TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ABORDAGEM SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Por:   •  22/4/2016  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

UMA ABORDAGEM SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE

SAÚDE

Roberto Naime, Ivone Sartor e Ana Cristina Garcia

Na publicação, os autores esclarecem que com o crescimento da população surgiu a necessidade de criar mecanismos para minimizar o desequilíbrio ambiental devido a intensa exploração dos recursos naturais por parte do homem, que se intensificou a partir de Revolução Industrial no século VIII.

É evidente que a falta de informações causa o maior prejuízo para esse desequilíbrio, pois a falta de conhecimento faz com que os resíduos produzidos pelo homem sejam na maioria das vezes descartados, muitas vezes de forma incorreta, ignorando a possibilidade de reciclagem.

O artigo aborda a importância do descarte correto de resíduos, especialmente dos resíduos infectocontagiosos produzidos por instituições de saúde, afirmando que é possível o gerenciamento desses resíduos para que este seja descartado de forma correta e segura, permitindo ainda que parte dos resíduos produzidos possam ser reciclados. Salienta que em geral os resíduos produzidos pelas instituições de saúde são descartados juntamente com demais resíduos urbanos, não recebendo nenhum tipo de tratamento diferenciado, e ainda permitem o livre acesso de pessoas que trabalham com reciclagem, possibilitando a exposição desses trabalhadores ao risco de contraírem doenças infectocontagiosas.

O texto mostra a dificuldade em classificar os resíduos de acordo com  seu grau de risco, afirmando ainda que os profissionais que lidam com esse tipo de material são potenciais alvos de infecções de difícil tratamento, podendo ser infetados tanto por inalação, ingestão ou injeção.

A minimização como forma de reduzir os impactos ambientais, surge como o princípio para a redução desses resíduos, antes mesmo do gerenciamento, trazendo grandes benefícios tanto econômicos quanto ambientais, devendo forçar especialmente em produtos perigosos utilizados especialmente para o diagnóstico e tratamento de doenças.

Outra importante forma de reduzir o descarte de resíduos é a segregação, que é o método de separação e classificação no momento da geração de resíduos de forma a adotar uma classificação previamente estabelecida. No caso de não ocorrer esta segregação, todos os resíduos deverão ser tratados como resíduos infectocontagiosos, pois os resíduos comuns que poderiam ser tratados como resíduos domiciliares também serão contaminados.

Além dos métodos citados, poderão ser utilizadas ainda técnicas de reuso, recuperação, etc, e ainda a elaboração de um programa de gerenciamento, composto por várias etapas que se inicia elaborando um diagnóstico inicial. Há ainda várias normas que regulam este tipo de atividade e para o licenciamento ambiental, que visa atingir a meta de desenvolvimento sustentável e contínua melhoria.         

As alternativas citadas, bem como outras que possam colaborar para uma gestão com responsabilidade ambiental e social são de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com