TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM Caso Motorola

Por:   •  17/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES

  1. A Motorola e outras empresas estão interessadas em atender as adolescentes que desejam usar pagers. Que tipo de pesquisa de mercado você faria para saber mais sobre esse segmento e mercado?.

  1. Como as características culturais, sociais, pessoais e psicológicas dos adolescentes afetam seu comportamento de consumo em relação aos pagers?.
  1. Como as características dos pagers afetam seu ritmo de adoção?. Você preveria um ritmo lento ou rápido para os pagers no mercado adolescente?.
  1. Os pagers são um produto originalmente voltado para os mercados organizacionais ou industriais, que passaram para o mercado de consumo. Que fatores causaram essa transição?. Como são os compostos de marketing para diferentes pagers entre os mercados organizacionais e de consumo?.
  1. Se um vendedor da RCC souber que os sistemas escolares locais proibiram os pagers, ou suspeitar que um cliente adolescente potencial pode estar envolvido com drogas, ele deve vender ou alugar pagers para os adolescentes?.
  1. Que recomendação de marketing você faria para a Motorola a fim de ajudá-la a voltar-se para o mercado de adolescente?.



RESPOSTAS



Primeiramente faria uma pesquisa do tipo Exploratória, pois assim poderia inicialmente reunir um maior numero de informações possíveis sobre os adolescentes que gostariam de adquirir os pagers; depois uma pesquisa do tipo Descritiva, identificando qual classe social tem maior interesse em adquirir, qual o poder aquisitivo desta classe, quais são os motivos que os levam a comprar os pagers ( família, amigos, clube social e outros).

Cada característica afeta de uma maneira diferente os adolescentes, pois cada um pertence a um grupo social diferente, como:

Cultural: é a causa mais determinante dos desejos e do comportamento das pessoas, incluindo valores básicos, preferencias e comportamento que aprendem com a família e com outras instituições.
Fatores Sociais: as escolhas de produtos e marcas são altamente afetadas pelos grupos de referencia  a pessoa, incluindo família, amigos e organização sociais e profissionais, o fato de se tornar igual as outras pessoas; para um adolescente cujo pertence a um grupo onde todos tem pagers e só ele não, este adolescente começa a imaginar que esta sendo excluído do grupo, ele sente a sensação de ser diferente de todos apenas pelo fato de não ter um pager, a partir do momento em que adquiri o produto, esta sensação desaparece pois em sua cabeça agora ele é igual aos demais.
Fatores pessoais: idade, estágio de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida e personalidades, são estes tipos de fatores que levam muitas vezes os adolescentes a comprar um determinado produto, apenas para se manter igual as outras pessoas.
Fatores Psicológicos: Motivação, percepção, aprendizado, crenças e atitudes.

As características do produto tem uma  forte influência no momento da decisão, pois se existe um produto , no caso pagers, similar aquele, porem mais moderno; o pager original acaba por perder mercado para um concorrente, até mesmo menos popular; em relação aos pagers no mercado adolescente seu ritmo de adesão será rápido se, no mix de marketing a empresa conseguir atingir seu publico alvo, os adolescentes, e convencê-los de que, o pager é um produto que poderá facilitar sua vida, seu manuseio é simples, e seu custo não é tão elevado quanto para adquirir um telefone celular, e que qualquer adolescente pode ter um.

Os motivos que levaram as pessoas também a adquirir os pagers foram o fato deles serem mais práticos de manusear, menores, seu custo mensal é menor do que um telefone celular, é de fácil acesso a todas as classes sociais, sua diversidade em modelos, cores e custos, entre outros.
Os compostos de marketing para este tipo de produto são variáveis de acordo com a classe social, ou organização que se pretende atingir, porém a idéia principal não tenha muita divergência.



Produto: tem de satisfazer as necessidades do consumidor, possuir um mix de benefícios, pois assim há maior chance de ser escolhido entre as outras ofertas do mercado, diferenciar os produtos dos outros, acrescentar algo a mais para que possam ser relevantes aos consumidores visados.
Ao se classificar o produto, no caso os pagers, existe três maneiras de consumo: conveniência, escolha e especialidade.
Para lançar os pagers no mercado e para sua aceitação ser total, tem de ser levado em consideração alguns pontos tais como: o consumidor leva em consideração a marca ( há consumidores que associam a marca a qualidade do produto); a embalagem deve por si só ser alto vendável “vendedor silencioso”, embalagens próprias e com apelo promocional, seu formato tem de ser de fácil armazenamento; garantias e qualidades também fazem a diferença na cabeça do consumidor no momento de adquirir o pager.
O produto no composto de marketing não tem muita diferenciação tanto na classe social quanto para organizações, pois todos procuram os mesmos benefícios citados à cima, a diferenciação dá se a partir do preço.
Preço: o preço é um elemento importante no mix de marketing. Os consumidores diferem os preços quanto aos valores que ele conferem aos diferentes aspectos dos produtos.
Contudo os consumidores também comparam o preço do produto com os preços das ofertas dos concorrentes, e escolhem o produto que lhe oferece o menor valor e maiores benefícios.
Quando se trata de preço para organizações, os fabricantes dentem a diminuir o preço final, pois sabem que eles compram em grandes quantidades, e que faz com que os custos para a fabricação diminuam, e com isto podem estar se tornando um vendedor exclusivo de pagers para aquela empresa.
Há consumidores que tem por preferência pagar mais, para obterem praticamente os mesmos serviços oferecidos pelos concorrentes, apenas pelo fato de confiarem naquela empresa/marca, é o que chama-se de “marcas de família”.
Ë o preço que faz a diferença no momento da aquisição do produto, existem aqueles que pagam mais pelos mesmos serviços apenas por confiarem na marca, e existem aqueles que pesquisam e comparam os serviços oferecidos e os preços e acabam por adquirir um produto similar, apenas por ser mais acessível, do que um de marca conhecida.
Com isto os preços e os serviços dos pagers irão variar de acordo com a classe social a ser atingida e também para as organizações.
Distribuição: a distribuição vem a ser o caminho pelo qual as mercadorias seguem desde o fabricante até o consumidor.
Para se percorrer esta caminho existe os intermediários até chegar a seu destino.
Estes intermediários podem tanto fazer com que os produtos se encareçam no momento de revender ao consumidor ( quando passa por diversos intermediários), dificultando sua compra, ou se torne acessível s diversas classes sociais.
Os intermediários (varejistas, atacadistas e agentes), são utilizados porque eles aumentam a eficiência da disponibilização dos produtos aos mercados alvos.
Quanto maior o número de intermediários, menor o controle do fabricante e maior a complexidade do canal.
Para se projetar oi canal de distribuição é preciso saber primeiramente que valores os consumidores de vários segmentos alvos desejam do canal, se desejam comprar em locais próximos ou dispõe-se a comprar em pontos centralizados mais distantes, preferem correio, telefone ou Internet.
Quanto maior o número de serviços oferecidos, maior será o nível de serviços do canal, porém estes níveis mais altos resultam em custos mais altos para o canal e preços mais altos para os consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com