TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:

UMA VANTAGEM COMPETITIVA

[pic 3]

Itaberaba-Ba

2015

[pic 4]

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:

UMA VANTAGEM COMPETITIVA

Itaberaba-Ba

2015

Sumário[pic 5]

1.INTRODUÇÃO4

2.TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO5

   2.1 FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DE TREINAMENTO6

   2.2 ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO6

   2.3 BENEFICIOS DO TREINAMENTO7

3. DESENVOLVIMENTO HUMANO8

4. VANTAGEM COMPETITIVA12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS14

6.REFERÊNCIAS15

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO:UMA VANTAGEM COMPETITIVA[pic 6]

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância do treinamento nas organizações. O treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que, assim se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de ajudar a organização e contribuir com  o objetivo de se tornar cada vez mais competitiva. Sendo assim o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. Nesses termos, o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor ás pessoas, á organização e aos clientes.

No entanto, pessoas treinadas aumentam a produtividade e consequentemente o lucro da organização. As organizações tem se empenhado para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. Já na parte de desenvolvimento, pode se entender como um conceito mais abrangente, no que se refere a estimular o crescimento pessoal dos colaboradores. O foco do artigo é enfatizar o treinamento e desenvolvimento, visando uma vantagem competitiva.

 Palavras-chave: Treinamento e desenvolvimento, eficácia, conhecimento e desempenho.

  1. INTRODUÇÃO

 A Administração de recursos humanos é um sistema de trocas, em que a organização tem objetivos e metas a serem alcançar por meio das pessoas que nelas estão inseridas, e por outro lado o trabalhador busca a satisfação de suas necessidades usando a organização para conquistar parte delas.(ARAUJO,2006).

            O treinamento tem como função, orientar as experiências de aprendizagem num sentido positivo e benéfico, suplementa-las e reforça-las com atividade planejada, a fim de que os indivíduos em todos os níveis da empresa possam desenvolver com agilidade seus conhecimentos, atitudes e habilidades que serão totalmente benéficas para os colaboradores e gestores da empresa. No entanto, o treinamento é um procedimento contínuo cujo ciclo se renova a cada vez que é repetido.

Para ter um bom funcionamento, toda organização precisa de um bom nível de comprometimento e esforço por parte dos membros, por isso, sempre existiram teorias de motivação, aos fatores que desempenham o comportamento dos indivíduos. As organizações buscam obter vantagem competitiva, mas não uma vantagem que o seu concorrente possa obter facilmente. A disputa pelo mercado cresce a todo momento, vencendo somente os melhores, os que têm as estratégias bem definidas.

        Conforme Araújo (2006), gestão de pessoas pode ser entendida pela definição de administração, ou seja, conjunto de esforços que tem por objetivo: planejar; organizar; dirigir ou liderar; coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. A gestão de pessoas engloba vários subsistemas o qual neste artigo será abordado treinamento e desenvolvimento visando uma vantagem competitiva.

Contudo, treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais. Tendo como foco, aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos.

  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O departamento de Recursos Humanos em uma empresa é fundamental, no entanto merece destaque porque cabe a este, o papel de administrar, planejar, recrutar e selecionar pessoas, e principalmente treinar , com o objetivo de desenvolver as competências individuais e coletivas. Nesse caso, o treinamento deve ser voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições, o qual também é tido como peça essencial no processo de desenvolvimento organizacional.

Para que o treinamento possa levar ao desenvolvimento organizacional , é necessário que o planejamento do mesmo seja bem elaborado para garantir o alcance dos objetivos a que se destina, com eficácia.

CHIAVENATO (2002) define o treinamento como sendo o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada.

MILKOVICH e BOUDREAU (2000) relatam o desenvolvimento como o processo de treinamento em longo prazo para aperfeiçoamento das habilidades e aptidões pessoais e profissionais.

SLACK (1997, p. 667), afirma que:

"Não é coincidência que muitos programas bem sucedidos têm um gerente de treinamento como um dos principais impulsionadores. TQM é, pelo menos, em parte, uma mudança de atitude, de maneira que a tarefa de desenvolvimento é fundamental."

Quanto ao planejamento do treinamento, para CHIAVENATO (2002) este é uma decorrência do diagnóstico das necessidades e que geralmente os recursos colocados à disposição, estão relacionados com a problemática diagnosticada.

MILKOVICH e BOUDREAU (2000) destacam ainda que um sistema eficaz e constante de planejamento e avaliação do treinamento é essencial para assegurar o retorno adequado do investimento realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (794.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com