TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho wagner

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADAN MOSTAÇO

BRUNA RIBEIRO

CAMILA NUNES

FERNANDO DE ARAÚJO M. PEREIRA

KAUANA BUENO

KELLY DARDIS

LAÍS ESTEVES

RAFAEL MARTINI

RENAN APARECIDO RIBEIRO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS – RESUMOS DAS PAGINAS 56 A 61

Londrina

2016

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

 

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado seja manual, que abrange pessoas, máquina e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário ou cliente.

Informações são dados oferecidos de uma forma significativa e útil para os indivíduos. Dados são correntes de fatos brutos que importam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

Todo Sistema de Informação que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.

QUAIS AS FUNÇÕES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE UMA EMPRESA

Com um bom sistema de informação os gestores de uma empresa conseguem tomar as decisões mais adequadas. Se uma empresa quiser competir com vantagem ela precisa contar com essa ferramenta.

 Responsável pelo recolhimento da informação o tratamento dessa informação e o armazenamento, tudo dentro das necessidades da empresa.

Os dados são muito importantes para as tomadas de decisões dentro das empresas, podem ser obtidos de modo externo ou interno. Os dados externos são aqueles que chegam do exterior, eles fazem parte de toda informação que está diretamente ligada ao exterior como estudos de concorrência. Os dados internos são os que são obtidos dentro da empresa como relatórios e análises internas.

 Recolhidos e inseridos no conjunto do sistema de informação da empresa, são obtidos através da observação e realização de inquéritos ou questionários cujas questões estão orientadas para a avaliação da situação. Os dados podem também ser adquiridos recolhendo informação existente tanto na empresa como no exterior.

Outra função é o tratamento correto das informações adquiridas, depois de adquiridos a empresa precisa avaliá-los e se precisar de alguma correção realizá-la. Depois colocar todos os dados codificados no computador a fim que obedeçam a mesma lógica para toda a empresa.

Por último, o sistema de informação da empresa tem a função de armazenamento da informação. Deverá estar bem armazenada em suporte magnético, para permitir que todos os que necessitam dela consigam-na usar de forma rápida e eficaz. Torna-se fundamental avaliar as necessidades de cada empresa. A segurança dos dados do sistema de informação deve ter sempre um local de destaque nas preocupações da empresa, sendo fundamental proceder regularmente a back-ups. Lembre-se que o volume de informação que uma organização encerra no seu sistema de informação é um dos seus bens mais preciosos.

ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Para ser eficiente é necessário que esteja organizado em subsistemas, não é recomendado concentrar todas as informações em um só ponto ou setor por questão de segurança.

Divisão por unidades da empresa:

São organizados os produtos e os serviços disponibilizados pela empresa. Considerando uma empresa de vestuário é possível criar um sistema para cada coleção.

Divisão por funções da gestão:

É a forma mais comum de organização e consiste em organizar os subsistemas a função das áreas de gestão, criar um sistema para cada parte da empresa e que eles conversem entre si, exemplo um sistema para a área de produção, comercial, financeiro, etc.

O sistema para ser eficiente precisa estar sempre atualizado e alimentado com novas informações.

Sistemas de Gestão do Conhecimento (SGC)

Ativos de conhecimento intangíveis agregam valor às empresas.

Os sistemas de gestão do conhecimento administram a captura, o armazenamento, a distribuição e a aplicação do conhecimento, de modo que ele possa alavancar benefícios estratégicos. Coletam todo conhecimento e experiência relevantes na empresa e os tornam disponíveis onde e quando forem necessários para melhorar os processos de negócios e as decisões. Podem ainda vincular a empresa a fontes externas de conhecimento.  Apoiam processos de aquisição, armazenagem, distribuição e aplicação de conhecimento, assim como a criação de novos conhecimentos e a integração deles por toda a organização.  Aplicativos de GC usam técnicas inteligentes que codificam o conhecimento a ser usado por outros membros da organização, além de ferramentas para a descoberta de conhecimento em grandes bases de dados. Sistema

Intranets e Extranets

 

A intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e muitas vezes liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede. Essa restrição do ambiente de trabalho não é necessária, já que as intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet. Em outras palavras, tecnicamente é possível acessar intranets de qualquer computador ligado à internet, caso a mesma também esteja ligada à internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com