TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tres dimensões de autoridade

Por:   •  1/4/2016  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme Weber, a relação entre ordem e comando, que se estabelece entre as pessoas, pode ser dividida em três dimensões básicas: a dimensão pessoal, a social e a estrutural. Pode-se, assim, relacionar essas três dimensões aos três tipos de autoridade:

a. Autoridade tradicional: quando a tradição é intrínseca ao líder, ou seja, um grupo de pessoas obedece a alguém em função de um hábito herdado de gerações anteriores.

b. Autoridade carismática: quando a ideia de carisma está ligada a características e qualidades pessoais e à posição organizacional. O carisma é a fonte da autoridade dentro das organizações.

c. Autoridade burocrática: é a principal base de autoridade do mundo contemporâneo. Apesar de as organizações terem a tendência de tratar a liderança como um atributo de cargos específicos, esse tipo de autoridade é de caráter temporário e pertence ao cargo da pessoa que o ocupa. Assim, a liderança refere-se muito mais ao reconhecimento que os liderados creditam ao líder.

Quando se alia liderança à autoridade, conforme o ponto de vista de Max Weber, elas se tornam importantes fatores para o cumprimento dos objetivos organizacionais. No entanto, ambas necessitam de outras fontes de autoridade: domínio e conhecimento técnico, habilidades interpessoais, perfil e personalidade. A burocratização e a estrutura organizacional cada vez mais engessada fazem com que nem sempre a delegação de autoridade seja respaldada por aqueles que recebem o novo líder.

Quando um líder perde a autoridade, isso implica não só a perda do controle sobre seus liderados, mas, também, a perda da credibilidade em relação a seus superiores.

Tudo isso quer dizer que as dimensões básicas são o equilíbrio entre: dimensão pessoal (o perfil do empregado), social (relacionamento interpessoal) e estrutural (cultura da empresa).

Quanto mais o líder se preocupar com seus colaboradores, como eles estão no ambiente de trabalho e se o seu perfil se enquadra na cultura da empresa, mais ele vai produzir com prazer e gostar do que faz.

E as autoridades são os tipos de liderança: tradicional (conservadora), carismática (habilidade de persuadir) e burocrática (se limita a aplicar o regulamento).

Desta forma, o lider ideal é aquele que tem carisma, é aberto a ouvir, se preocupa com as regras e dá o apoio necessário para o colaborador consiga cumprir.

Quando o colaborador se sente parte do processso, maior é sua contribuição na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com