TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA - EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  15/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.250 Palavras (21 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA - EAD   

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Natura

NOME:

RA:

NOME:

RA:

SÃO PAULO – SP

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLICAR IV

Natura

Trabalho Interdisciplinar do Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 4º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Universidade Paulista – UNIP EaD, sob a Coordenação do Prof. Jair Aparecido Artico.

SÃO PAULO – SP

2021

RESUMO

Logística é a área da economia voltada para o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias, com o objetivo de entregar os produtos no destino da melhor maneira, reduzindo o máximo de custo.

De extrema importância desde a Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas, devido ao aumento de produtos produzidos e consumidos em todo o mundo.

É necessário entender o funcionamento de cada empresa para que a logística funcione e auxilie da melhor maneira, para isso é necessário investir em funcionários que tenham experiencia e formação, sempre se atualizando sobre o mercado.

Sendo assim, a empresa faz um estudo de todas as regiões atendidas por ela, para assim, poder aperfeiçoar o atendimento e entrega, melhorando sempre os prazos e os custos desses envios. Com esse estudo, a empresa consegue definiras melhores rotas, pontos de distribuições, demanda por região.

Palavras-chave: Armazenamento. Entrega. Custos. Demanda. Produtos.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO  ..........................................................................................................  05

2 – REFERENCIAL TEÓRICO  .....................................................................................  06

2.1 – Gestão de Suprimento e Logística  .............................................................................  06  

2.2 – Movimentação e Armazenagem  ................................................................................  08  

2.3 – Recursos Materiais e Patrimoniais  ............................................................................  10

3 – ESTUDO DE CASO  ...................................................................................................  12

3.1 – Descrição da Organização  .........................................................................................  12

3.2 - Aspectos Práticos das Disciplinas  ..............................................................................  13  

3.2.1 – Gestão de Suprimentos e Logística  ........................................................................  13

3.2.2 – Movimentação e Armazenagem  .............................................................................  13

3.2.3 – Recursos materiais e patrimoniais  ..........................................................................  14

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS  .....................................................................................  16  

      REFERÊNCIAS  ..........................................................................................................  17

1 INTRODUÇÃO

A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, bem como, os fluxos de informações correlatas, através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

A logística começou a ser conhecida em nosso país a partir de 1979, com a criação do Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, o IMAM, que foi o primeiro evento concreto de utilização consciente de atividades logísticas.

Podemos destacar também a criação da Associação Brasileira de Logística e a instalação do primeiro operador logístico no Brasil, ambos na década de 80.

Desde então, as empresas começaram a utilizar cada vez mais esse processo, importando conhecimentos de outros países e implantando melhorias em suas empresas.

Com a estabilidade da moeda brasileira, os empresários puderam focar na administração de custos, utilizando cada vez mais os sistemas de informática, para controlar desde seu estoque, até administrar a rotina dentro da empresa.

Hoje, a logística é uma atividade essencial para o desenvolvimento e gerenciamento da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, com uma procura de profissionais qualificados cada vez maior. É necessário ter uma boa gerencia nesse setor, pois só assim a empresa conseguirá aproveitar a otimização de recursos, tendo um aumento da qualidade e gerando menos gastos com resultados melhores.

Para uma melhor explicação, começamos pelo funcionamento do estoque, onde é necessário entender a necessidade dele em cada empresa. Onde será armazenado o material, como será armazenado, qual a quantidade de produto é necessária para manter o estoque e não ter produtos parados, qual o tipo de movimentação necessária, utilizar de programas para gerenciamento, entre outras atividades.

A partir desse ponto, temos os processamentos de pedidos, onde são separados para envio, processo que demanda mais tempo. Nesse processo principalmente, é usado o código de barras, que trouxe mais facilidade e agilidade em quase todas as etapas, podendo controlar estoque, para onde vai o produto, quantidade, local de armazenamento, entre outras informações, assim podendo dar seguimento ao envio do produto ou material. Essa atividade absorve de boa parte dos custos logísticos. No Brasil o transporte rodoviário é o predominante, polo custo ser relativamente mais baixo em relação aos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com