TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/3/2021  •  Exam  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÁS

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

2021.1

[pic 2]

Curso: Administração - IV Período

Disciplina: Administração financeira II        

ATIVIDADES PARA SER ENTREGUE ATÉ A PRÓXIMA AULA DIA 11/03/2021


RESPONDER DE ACORDO COM AS DEFINIÇÕES DO LIVRO DO GITMAN, CAP. 13


1) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DAS AÇÕES ORDINÁRIAS?

Resp.: A principal característica o direito ao voto nas assembleias de acionistas, que normalmente decidem os próximos passos da gestão da companhia e em segundo lugar, é preciso notar que as ações ordinárias possuem direito de tag along, que consiste na garantia de um valor mínimo pago ao acionista minoritário caso a empresa mude de controlador.


2) O QUE É POLÍTICA DE DIVIDENDOS?

Resp.:  Política de dividendos é a decisão, por parte da gestão da empresa, entre o pagamento de dividendos e a retenção dos lucros. A política de dividendos, é a transação entre retenção dos lucros de um lado, pagamento de dividendos e emissão de novas ações de outro.

3) QUAIS SÃO OS FATORES QUE AFETAM OS DIVIDENDOS?

Resp.: São eles: restrições legais, restrições contratuais, restrições internas, perspectivas de crescimento da empresa, considerações dos proprietários e considerações de mercado.

a) Restrições legais: preceitos legais que deverão ser seguidos no momento da decisão;

b) Restrições contratuais: a capacidade da empresa para pagar dividendos é limitada por condições restritivas impostas por contratos de empréstimo. Estas restrições sobre os dividendos ajudam a proteger os credores de prejuízos decorrentes da insolvência das empresas

c) Restrições internas: capacidade da empresa para pagar dividendos é, de modo geral, limitada pelo valor dos ativos líquidos (caixa e títulos negociáveis) disponíveis.

d) Perspectiva de crescimento: As necessidades financeiras de uma empresa estão diretamente relacionadas a quanto ela espera crescer e aos ativos que precisará adquirir. Ela deve avaliar sua lucratividade e seu risco para estimar a capacidade de levantar capital externamente.

e) Considerações dos proprietários: A empresa deve estabelecer uma política que tenha efeito favorável sobre a riqueza da maioria de seus proprietários. Deve -se levar em consideração a situação fiscal dos proprietários

f) Considerações de mercado: é o conteúdo informacional. Um dividendo estável e contínuo constitui um sinal positivo que indica boa saúde financeira da empresa. Assim acredita-se que os acionistas prefiram um nível fixo ou crescente de dividendos, a um padrão flutuante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com