TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

RELATÓRIO PIM I

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO FINANCEIRA

SÃO PAULO/ 2021

LAÍS SIQUEIRA – RA: 1888519

Este projeto tem o propósito por meio de pesquisa e análise de dados da empresa Ambev, baseando-se nas disciplinas de Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática para ilustrar o Projeto Multidisciplinar. A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente. Integrada pelo Conselho de Adminstração, pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Fiscal. O conselho de Adminstração conta com o suporte do Comitê de Operações, Finanças e Remuneração e do Comitê de Partes Relacionadas e Condutas Concorrenciais, que impulsionam estratégias de inovação, buscando novas maneiras de se conectar com seus consumidores  e investimentos tecnológicos tornando um dos fundamentos  principais de sua estratégia comercial.

INTRODUÇÃO

Realizado através de pesquisas e análises de dados da empresa Ambev baseando-se nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática do curso de Gestão Financeira para ilustrar o Projeto Multidisciplinar.

Em Fundamentos da Administração, o relacionamento da Ambev com investidores e com o mercado é baseado na transparência, atendem a todas as exigências legais e regulamentadas que se aplicam às companhias abertas com valores mobiliários negociados no Brasil e no exterior.

A Comunicação Empresarial da Ambev tem marca registrada em sua cultura, combinando os princípios, as crenças e as práticas que orientam as ações e o comportamento de todos na Companhia. São mais de 30 mil pessoas no Brasil que em prestam seu talento para o mundo, transformando obstáculos em oportunidades, tentando fazer o melhor a cada dia, pois sabem que com determinação nada é impossível. Isso vai além da contagem de hectolitros de bebidas vendidas ou da margem de lucro que tem ano a ano, a Ambev está engajada em colaborar opara o desenvolvimento do mundo a sua volta, por isso permanecem atentos às necessidades dos locais onde atuam.

As Técnicas de Informática da Ambev contam com investimentos em suas fábricas para aumentar a flexibilidade e serem capazes de lançar informação de forma mais ágil. Com a ZITEC, em seu centro e informação e tecnologia reduziram o tempo que um produto leva para chegar no mercado, no Brasil, de mais de sete meses em 2.018 para próximo de dois meses no segundo trimestre de 2.020.

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A estrutura de governança da Ambev é integrada pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

  • Conselho de Administração supervisiona os diretores, composto por onze membros eleitos nas assembleias gerais com mandato de três anos. Respondem pela nomeação dos diretores executivos e garantem que valores, ética e cultura da empresa sejam praticados e disseminados entre os colaboradores. Visando aprimorar-se de forma constante, avalia sua atuação e procedimentos internos continuamente, com base em metas de resultados associadas ao desempenho da Companhia, tal avaliação utilizada para verificação de seu direito à remuneração variável.
  • Diretoria Executiva, integrada pelo Diretor Executivo e por 11 diretores, com mandato de três anos, com a responsabilidade de gerir os negócios e apresentar propostas de planejamento de médio e longo prazo ao Conselho de Administração.
  • Conselho Fiscal, compreende a fiscalização da administração, realização de análises e emissão de pareceres relativos às demonstrações contábeis. Contam com a isenção prevista na Norma 10A-3(c) (3) da Lei Sarbanes-Oxley de 2.002 dos EUA, que permite manter o Conselho Fiscal executando funções de um comitê de auditoria para fins da referida lei, até a extensão permitida pela legislação brasileira.
  • Comitê de Operações, Finanças e Remuneração tem a responsabilidade de acompanhar o planejamento, a evolução dos passivos e investimentos em planos de pensão, a estratégia de relação com investidores a evolução do rating, avaliação dos membros da diretoria, a evolução da estrutura de capital e do fluxo do caixa, opinar sobre decisões do Conselho Administrativo, sobre o planejamento anual de investimentos, sobre a estratégia de remuneração dos acionistas, verificar o cumprimento da política de gestação de riscos financeiros.
  • Comitê de Partes Relacionadas e Condutas Concorrências, assessorar o Conselho de Administração em situações de conflito de interesses em geral, cumprimento com as disposições legais, regulatórias e estatuárias referentes a operações com partes relacionadas, atinentes as condutas concorrenciais e a demais matérias que o Conselho de Administração considere relevantes e de interesse da Companhia.

1.1 Administração da Ambev

A Ambev iniciou o segundo trimestre com duas prioridades principais: garantir a solidez financeira, preservar a liquidez no curto e no longo prazo e navegar o “novo normal” trazido pela pandemia COVID-19: protegendo os colaboradores e se adaptando as mudanças enquanto continuam investindo no que acreditam que se tornarão vantagens competitivas no futuro: foco no consumidor, nível de serviço ao cliente, transformação digital, inovação e o fortalecimento dos laços com o ecossistema.

A medida que a pandemia avançou, as significativas mudanças no comportamento do consumidor e na dinâmica dos canais iniciadas em março, quando os governos impuseram restrições que variaram em termos de escopo e intensidade em resposta à COVID-19, afetaram todo o trimestre com impacto significativo na rentabilidade.

No Brasil, observou-se uma melhora sequencial ao longo do trimestre, impulsionada pela estratégia de inovação, pela confiabilidade da cadeia de suprimentos e relacionamento com os clientes, pelas fortalezas do sistema de distribuição e pela mudança de hábitos de consumo do canal off-trade para o segmento tradicional e pequenos mercados, onde possuem maior representatividade. Além disso, esses benefícios foram amplificados pelo impacto positivo dos subsídios governamentais na renda disponível dos consumidores. No negócio de NAB, por outro lado, foi negativamente impactado pelas restrições do canal on-trade e pela consequente mudança nas ocasiões de consumo, além da migração de consumidores para produtos e categorias mais acessíveis (trade-down).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com