TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE UNIP INTERATIVA MPAS - INSS

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.007 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE UNIP INTERATIVA[pic 1]

MPAS - INSS

PIM I

[pic 2]

 

ITANHAÉM

        2017        


UNIVERSIDADE UNIP INTERATIVA[pic 3]

MPAS - INSS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade UNIP Interativa

Orientador: Professora Rosana Basílio

 

ITANHAÉM

2017


RESUMO[pic 4]

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM I), referente ao projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do primeiro período do Curso de Graduação Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIP - Universidade Paulista. Realizado na estância balneária de Itanhaém litoral sul paulista, na Agência da Previdência e Assistencial Social popularmente conhecida como INSS, onde se tem o intuito de demonstrar na prática o funcionamento atual da autarquia pública federal com base nos estudos das disciplinas: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Bem como o que se pode fazer para melhorar, com base em estudos dedicados a tais disciplinas durante o bimestre. O objetivo final é inserir o aluno nas práticas gerenciais de gestão em recursos humanos fundamentada nos conhecimentos teóricos adquiridos nos livros texto e vídeo aulas, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, através de uma pesquisa com levantamento bibliográfico e de campo.

Palavras-chave: INSS – comunicação – tecnologia – gestão –


ILUSTRAÇÕES[pic 5]

Figura 01 ...................................................................................................................07

Figura 02 ...................................................................................................................08

Figura 03....................................................................................................................09


SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 06

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ............................................................ 07

2.1 PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS .................................. 10

2.2 PRINCIPAIS FORNECEDORES .........................................................................11

2.3 MERCADOS E CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO ...................................12

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ....................................................................... 13

3.1 COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA .......................................................... 14

3.2 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL .................................................................... 15

4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA ........................................................................... 18

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 20

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 21


1. INTRODUÇÃO

        O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM I) vem apresentar uma unidade da empresa pública federal do ramo de seguridade social, Agência da Previdência Social no município de Itanhaém. A empresa pública federal representa um dos pilares da seguridade social, junto com a saúde e a assistência social onde o seu foco é a construção e a manutenção de um sistema de bem-estar social.

        A empresa em questão é a maior distribuidora de renda na América Latina, representando para a Itanhaém uma fonte de renda que alimenta o PIB, a localidade em estudo é a maior fonte de renda do município. O gerenciamento é feito em quatro planos, sendo a administração central ou Direção Geral no Distrito Federal e a Superintendência Regional do estado de São Paulo, localizada no Viaduto Santa Efigênia, 266 (numa edificação tombada pelo Condephaat) a ela está subordinada à Gerência Executiva Santos, (que responde pelo litoral sul paulista), logo em seguida, a administração local, realizada por um Gerente de Agência da Previdência Social, com categoria A, B ou C. Onde a ele fica a cargo o gerenciamento dos procedimentos de recursos humanos, logística, informática e parte técnica da área fim, com agravante dos serviços do Ministério de Combate à Fome(BCP); Receita Federal (Contribuinte Individual); e Ministério do Trabalho (Seguro Defeso).

        A APSITA - Agência da Previdência Social em Itanhaém, está localizada estrategicamente à Avenida João Mariano, 329 no centro, em uma rua que dá acesso a orla da praia, sendo um ponto nobre da cidade. Por onde obrigatoriamente transita um fluxo representativo de pessoas e com pouco fluxo veículo; próxima a Bancos, Lotéricas e comércio expressivo da cidade.

        O intuito do presente projeto é demonstrar através de pesquisa realizada na empresa o uso prático das disciplinas abordadas neste bimestre: Fundamentos da Administração; Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.


2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

        O ramo de atividade da empresa não é o mais adequado, para abordar o tema do projeto multidisciplinar integrado na avaliação do conceito industrial. Uma vez, que não se encaixa nenhum sistema industrial e sim a uma prestação de serviço, com atendimento ao público, contudo, é possível fazer uma analogia entre os sistemas do escritório, atendimento ao público em guichês, sala de avaliação social e ambulatórios médicos dos peritos.

A empresa foi criada em 27 de junho de 1990, através do decreto n° 99.350 como uma autárquica com o nome popularmente conhecido como INSS vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, o atual Ministério da Previdência Social, inscrito no CNPJ 29.979.036/0361-70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (204.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com