TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA DISCUSSÃO SOBRE EFICIÊNCIA E FALHAS NA ÁREA DE TRANSPORTES DA LOGÍSTICA

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  6.651 Palavras (27 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 27

UMA DISCUSSÃO SOBRE EFICIÊNCIA E FALHAS NA ÁREA DE TRANSPORTES DA LOGÍSTICA

Francisco Wellington Silva de Oliveira [1]

Marcos Aurélio Alves [2]

RESUMO

Com o crescimento do mercado de consumo em todo o mundo, a busca por atender toda essa demanda só tem aumentado. Os esforços de cada empresa tem se tornado pequenos diante da complexidade de oferecer um serviço de qualidade para clientes cada vez mais exigente, que possuem em suas mãos o poder de compra. Quem vê um produto “pronto” nas mãos de um consumidor não imagina todos os processos à qual ele foi submetido e tempo que levou para tornar-se útil na vida do mesmo. Diante desse cenário, este artigo científico tem por objetivo mostrar toda a história da logística, a começar pelo surgimento desse termo e sua evolução ao longo do tempo através de fases que acompanharam as mudanças de hábitos e necessidades das pessoas. Mostrar ainda como o transporte logístico contribui para a otimização dos processos das empresas, mostrando os fatores que levam na escolha de um modal de transporte, apresentando as características, vantagens e desvantagens de cada um. Por fim mostrar quais as consequências que uma má administração do transporte logístico pode causar na entrega de produtos e os impactos causados na vida de um consumidor, que vão muito além de prejuízos financeiros. A construção deste artigo foi feita através da pesquisa do tipo bibliográfica, qualitativa e exploratória, utilizando-se referências de autores que deram base para a discussão do tema proposto.

Palavras-chave: Logística de Transporte. Falha nos modais. Consequências.

ABSTRACT

With the growth of the consumer market all over the world, the quest to meet all this demand has only increased. The efforts of each company have become small in the face of the complexity of offering a quality service to increasingly demanding customers, who have in their hands the purchasing power. Whoever sees a "ready" product in the hands of a consumer does not imagine all the processes to which he was subjected and the time it took to become useful in the life of the same. Given this scenario, this scientific article aims to show the entire history of logistics, starting with the emergence of this term and its evolution over time through phases that accompanied the changes in people's habits and needs. Also show how logistics transport contributes to the optimization of the companies' processes, showing the factors that lead to the choice of a mode of transport, presenting the characteristics, advantages and disadvantages of each one. Finally, to show the consequences that bad administration of logistical transport can cause in the delivery of products and the impacts caused in the life of a consumer, that goes far beyond financial losses. The construction of this article was made through bibliographical research, qualitative and exploratory, using references from authors that provided the basis for the discussion of the proposed theme. 

Keywords: Transport Logistics. Modal failure. Consequences.

1.INTRODUÇÃO

Este artigo científico tem por objetivo mostrar como se deu o surgimento da logística. Como nasceu esse conceito tão empregado nos dias de hoje; portanto será apresentada a evolução histórica da logística, desde o início quando as batalhas militares necessitavam de um bom planejamento do arsenal para a guerra, assim como outros equipamentos e socorro médico, todos essenciais para o sucesso na guerra; se administrados de forma correta. Após este período quais as mudanças que ocorreram ao longo do tempo evidenciadas nas quatro fases da logística como o crescimento da indústria, consequentemente com o surgimento de novos produtos no mercado. Como se davam os processos dentro das organizações e de que maneira os mesmos evoluíram com a necessidade de atender a demanda. Quais as significativas mudanças que ocorreram para a logística ser tratada como ponto estratégico de competitividade nos dias atuais e ganhar um conceito e mais moderno: Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos). O artigo tem ainda por objetivo mostrar como os processos ao longo da Cadeia de Suprimentos se tornaram mais eficazes após a integração eficiente dos setores a fim de se reduzir os custos e incertezas ao longo de toda a cadeia e como a informática contribuiu para a otimização desses processos. O trabalho tem como importância apresentar conceitos de outros autores que reforçam e dão mais credibilidade ao tema proposto como discussão.

Tendo em vista a importância do estudo dos modais de transportes, pois são eles parte do objetivo de estudo deste artigo, serão apresentadas as características de cada um, suas vantagens e desvantagens a fim de definir o mais adequado para cada tipo carga, tendo como base fatores importantes que serão descritos para se chegar a esse resultado como a velocidade, disponibilidade, confiabilidade, capacidade e frequência e mostrar a importância da análise desses fatores para que se possa atingir um serviço de qualidade.

Tendo por base os elos descritos anteriormente e que são necessários para que se possa entender melhor como funciona todos os processos da cadeia logística, este artigo científico tem por finalidade levantar informações sobre os impactos que um bom serviço de entrega pode causar na vida de um cliente, mas por outro lado também apontar as consequências de um serviço de entrega mal planejado. O objetivo chave deste artigo é chegar através de uma breve discussão aos maiores responsáveis pela ineficiência em um serviço de transporte logístico e mostrar quais são os maiores afetados com o não cumprimento adequado desse tipo de serviço: tanto empresa quanto cliente, dando claro um destaque maior ao cliente, apontando-o como agente necessário para o funcionamento de toda a cadeia logística e de qualquer outra organização, enfatizando a sua importância para o andamento e sobrevivência das empresas. Ainda neste artigo dar o devido destaque a área de transportes da logística, e apontar o transporte como ferramenta estratégica e indispensável de competitividade.  

O transporte é um dos, se não o mais importante elemento do custo logístico, sendo também de extrema importância na prestação de serviço ao cliente, pois através de uma boa gestão dos modais utilizados para o escoamento e entrega do produto ao cliente final é possível observar uma satisfação do mesmo em relação ao nível de serviço esperado. Essa e outras questões envolvidas na prestação de serviço ao cliente me levaram na escolha do tema como forma de me aprofundar mais no assunto e entender como funciona a administração do transporte e como elo indispensável na eficiência de toda cadeia logística. Toda essa discussão só tem a agregar mais conhecimento na minha vida pessoal e profissional, pois tenho muito interesse na área logística e enxergo esse trabalho científico como alavanca na construção do meu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com