TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

Guilherme Sancassani, RA 0523099

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

PIM III

Campinas/SP

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

Guilherme Sancassani, RA 0523099

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP. Orientador: Sérgio Marcelo Cecatto.

Campinas/SP

2019

RESUMO

O estudo feito com a Universidade Estadual de Campinas visa principalmente, o comparativo entre os servidores Docentes e Não Docentes e a respeito das receitas e despesas da Universidade.

        Os funcionários Não Docentes estão distribuídos nas mais diversas áreas de atuação da atividade meio da entidade, entre elas a de técnico administrativo, técnico em enfermagem, enfermeiros, tecnólogos e profissionais graduados nas mais diversas áreas de atuação.

        Cabe ressaltar ainda que, a UNICAMP tem, hoje em dia, dois regimes de contratação, um deles pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e outro pelo Estatuto dos Servidores da UNICAMP (ESUNICAMP), a depender da data do ingresso do servidor, porém ambos gozam de estabilidade, após aprovação em estágio probatório.

        Assim, nota-se a grande disparidade entre benefícios e prejuízos entre as classes de trabalhadores, regimes de trabalho e as contas da Universidade.

        

        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................05
  2. RECURSOS HUMANOS..................................................................................06
  1. Da DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos).....................................06
  2. Da ADP (Área de Departamento de Pessoas)...............................................07
  3. Dos Docente..................................................................................................08
  4. Dos Não Docentes.........................................................................................10
  5. Do Planejamento do Pessoal..........................................................................11
  1. CONTABILIDADE...........................................................................................12
  1. Desafios da contabilidade da Unicamp.........................................................12
  2. Balanço Patrimonial do Exercício de 2018...................................................13
  1. ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................15
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................16
  3. REFERÊNCIAS.................................................................................................17

  1. INTRODUÇÃO

A Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, é uma entidade autárquica vinculada ao Estado de São Paulo, e têm Campus em Campinas, Limeira e Piracicaba, todas no interior do Estado de São Paulo e foi criada através da Lei N.º 7.655/62.

Segundo rege o Art. 2º da Lei supracitada, a Universidade tem por finalidade ministrar o ensino universitário graduado e pós graduado, promover a pesquisa pura e aplicada e formar e treinar técnicos de nível médio e superior.

Por se tratar de uma Autarquia, a Unicamp exerce atividade típica de Estado, portanto não há que se falar se é uma entidade que obtém lucro ou prejuízo, mas tão somente em déficit ou superávit.

Desta forma, cabe ressaltar que os recursos recebidos da Universidade vêm de diversas fontes, sendo que a mais importante e significativa é advinda do Tesouro do Estado de São Paulo, uma parcela do ICMS arrecadado pelo Governo, também chamado de recursos orçamentários. Isso não impede o recebimento de recursos advindos de Parcerias Públicos Privadas – PPP – e demais instituições incentivadoras de pesquisa, chamados de recursos extra orçamentários.

  1. RECURSOS HUMANOS
  1. Da DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos)

A UNICAMP possui em seu organograma uma área destinada aos Recursos Humanos, chamada de Diretoria Geral de Recursos Humanos, DGRH, esta área é responsável por todos os lançamentos de pagamentos, tanto de vencimentos, quando de pagamento de diárias, gratificações e vantagens adicionais ou temporárias para os servidores.

Além destas funções, esta Diretoria também trata de provimentos e vacâncias no decorrer do ano, bem como procede ao recrutamento e seleção de estagiários e profissionais temporários, estes por meio de concurso público.

É considerado um órgão Estratégico, devido ao seu caráter de longo prazo e fundamental para a Universidade. Além disso, é um órgão da Administração Central da Universidade, vinculado à Reitoria.

Através deste órgão, as unidades informam suas necessidades de nomeação e remoção de servidores e redistribuição de cargos.

Portanto, a DGRH é um órgão importantíssimo na estrutura da Universidade, dado seu caráter, funções e principalmente pela sua dimensão. Em que pese o exposto, este órgão se descentralizou para conseguir atender todas as atribuições a que se destina e criou as Áreas de Departamento de Pessoas (ADP`s).

  1.  Da ADP (Área de Departamento de Pessoas)

ADP ou Área de Departamento de Pessoas é uma descentralização do órgão DGRH, que foi citado no subtópico anterior. Possui atribuições correlatas às do órgão que as criou e tem por principal função subsidiar e informar a DGRH das movimentações de pessoal.

Neste contexto, temos a ADP como um braço da DGRH, sendo que a demanda de vagas, por exemplo, é passada pelo administrador responsável por determinada unidade e a ADP deste local então comunica a DGRH que então procede com todos os trâmites legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (143.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com