TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento de Integração

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Sergio de Araújo, cursando administração sexto semestre 2015.

Atividade no Portfólio Objetivos • Compreender a importância de realizar um programa de integração na empresa com o empregado recém-contratado. • Refletir sobre o fato de que a empresa pode gastar um valor alto com política de treinamento, mas não ter retorno do capital investido, porque o empregado não conhece os valores, a missão, a história da empresa, entre outros fatores. Descrição da atividade Utilizando a empresa que você trabalha ou trabalhou, elabore uma descrição do treinamento de integração e indique o fator abordado. Poste sua atividade no Portfólio.

Descrição do treinamento de integração

Como nos foi apresentado pelo material de referencia de estudo o processo treinamento de integração propõe adequação da pessoa em seu ambiente de trabalho, tendo com fim a construção de expectativas mútuas tanto da empresa como do funcionário. Desse modo, torna-se imprescindível, nessa relação, o contato da pessoa com os padrões culturais e políticos da organização. Daí a importância de perceber que a integração do funcionário possibilita um desempenho muito mais eficiente e eficaz, uma vez que ele é envolvido, integrado e se sente aceito pela organização. Essa atitude, consequentemente, gera uma imagem positiva da organização no mercado de trabalho.

Segundo Dutra (2002), para que a empresa consiga estabelecer um bom treinamento de integração, ela deve utilizar os seguintes instrumentos: 1) Ambientação e socialização: consiste em ações que procuram introduzir a pessoa em seu ambiente de trabalho; informar sobre a organização e seu negócio; estabelecer ligação com pessoas, dentro e fora da organização, importantes para o trabalho da pessoa; oferecer orientações sobre normas e procedimentos; introduzir o conhecimento da cultura e política organizacional. 2) Orientador: é a pessoa responsável pela orientação do funcionário contratado, e também, o elo das expectativas da organização e as da pessoa. 3) Divulgação da organização: representa as atitudes responsáveis pela imagem positiva da empresa no mercado de trabalho. Por meio de um adequado processo de integração e socialização, a empresa transmite uma imagem positiva para a sociedade e para o mercado de trabalho. 4) Negociação de expectativas: nesta etapa são analisadas as expectativas da pessoa quanto às condições de trabalho, formas de recompensas, benefícios, clima organizacional, desenvolvimento e plano de carreira

Segundo Pontes apud Dayal (2004) define que o processo de integração deverá proporcionar para a pessoa: • Adaptação de suas ideias, sentimentos e modo de trabalho aos padrões da empresa. • O encontro de sua identidade na empresa que se utilizará de recursos próprios para desempenhar sua função com maior liberdade e utilizando sua capacidade integral. • A ambientação faz parte do processo de integração.

Ambientação de pessoal consiste em desenvolver um programa no qual sejam expostas as políticas básicas da organização ao novo funcionário. Geralmente, caracteriza-se por um treinamento aplicado nos dias iniciais do trabalho. Este programa deve apresentar os seguintes assuntos: primeiro: História da empresa. Segundo: Produtos/serviços da empresa. Terceiro: Modos e processos de produção. Quarto: Valores evidenciados pela organização. Quinto: Missão da organização. Sexto: Visão futura da organização. Sétimo: Políticas e procedimentos administrativos. Oitavo: Relações empregatícias, benefícios e política salarial. Nono: Planos de carreira. Décimo: Tarefas, objetivos e visão do cargo. Décimo primeiro: Atitudes, comportamentos e condutas que se esperam do funcionário.

O programa de ambientação encerra-se por meio da visita do funcionário às dependências da empresa, bem como de seu setor, além de sua apresentação aos funcionários e colegas de trabalho. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com