunscrito a uma classe social, mas, principalmente, uma consequência das relações interpessoais. (GUERRA. 1988, p.31-32).

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL;

Compreender as principais formas de violência contra o idoso, buscando cooperar de forma efetiva para o combate-las, sejam quais forem às formas de sua manifestação, oferecendo as usuárias condições para identificar as causas e formas de preveni-la.

3.2 ESPECÍFICOS;

 Compreender as diversas formas de violência contra o idoso;

 Analisar as Políticas Públicas de enfrentamento;

 Analisar os desafios do Serviço Social frente a essa demanda;

4. JUSTIFICATIVA

Diante de acontecimentos dos fatos de violência que acorre diariamente em todo país, em todas as classes sociais no mundo inteiro, e que na maioria das vezes ocorre na própria convivência familiar, a escolha do tema foi pensando em uma forma de minimizar esses impactos de violência, devido à violação dos direitos dos idosos, por considerar ser algo que acontece com muita frequência em nossa sociedade, um problema grave que aos poucos tem chegado ao conhecimento da população. A violência contra pessoas idosas é um problema que toma maior amplitude a cada dia. Os atos de violência manifestam-se principalmente sobre a forma de abandono pela família, institucionalização forçada, ameaças, chantagem, desvalorização, roubos, abuso de autoridade, abuso de confiança, agressões físicas e verbais.

O Estatuto do Idoso na Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, no artigo 3º, afirma ser dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária (BRASIL, 2003). O Serviço Social com sua intervenção irá direcionar sua ação buscando garantir à pessoa idosa, o acesso aos direitos que lhes proporcione melhor qualidade de vida, recuperação da autoestima, valorização e proteção social. Partindo deste pressuposto, O papel do Assistente Social é de fundamental importância, como forma de resgatar os direitos e a cidadania, através dos princípios que norteiam e beneficia a esse público alvo.

5. METODOLOGIA

Com o propósito de compreender o contexto da violência contra o idoso, e as possíveis ações do Serviço Social frente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com