TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas

Por:   •  12/11/2020  •  Resenha  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL GOIÁS

Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Bacharelado em Administração

2020-2

_____________________________________________________________________________________

Disciplina: Metodologia Científica                                Data: 17/10/2020

Docente: Profa. Ms. Fabiana Itaci Corrêa de Araújo

Discente: Miramy José Leite de Sousa          Matrícula: 201901639

O jardineiro fiel. Direção: Fernando Meirelles. Produção de Simon Channing-Willians. Inglaterra, Estados Unidos: Universal Pictures Brasil, 2005. Disponível em: https://transferxl.com/06ypYMD7Yt14d. Acesso em: 28 set 2020.

O jardineiro fiel” (The Constant Gardener), é um filme britânico-estadunidense produzido em 2005, do gênero drama-suspense, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e produzido por Simon Channing Williams, com roteiro de Jeffrey Caine, baseado no romance homônimo do inglês John Le Carré. A obra cinematográfica que chama a atenção para questões éticas e nos faz refletir sobre até que ponto a ciência vai pelo dinheiro. O autor destaca principalmente os experimentos farmacêuticos nos quenianos.

 O filme inicia-se com a morte de Tessa, ativista dos direitos humanos, esposa de Justin um diplomata britânico e jardineiro (nas horas vagas). Os dois se conhecem em um congresso e imediatamente se apaixonam, devido ao fato de ser diplomata, eles vão para o continente africano. Assim, a trama se desenvolve a partir de quando eles decidem ir morar no Quênia, em que chagando lá Tessa se envolve nas questões sociais do país, e começa a fazer um trabalho junto com o médico Arnold Bluhm. A ativista começa a observar o interesse das indústrias farmacêuticas no Quênia, que é um país de uma população muito pobre, com a testagem de um novo remédio para tuberculose na população sem o consentimento da mesma, e verificou que quem não aceitasse a medicação também não receberia o tratamento do HIV, o que era muito estranho.

Tessa observou que muitos quenianos morriam por causa do novo medicamento para tuberculose, que os mesmos eram enterrados, e que essas mortes não eram notificadas oficialmente, e os seus registros eram todos apagados, como se eles não existissem, para que assim não houvessem brechas para descobrirem o que se passava ali no Quênia. Com isso, a ativista conclui que essa indústria farmacêutica estaria usando estas pessoas como cobaias, sem nem mesmo elas terem o conhecimento de sua participação nesses testes. Assim ela faz um dossiê relatando tudo que estava ocorrendo com relação ao uso indevido desse medicamento, o qual teria que passar por mais estudos, mas que não seria interessante para a indústria, pois perderiam milhões de dólares.

Consequentemente a esse dossiê, Tessa começa a ser perseguida e posteriormente morta, e o seu marido Justin começa uma investigação para descobrir o porque da morte da sua esposa, por conseguinte ele descobre que a sua esposa suspeitava de experiências com os quenianos advindas da indústria farmacêutica, em que várias pessoas morreram após ingerir os remédios, sem ao menos saber o que era. Com a investigação Justin consegue descobrir a trama que envolve a morte da ativista, a indústria farmacêutica e membros do consulado britânico.

Num contexto mais amplo, o filme nos apresenta diversos aspectos da falta de ética do homem, primeiramente privando pessoas de tratamento, onde homens com soro positivo e que por qualquer motivo não tenham aceitado participar do teste do novo medicamento para tuberculose, os quais eram privados de continuar o tratamento para o HIV.  

Nesse filme podemos refletir sobre as implicações econômicas e políticas da Ciência Moderna, em que em nome da ciência tudo é permitido, como até mesmo testar medicamentos em populações carentes visando somente o lucro, como afirma Chauí (2000, p.361) “na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração”, que no filme a indústria farmacêutica testa um medicamento para tuberculose na população, sem nem ao mesmo comunicar as pessoas sobre o remédio, que acabou acarretando várias mortes devido ao uso do remédio.

Haja visto, que afirmam que a ciência moderna tem intenção neutra, mas na realidade ela não é neutra, que segundo Andery (1996, p. 435) o capitalismo reflete na atividade científica moderna, em que a ciência é submetida ao capital, e em nome da ciência a mesma não respeita a natureza em si, pois visa somente o lucro e poder. Por esse motivo, vê-se a importância de debates nos cursos de Administração sobre o capitalismo, e a sua influencia na ciência, no capital em si, observando as suas vantagens financeiras, mas também observando as desvantagens, que são várias como morte de pessoas na testagem de remédios, em que não visa a saúde da pessoa e sim o lucro que vai ser obtido com o medicamento. Antigamente as testagens eram em animais, hoje é feita em pessoas, principalmente em países subdesenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (271.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com