TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho univasf

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Ética

A ética, atualmente, está ligada ao caráter do ser humano, as normas de conduta e moralidade da sociedade. Contudo, vivemos numa sociedade imoral. Isto em vários sentidos. No entanto, nos voltaremos para a imoralidade do egoísmo do ser humano. Vivemos num país, para não se falar do mundo como um todo, onde as pessoas anseiam por justiça social, entretanto, o egoísmo pessoal de cada um de nós não nos deixa colaborar com este desejo de justiça. A grande maioria das pessoas dizem que a causa, por exemplo, da miséria, está nos políticos corruptos. Em parte elas estão certas. No entanto, o político corrupto é uma cultura nacional aplaudida pela soberania do povo brasileiro. Muitos dizem: “os eleitores brasileiros não sabem votar. Merecem sofrer para deixar de serem burros”. Entretanto, a grande maioria caem na mesma tentação de votarem em troca de algum favor. Seja um bom emprego, no caso de um universitário, por exemplo, ou seja, por uma carrada de água de pipa, no caso dos sertanejos pobres. Estes são exemplos básicos. Do que adianta uma constituição cheia de leis maravilhosas se a nossa sociedade coloca executores tão inescrupulosos. A lei foi feita para combater o corrupto e não para ser guiada por eles. Percebemos então que a lei é boa, mas o homem que devia pô-la em prática é mal, é corrupto, é egoísta. Diante disto, a lei que diz que é dever do estado dar a todo o brasileiro, as condições dignas de se viver, ou seja, comida farta na mesa, saúde, segurança, etc., não é cumprida. Então, aquele que é responsável pela execução da lei diz: a culpa é da economia. E o povo diz: a culpa não é minha. E todos dizem: a culpa é do sistema.

“E eu, aqui embaixo, digo o quê? Aliás, não tenho forças para dizer nada. Apenas aguardarei todos decidirem de quem é a culpa. Enquanto isto, vou procurar algo para comer no lixo de meus irmãos”

[pic 1]

Nós, porém, deste grupo, dizemos: A culpa é de todos nós que esquecemos o que significa “ tudo vale a pena se a alma não é mesquinha e pequena”, ou seja, tudo seria diferente se os nossos corações não fossem tão egoístas.

Na bíblia, Jesus cristo, o filho do Deus Vivo, deixou escrito: “é necessário ao homem nascer de novo. Se o homem não se tornar humilde como uma criança, não entrará no reino dos céus”. Ora, não é difícil de entender o porquê. Se o homem de hoje entrar nos céus com este coração egoísta, fará lá como está fazendo aqui, ou seja, destruirá lá como tem destruído aqui.  

Se a humanidade não curar, primeiro, seus corações, em vão serão as leis. Elas já nascerão doentes, ou seja, incapazes de sarar as doenças físicas da sociedade, como a miséria e a fome! Tudo, ainda, por inacreditável que se pareça, decide-se no coração do homem. Tudo depende do que a filosofia chama de ética.

Grupo: Maria Auxiliadora da Conceição Benício; Maria José da Conceição Benício; Hercules Sávio Granja Coelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com