TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNISA PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.045 Palavras (25 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

Curso: Tecnologia em Recursos Humanos

Tyffani Cristina de Moraes Quaresma - RA: 4676424

PROJETO INTEGRADOR EM RECURSOS HUMANOS II: EMPRESA ARTHUR LUNDGREN TECIDOS S/A – CASAS PERNAMBUCANAS

São Paulo 2022

Curso: Tecnologia em Recursos Humanos

Tyffani Cristina de Moraes Quaresma - RA: 4676424

PROJETO INTEGRADOR EM RECURSOS HUMANOS II: EMPRESA ARTHUR LUNDGREN TECIDOS S/A – CASAS PERNAMBUCANAS

Trabalho do curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Santo Amaro - UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador em Recursos Humanos II, sob a orientação do Prof. Marcelo de Oliveira Silva.

São Paulo 2022

Como não poderia ser de outra forma, dedico este trabalho a mim mesmo, por todo esforço incondicional que fiz para concluir o projeto.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por mais esse feito, à minha família e amigos pelo incentivo e apoio. A esta Universidade, seu corpo Docente, Coordenação e Direção que me deu os meios necessários para que hoje, eu concluísse esta monografia. Ao meu professor orientador Marcelo de Oliveira Silva, que foi muito importante no processo de desenvolvimento deste trabalho. E por fim a todos os colegas que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

“O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença’’

(Claire Fagin)

RESUMO

A empresa escolhida como modelo foi a Arthur Lundgren Tecidos S/A - Casas Pernambucanas, que atualmente tem 114 anos de atuação no mercado, sendo uma das maiores e mais respeitada empresa de rede varejista no Brasil, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. A importância da confecção do Projeto Integrador em Recursos Humanos I é oportunizar para que todos tenham acesso a essa pesquisa, como utilizar o aprendizado adquirido e solucionar problemas detectados no cotidiano da empresa. O Projeto possibilita a visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades e alternativas na gestão das organizações. Desse modo, o objetivo do trabalho é definido para o aluno constatar que os conteúdos estudados se aplicam na solução dos empecilhos encontrados na empresa, desafiando-o também para a realização de seus objetivos e metas.

Palavras-chave: Empresa; Pesquisa; Conhecimento; Prática.

ÍNDICES DE ILUSTRAÇÕES

TABELAS

Tabela 1: Total        de        colaboradores   com    deficiência    por        cargo    - 2017/2019        16

GRÁFICOS

Gráfico 1: Total de colaboradores com deficiência        16

FIGURAS

Figura 1: Organograma Pernambucanas.        12

Figura2: Programas na Trilha da Sorte        17

Figura 3: As Premissas do Planejamento.        20

Figura4: Matriz Swot.        24

Figura 5: Objetivos S.M.A.R.T.        24

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        9

  2. HISTÓRIA DA EMPRESA        10
  1. Estrutura Organizacional        11

  2. Linha do Tempo        12
  1. ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA        14

  2. OBJETIVO        15
  3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO        17

  1. Emprego Ligado        18
  2. Inclusão de Pessoas com Deficiência        18

  3. Treinamento e Desenvolvimento.        19
  1. PROGRAMA        20

  1. Conceitos: Missão, Visão e Valores        21
  1. Missão        22
  2. Visão        22
  3. Valores        22
  1. Análise do Ambiente Interno e Externo        23

  2. Criar os Objetivos Estratégicos, Metas e Ações        24
  3. Formular Plano de Execução        25

  4. Monitoramento        25
  1. BENEFÍCIOS, VANTAGENS E LUCRATIVIDADE        26

  2. CRONOGRAMA        27
  3. CONCLUSÃO        28

  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29
  1. INTRODUÇÃO

Será abordado neste Projeto Integrador de Gestão em Recursos Humanos I uma pesquisa sobre a empresa Arthur Lundgren S/A - Casas Pernambucanas. É uma organização pioneira no comércio varejista brasileiro, que se orgulha do relacionamento construído com gerações de clientes e do papel que, há décadas, tem desempenhado no desenvolvimento do Brasil. A problemática aqui levantada é a legitimação dos conceitos aprendidos neste curso de Gestão de Recursos Humanos face às práticas organizacionais das Pernambucanas, desenvolvendo a interpretação de dados e informações adquiridos no relatório anual de 2019, e utilizando de criatividade, senso prático e pesquisa, apresentar novas alternativas para gestão empresarial que possam ser aplicadas pela empresa aqui estudada.

O objetivo geral é integrar os conhecimentos nas áreas específicas do curso com a prática organizacional a fim de promover desenvolvimento de competências: capacidade pessoal de colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes. O objetivo específico é despertar senso prático e o interesse pela pesquisa no exercício profissional.

Para a elaboração deste trabalho foi feita uma pesquisa descritiva, a fim de obter uma análise minuciosa da empresa, com informações extraídas do Relatório de Sustentabilidade 2019 publicado pela Pernambucanas, que seguem as diretrizes da Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental: a diversidade de nossas relações, a promoção de um bom ambiente de trabalho para nossos colaboradores, a realização de processos de avaliação objetivos e transparentes e o acesso a oportunidades de desenvolvimento e carreira. Além disso, consolida resultados quantitativos e qualitativos das divisões de negócios a respeito do seu modelo de gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (454.8 Kb)   docx (260 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com