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Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.230 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

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Universidade do Grande ABC - Anhanguera

Curso Superior em Sistemas de Informação – 2NA e 3NA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Fundamentos de Análise orientada a Objeto

Anderson Badari

        Carlos Santos

        Ivan Cirera

Responsável:

Henrique do Prado Cezar


Universidade do Grande ABC - Anhanguera

Curso Superior em Sistemas de Informação – 2NA e 3NA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Título do Trabalho: Fundamentos de análise orientada a objeto

Responsável: Henrique do Prado Cezar

Integrante(s):         

ANDERSON BADARI                 RA: 7423631819

CARLOS SANTOS                RA: 6658398725

IVAN CIRERA                         RA: 6602355127

[pic 1]

Santo André, 9 de abril de 2015


Sumário

1.        CAPITULO   1                                                                        3

1.1. Análise e Projetos Orientado a Objetos                                                3

1.2. Conceitos Gerais de Engenharia de Software                                        3

1.3. Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos                                        4

1.4. Engenharia de Requisitos                                                                4

1.5. Listagem Informal dos Requisitos obtidos                                                4

1.6 Listagem de Requisitos Funcionais e Não Funcionais validados                        5

2.        CAPITULO   2                                                                        6

2.1.  Casos de Uso                                                                        6

2.2. Diagrama de Casos de Uso                                                        6 

2.3. Diagramas de Classe UML                                                                6

  1.  Diagrama de Casos de Uso do sistema                                                7

 

  1. Diagrama de Classe do sistema                                                        8

REFERENCIAS MIDIOGRAFICAS                                                        9


  1. CAPITULO

  1. Resumo 1.1 - Análise e Projetos Orientado a Objetos

Resumidamente, a orientação a objetos é uma tecnologia para a produção de modelos que especifiquem o domínio do problema de um sistema. Além disso, são flexíveis a mudanças, mesmo que já prontos.

UML é a padronização da modelagem orientada a objetos, garantindo que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente. Antes dessa padronização, havia muita divergência acerca de qual método utilizar. A UML abrange, portanto, os melhores métodos de cada teoria proposta para solucionar os problemas no desenvolvimento do software.

Apesar de, a priori, ser projetada para objetivos de software, a UML vem sendo utilizada não apenas a computação, mas também a projetos que não necessitam e  não tem software integrados.

Os processos de desenvolvimento de software são: análise de requisitos (as necessidades do cliente), especificação (descrição precisa do software a ser criado), implementação        o (ou codificação, é o ato de transformar o projeto do papel em um programa em si), teste (validação do software, fase de testes), documentação (a documentação do software para futuros aprimoramentos),suporte e treinamento de software(adequar os usuários ao novo software) e, por fim, a manutenção (lida com a descoberta de novos problemas e requisitos).

  1. Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software

Engenharia de software pode ser definida como criação  e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais (BAUER, Friedrich). O próprio significado de engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, etc.

O termo surgiu na década de 60 para contornar a crise de software e dar um tratamento de engenharia, ou seja, mais sistemático, ao desenvolvimento de sistemas de softwares complexos.

O processo de engenharia de software é uma sequência  coerente de práticas  que objetiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Essas práticas englobam atividades de especificação, projeto, implementação, testes, e caracterizam-se pela interação de ferramentas, pessoas e métodos.

As metodologias utilizadas englobam conceitos de que vão desde a estruturação completa do projeto, até metodologias orientadas a objetos e desenvolvimento ágil do software.

A engenharia de software aborda uma série de práticas e tecnologias, focando seu impacto na produtividade e qualidade de software, dentre as quais podemos citar: linguagens de programação, banco de dados e práticas de programação, como programação estruturada e funcional, etc. Como ferramentas podemos citar o uso de ferramentas CASE, conceito que abrange toda ferramenta baseada em computadores que auxiliam  atividades de engenharia de software, desde a análise de requisitos e modelagem até programação e testes.

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